Pensando em abrir uma franquia em 2021, mas ainda não se sente pronto para investir?
Tudo bem, é muito normal se sentir inseguro em iniciar um negócio em um momento que ainda é de instabilidade, principalmente se esse for o seu primeiro negócio.
Porém, ainda existem ótimo motivo para abrir uma franquia em 2021, e um deles é o próprio mercado de franquias.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
O franchising vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e a expectativa é que continue se evoluindo neste ano.
Segundo dados de 2019, publicados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), há mais de 2,7 mil redes de franquias espalhadas pelo Brasil, além de mais de 160 mil unidades franqueadas. Ou seja, estamos falando aqui de um segmento consolidado no mercado e de volume impressionante. Os números apenas comprovam que se trata de um setor que vale o investimento.
Embora a crise do COVID-19 tenha causado impactos em 2020, estudos da ABF também apontam um cenário de recuperação.
Além disso, o mercado tem um grande diferencial que pode tornar o negócio mais seguro para o investidor: o conhecimento e suporte da franqueadora.
Neste modelo, o franqueado reproduz um modelo de negócio que já foi testado e aprovado pela franqueadora, conta com a credibilidade da marca e opera seguindo padrões que, comprovadamente, funcionam.
As franqueadoras também costumam fornecer treinamento completo para os novos investidores, bem como capacitações recorrentes e suporte nas áreas administrativa, operacional, jurídica, de marketing e mais.
Como abrir uma franquia em 2021: passo a passo
Para abrir uma franquia em 2021 você precisará de organização! Por isso trouxemos aqui as etapas indispensáveis para aqueles que desejam ingressar nesta área. Confira!
Defina o segmento da sua franquia
“Para quem pretende abrir uma franquia em 2021, é preciso fazer todo o trabalho de pesquisa de qual segmento e formato vai trabalhar, considerando essas novas premissas de consumo”, aconselha Roberto Vautier, consultor de varejo da AGR Consultores.
Neste momento inicial, você deverá avaliar em qual setor do franchising gostaria de atuar. Vale considerar uma área que você goste e tenha experiência. É claro que isso não é uma regra, mas pode ajudar bastante durante as operações, resultando no crescimento da sua franquia.
Se estiver buscando mercados em alta em 2021, vale a pena considerar as franquias de frango frito, franquias de publicidade, franquias de transportadora, franquias de aplicativo, franquias de construção e franquias de delivery, por exemplo.
Pesquise dados sobre este setor
Não basta apenas escolher uma área de atuação e pronto. É extremamente necessário focar nas pesquisas nesta fase para saber como é que o segmento desejado está atuando no mercado.
Para isso, uma boa ferramenta é ficar de olho nos dados publicados pela ABF (Associação Brasileira de Franquia) e também aqui, no Guia Franquias de Sucesso.
Também é importante entender quais as tendências do mercado de acordo com os novos hábitos de consumo do brasileiro. Roberto explica: “o desafio de abrir uma franquia em 2021 será a assertividade na escolha, pois o cenário ainda é de incertezas. É preciso estar antenado nos hábitos que serão mantidos pós COVID-19 e outros que ainda podem surgir para embasar o processo decisório”.
Faça uma autoavaliação
Essa etapa serve para que você autoavalie que tipo de investidor você é.
Coloque em um papel quais são as suas expectativas como franqueador, o que você busca com esse negócio, quantas horas do seu dia pretende dedicar a isso, quanto pretende faturar, qual o seu método de trabalho, o tamanho do seu investimento, enfim, todas as informações mais importantes sobre este grande passo na sua carreira. Isso tudo vai ajudar bastante no próximo passo.
Também é fundamental entender o que é franquia e como esse tipo de negócio opera, já que o modelo tem particularidades que o futuro franqueado precisa entender.
“O empreendedor que opta por adquirir uma franquia precisa saber que como em qualquer relação comercial, existem direitos e deveres que devem ser cumpridos para que o negócio prospere de forma saudável e transparente”, alerta Roberto.
Procure uma franquia compatível ao seu perfil
Com um segmento escolhido e perfil definido agora você deve procurar as redes de franquias que se enquadram naquilo que você busca em uma franqueadora e, claro, também aquelas que estejam de acordo com aquilo que você tem a oferecer.
Aqui no Guia Franquias de Sucesso temos uma plataforma completa para você acessar todas essas informações. Ah, e para facilitar, vamos deixar uma listinha de 30 sugestões de franquias de diferentes tamanhos e segmentos que podem ser boas opções para 2021. É só dar uma olhada depois!
Busque saber todas as informações possíveis sobre a rede
Quando encontrar aquela rede de franquias que mais lhe agradou, é o momento de pesquisar nos canais da franqueadora os benefícios que eles têm a oferecer, condições, valores de investimento, taxa de franquia, enfim, todos os detalhes. Caso tenha uma lista de franquias que gostou, essa etapa vale para afunilar ainda mais essa seleção.
Roberto dá a dica: “na hora de analisar a possibilidade de abrir uma franquia, o futuro empreendedor deve primeiramente atentar para os dados financeiros da empresa e checar se possui todas as autorizações necessárias de funcionamento”.
Além disso, o consultor recomenda que o candidato aproveite os contatos com o franqueador para tirar todas as suas dúvidas sobre a operação, o mercado e o relacionamento com os franqueados.
Vale também contatar atuais franqueados da rede, tal como ex-franqueados. Estes vão trazer a você a ótica do franqueado e, dessa maneira, você pode entender melhor como a franqueadora trabalha em questões de suporte e nas suas operações. Também poderá verificar se ela realmente cumpre tudo o que promete.
Tomada de decisão
Após todas estas etapas, as duas partes deverão colocar todas as informações na balança e decidir se vale a pena fechar contrato. Aqui é muito importante que todas as dúvidas sejam esclarecidas e que todos os pontos referentes às operações e burocracias tenham sido discutidos.
Antes de avançar, o franqueador deve entregar ao candidato a Circular de Oferta de Franquia (COF), segundo pede a nova Lei de Franquias (Lei 13.966/19), contendo todos os dados essenciais a respeito da proposta.
A última fase é a assinatura do contrato. Após essa formalidade será possível dar início ao planejamento de abertura da sua franquia.
Gostou das nossas dicas? Então, confira também essa lista de sugestões que trouxemos para você que quer abrir uma franquia em 2021! São redes que fazem parte de segmentos que tiveram bom desempenho no ano passado e que podem ser boas opções para apostar neste ano.
30 sugestões de franquias para 2021