As opções de nichos para quem quer investir em um negócio na área de serviços são muitas. Nesse cenário, as franquias de gráfica podem ser uma opção interessante – inclusive para aqueles que buscam por franquias de baixo investimento.
As redes do segmento oferecem serviços e produtos diversos, atendendo tanto pessoa física quanto empresas. O portfólio costuma incluir desde itens como cópias, impressões, plotagem, encadernação, produção de brindes personalizados, cartões de visitas, folders, banners, convites e crachás.
➥ Busca franquias no setor de serviços? Confira nosso guia de franquias de serviços (com valores de investimento)
Com possibilidade de vender em grandes quantidades, a demanda por serviços e produtos gráficos não é tão impactada pela sazonalidade, como acontece com outros setores no ramo de serviços. As franquias de gráficas podem aproveitar todas as épocas do ano para suprir demandas para eventos pessoais e profissionais, brindes, materiais para empresas, entre outros.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Apesar da tendência de serviços digitais e do crescimento do mercado online, o mercado de gráficas ainda tem espaço. Segundo relatório divulgado pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), a produção industrial gráfica brasileira movimentou cerca de 46,8 bilhões de reais em 2016.
Já no franchising, o segmento de serviços e outros negócios está em crescimento: em 2017, as franquias desse setor faturaram 22,9 bilhões de reais, registrando um crescimento de 9,2% em comparação com o ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Para quem pensa em abrir um negócio nessa área, saiba que é possível funcionar mesmo sem investir em uma grande estrutura. Os dados da Abigraf apontam que a maioria absoluta das mais de 19 mil empresas gráficas no país são micro e pequenas empresas: 97% do setor é formado por empreendimentos com até 49 funcionários.
De fato, apesar do mercado pedir equipamentos específicos para a operação, é possível encontrar opções de franquias de gráfica baratas, com investimento a partir de 30 mil reais.
Na hora de escolher a rede para investir, é importante que o candidato avalie com atenção o portfólio de produtos e serviços oferecidos pela marca, além de conferir quais são os equipamentos e estrutura necessários para iniciar a operação da franquia.
Conhecer os concorrentes na sua região, avaliando pontos fortes e fracos, também é de extrema importância. Como uma das maiores oportunidades de atuação de franquias de gráfica está junto a empresas – que podem apresentar uma demanda mais constante e em maior volume do que clientes pessoa física -, é fundamental que o franqueado conheça o mercado local para a prospecção.
A seguir você confere algumas opções de franquias de gráfica. Os dados de investimento são divulgados pelas empresas ou pela ABF.
Parabéns tenho interesse no futuro bem próximo obrigado