Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o número de animais domésticos no Brasil ultrapassa os 139,3 milhões, divididos entre cães, gatos, peixes, entre tantos outros.
Juntamente com essa população crescente no país, o mercado pet também se tornou bastante forte com o passar dos anos, e por conta disso, muitos empreendedores miram esse setor na hora de começar um negócio próprio.
No mercado de franchising esse também é um segmento aquecido, sendo que os investidores encontram diversas possibilidades de ingresso em redes nessa área, com valores de aporte para todos os bolsos e modelos de atuação diferenciados.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
O melhor de tudo é que os empreendedores que ingressarem em uma franquia de pet podem trabalhar sozinhos, sem nem precisar sair de casa, no modelo de home office. Abaixo, você vai conhecer alguns oportunidades com essas características.
Franquias de pet para trabalhar sozinho
5 motivos para ingressar em uma franquia de pet para trabalhar sozinho
Existem inúmeros motivos para um empreendedor ingressar em uma franquia pet. Veja os 5 principais deles:
1. Segmento crescente
Certamente, o crescimento do mercado é um dos principais motivadores para quem deseja abrir uma franquia de pet. Esse é um setor que está em constante expansão e se mostra muito resistente a crises econômicas.
Para ter ideia do quanto esse segmento tem potencial para os investidores, o censo do IPB (Instituto Pet Brasil) de 2021 mostrou que o Brasil é o terceiro país em número de animais domésticos (149,6 milhões).
O estudo aponta 10 milhões de animais de estimações a mais do que a Abinpet e, se considerarmos que há hoje 215 milhões de brasileiros, pelo menos 70% da população tem um pet em casa ou conhece alguém que tenha.
Ou seja, quem deseja empreender nessa área encontra uma grande demanda para vender seus produtos ou serviços. Aproveite!
2. É um mercado muito amplo
Diferente do que algumas pessoas imaginam, as franquias de pet não se limitam somente a produtos de alimentação, atendimento veterinário ou tosa e banho para eles.
Ao contrário disso, existem diversas possibilidades de atuação nesse segmento, que visam o bem-estar dos pets, a saúde dentária, transporte, alimentação diferenciada, eventos e até mesmo produtos personalizados para os bichos e seus tutores.
3. Fidelidade dos clientes
Muitos tutores são fiéis aos estabelecimentos que oferecem serviços e produtos de qualidade para seus pets, principalmente quando eles desenvolvem confiança nas marcas e gostam do atendimento recebido.
Esse fator pode resultar em um alto potencial de retorno e, consequentemente, na fidelização dos clientes.
4. Consumidores buscam por qualidade
Mais do que o preço cobrado pelos produtos e serviços das franquias de pet, muitos clientes optam pela qualidade do que estão comprando para seus animais de estimação.
Como esses tutores, querem oferecer o melhor para seus animais, é esperado que busquem recomendações sobre a marca e referências. Nesse sentido, quanto mais conceituada for a franquia, melhor será o resultado das suas unidades.
Em outras palavras, mesmo que esse mercado seja desafiador em termos de concorrência, o investidor pode se destacar ao optar por uma companhia com boa credibilidade.
5. Facilidade de ingresso no negócio
Como as franquias que elencamos acima possibilitam que os franqueados trabalhem sem sair de casa, eles não precisam ter um alto valor de aporte para se tornarem donos do próprio negócio.
Ao contrário disso, essas redes exigem uma estrutura mais simples, muitas vezes com operação home based e que dispensa funcionários. Em contra partida, o franqueado tem acesso ao modelo de negócio, estrutura, know-how, treinamento e suporte do franqueador, o que será fundamental para facilitar sua jornada no empreendedorismo.
Isso as torna ideais para quem busca franquias baratas e também para os novos empreendedores.
Se identificou com essas franquias pet e quer aproveitar as vantagens que esse mercado possui? Então, não deixe de escolher uma das redes que listamos e saber mais sobre o seu modelo de negócio!