Como conseguir dinheiro para investir em uma franquia

0
1104
dinheiro para investir em franquias
dinheiro para investir em franquias

Trabalhar para si mesmo é um dos sonhos mais comuns dos brasileiros. Isso porque, além de ter mais liberdade e a possibilidade de alcançar a estabilidade financeira, em muitos casos, essa é a chance de trabalhar com algo que realmente goste.

Nas franquias essa oportunidade pode ser ainda melhor, já que os franqueados começam contando com todo o conhecimento, apoio e credibilidade de uma marca que já está estabelecida no mercado.

Mas, só vontade de abrir uma franquia não basta. Também é necessário fazer um investimento financeiro para iniciar o negócio e manter a operação até que ela comece a dar lucro. Então, como conseguir dinheiro para investir em uma franquia?

Confira algumas dicas que o Guia Franquias de Sucesso elencou para que você consiga se tornar um investidor no mercado das franquias.

5 dicas para conseguir dinheiro para investir em uma franquia

Como conseguir dinheiro para investir em uma franquia - Foto: Pexels pixabay

Entenda os gastos

O mercado de franquias é muito amplo. Existem boas opções de negócios em todos os segmentos e faixas de investimento. Há, inclusive, um grande leque de franquias baratas – com modelos até R$ 100 mil – que são ideais para quem quer abrir uma franquia sem gastar muito.

Porém, além de observar o investimento inicial (que normalmente é composto pelos gastos essenciais para abrir a franquia), também é importante estar atento a outros custos envolvidos na operação.

Além das taxas de franquia, como royalties e taxa de publicidade, o investidor pode ter que se preparar para arcar com despesas como aluguel de ponto comercial, reforma e formação de estoque, por exemplo.

É por isso que o primeiro passo para conseguir dinheiro para sua franquia é entender qual é o tipo de negócio que você está buscando e quais são os custos envolvidos nele.

Economize 

Essa é uma ótima dica não só para investidores de franquias, mas também para qualquer pessoa que está planejando dar um passo importante e que exige um aporte financeiro.

Entender como estão suas finanças e poupar dinheiro é uma boa forma de estar preparado para se tornar um franqueado. Isso porque, além de ter orçamento suficiente para o investimento inicial, você também precisará bancar a operação e suas despesas pessoais até que a franquia comece a lucrar.

Uma boa forma de fazer essa projeção é analisar informações como o faturamento médio mensal, a taxa de lucro e o prazo de retorno da franquia (que representa o número de meses necessários para que você receba de volta o que investiu).

Para começar seu planejamento financeiro, faça uma planilha com um balanço das suas entradas e saídas mensais. Nelas, insira todos os seus gastos e recebimentos. Assim, conseguirá saber quais despesas pode cortar ou reduzir e quanto é possível poupar todo mês.

Após alguns meses reduzindo gastos e poupando, possivelmente você já terá algum capital para investir na sua franquia.

Use o seu FGTS

Por conta da crise financeira causada pela pandemia, desde o início de 2020 muitas empresas não conseguiram manter a folha de pagamento dos seus funcionários.

Mas, apesar da triste situação, para quem se dedicava há muitos anos em uma empresa, esse foi um momento de fazer boas escolhas. Alguns colaboradores que foram desligados dos seus respectivos trabalhos utilizaram os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço para abrir seu próprio negócio.

Se você pretende ser um franqueado de uma marca, certamente com o seu FGTS é possível encontrar franquias no segmento que deseja.

Considere um empréstimo

Outra alternativa que pode ser vantajosa para quem quer conseguir dinheiro para investir em uma franquia é optar por empréstimos.

Atualmente existem empréstimos no mercado de crédito com taxas de juros baixas e um longo prazo para pagamento. Os empréstimos com garantia, em que o cliente tem um imóvel ou um automóvel associado ao banco durante o período em que está pagando as prestações das parcelas, podem ser opções interessantes.

Além disso, muitas franquias oferecem financiamento próprio ou têm parcerias com bancos que podem dar crédito para quem precisa de dinheiro para iniciar o negócio.

Pesquise muito

Apesar do momento de instabilidade, também tem surgido boas oportunidades de investimento durante os últimos meses.

Muitas redes de franquias passaram a ofertar condições especiais para novos investimentos – como isenção da taxa de franquia, royalties ou taxa de publicidade. Outras marcas estão lançando modelos de negócio mais enxutos e, como consequência, mais econômicos.

Isso sem contar que, agora, você pode encontrar mais facilidade negociando pontos comerciais, insumos e outros elementos que vai precisar para iniciar a franquia.

A dica para descobrir essas oportunidades é pesquisar muito! Acompanhando canais como o Guia Franquias de Sucesso, com certeza, você vai encontrar um bom negócio!

E se você está buscando opções de franquias baratas, não deixe de baixar gratuitamente o e-book “Como investir em franquias baratas e ter retorno”, que conta com 100 opções de franquias com investimento até R$ 100 mil. Clique no banner e faça o download:

Banner 970x250 V3

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui