As franquias de plano de saúde podem ser uma ótima opção para quem ter atuar com serviços ligados à saúde. Com modelos de negócio de baixo investimento, as redes do segmento abrem espaço para quem quer trabalhar em casa e empreendedores sem formação específica na área de saúde.
Nesta matéria você conhece algumas opções de franquias de plano de saúde e odontológicos, além de aprender um pouco mais sobre esse mercado no Brasil. Boa leitura!
➥ Busca franquias na área de saúde? Confira nosso guia de franquias de saúde e bem estar
Uma das grandes vantagens de trabalhar na área de saúde é que trata-se de uma prioridade para os clientes. Assim, mesmo em tempos mais desafiadores economicamente é comum que produtos e serviços ligados à saúde sofram menos cortes por parte dos consumidores do que outros itens, considerados como “supérfluos”.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
No franchising, o segmento de saúde, beleza e bem-estar é um dos mais representativos, ficando atrás apenas das franquias de alimentação. Em 2018, as redes de saúde, beleza e bem-estar faturaram 31,9 bilhões de reais, apresentando um crescimento de 6,3% em faturamento e de 5,4% em número de unidades de franquias. Os números são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
No ramo específico de plano de saúde, o mercado tem muito potencial para crescer no Brasil. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 47,3 milhões de brasileiros têm plano de saúde. Ou seja, apenas cerca de 20% da população brasileira é beneficiária de algum plano atualmente.
Em 2018, o número de beneficiários de planos de saúde voltou a crescer, com uma alta de 0,3%, depois de apresentar queda em três anos consecutivos, ainda de acordo com a ANS.
As oportunidades para atuar nesse mercado são diversas, com demandas tanto de pessoas que buscam planos individuais e para a família, quanto de empresas que procuram por soluções de planos corporativos para oferecer o benefício a seus colaboradores.
Segundo o levantamento da ANS, grande maioria dos planos ativos atualmente são coletivos empresariais: são mais de 31,6 milhões nesse perfil. Entre planos individuais ou familiares, esse número é de 9,1 milhões. Já os planos coletivos por adesão somam 6,4 milhões.
De olho nesse cenário, as franquias de plano de saúde exploram diferentes tipos de planos e atuam em parceria com várias operadoras. Ao investir nesse segmento, o franqueado trabalha principalmente com a prospecção de clientes e comercialização dos planos de saúde conforme as necessidades dos clientes. Assim, o principal requisito de perfil para o interessado nessa área é ter habilidades com vendas e uma boa relação interpessoal.
Outro atrativo das franquias de plano de saúde é a flexibilidade de poder trabalhar em casa. As redes do segmento apresentam modelos de negócio home based que exigem dos franqueados, geralmente, apenas um computador com acesso à internet e telefone.
Por conta dos modelos enxutos de operação, as franquias de plano de saúde também costumam ser franquias baratas. O investimento é baixo mesmo para empreendedores que preferem se instalar em pontos comerciais – afinal, nesse caso, não é necessário investir em estoque e equipamentos caros, o que reduz os custos de instalação.
Na hora de avaliar as opções de franquias, é importante verificar quais são as operadoras com as quais as franquias atuam e pesquisar como elas se inserem na sua região. Confira a cobertura dos planos, a rede de clínicas, hospitais, laboratórios e profissionais credenciados e busque informações para entender como funciona o atendimento de cada plano na prática. Tudo isso é fundamental não só para escolher a franquia com os produtos mais adequados para o seu local de atuação, mas também para conseguir fazer boas vendas, respondendo possíveis dúvidas dos clientes com clareza.
Além disso, vale atentar-se aos outros produtos e serviços do portfólio da rede. As franquias do segmento costumam oferecer também, além de planos de saúde e odontológicos, soluções como seguros de diversos ramos, consórcios, financiamentos, crédito e outras soluções financeiras para pessoas e empresas.
A seguir, você confere opções de franquias de plano de saúde. Os dados de investimento são divulgados pelas empresas ou pela ABF.