Da venda de produtos ao delivery de alimentação, o mercado de franquias de transporte e entregas pode ser muito vantajoso para os empreendedores.
Como esse é um segmento muito amplo, ele oferece diversas vantagens para quem sonha em ter um negócio próprio e fugir do formato padrão de atuação.
Nesse sentido, esses investidores encontram opções de negócios inovadores, que funcionam no modelo home based, por exemplo. Esse é um formato que atende quem busca um negócio mais simples, com custos menores, mas que pode trazer um bom resultado financeiro (incluindo alto faturamento e rápido payback).
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Quer conhecer algumas opções de franquias de transporte e entregas que funcionam no modelo home based? Veja a seguir uma seleção de redes desse setor:
Franquias de transporte e entregas home based
O mercado das franquias de transporte e entregas home based
Como citamos anteriormente, o mercado de franquias home based é muito atrativo para os empreendedores, principalmente quanto aliado a um setor que é tão crescente como o de transporte e entregas. Veja, a seguir, alguns nichos que vêm impulsionando os resultados dessas franquias.
Crescimento do e-commerce
Um dos fatores que mais impacta positivamente as franquias de entregas é o aumento exponencial do e-commerce.
Somente em 2021, houve um avanço de 27% no setor e mais de 87,7 milhões de brasileiros compraram pela internet, segundo os dados da NielsenIQ/Ebit.
E, como as empresas deste segmento contam com o serviço de transportadoras para entregar os produtos para seus clientes, o aumento da demanda para as franquias de serviços logísticos foi automático.
Em outras palavras, podemos dizer que quanto mais o e-commerce se desenvolver no Brasil, mais as redes de logística e entrega tendem a crescer.
Aumento no número de pedidos via delivery
Outra vantagem que as franquias de transporte e entregas possuem é o desenvolvimento de delivery no país e o impulso que esse habito teve após a pandemia — quando o que era tendência se tornou uma necessidade.
Hoje em dia, as pessoas estão habituadas a consumir refeições no formato de delivery e, paralelo a isso, as redes de entregas também se desenvolveram e acompanharam essa expansão.
A consultoria Statista pontuou que o Brasil foi o responsável por 48,77% do uso de delivery em 2020. Além disso, a tendência é que o país continue em destaque nesse tema ao longo dos próximos anos.
Números que motivam os empreendedores
O aumento da demanda por serviços logísticos impressiona quem deseja ingressar nesse mercado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2021 houve um significativo crescimento do setor de transportes, de 11,4%.
De acordo com o instituto, a evolução tem como motivadores o desempenho do agronegócio no país, o avanço nas fronteiras agrícolas e, obviamente, a expansão do e-commerce no Brasil.
Perfil ideal de franqueado para atuar em uma rede de transporte e exigências da franqueadora
Assim como em outros segmentos, as exigências no perfil de franqueado pode variar muito.
Algumas franqueadoras têm modelos de negócio nos quais o franqueado atua como administrador, ou seja, é responsável pela gestão da empresa, mas contrata outros profissionais para atuar na logística. Em outros casos, é o próprio empreendedor quem realiza as entregas.
Também é possível encontrar redes que demandam experiência, enquanto outras aceitam empreendedores que estejam iniciando na área.
Por conta disso, vale uma conversa com a marca pretendida para verificar quais são as suas exigências e, também, com os franqueados, para avaliar como é o dia a dia à frente da franquia e o relacionamento com a franqueadora.