O mercado de franchising pode oferecer boas oportunidades para os profissionais de RH, principalmente por conta das habilidades técnicas que eles já possuem e que podem colaborar muito com o seu sucesso ao empreender.
Por meio das franquias, as pessoas que trabalham com Recursos Humanos podem conquistar seus objetivos financeiros mais rapidamente do que ao abrir um negócio sozinhas. Isso porque, além das competências que já possuem, poder contar com o know-how de uma franqueadora experiente, o treinamento e suporte prestado por ela, fará com que esses investidores consigam enfrentar com maestria os desafios do dia a dia.
Além disso, no franchising, esses profissionais podem encontrar modelos de negócio ideais para eles, com valores de aporte que atendem a todos bolsos. Confira a seguir as opções:
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Opções de franquias para profissionais de RH
Por que os profissionais de RH podem se dar bem no franchising?
Certamente, a principal vantagem que esses profissionais podem encontrar ao ingressarem em uma rede já consolidada e com credibilidade no mercado é a possibilidade de contar com o suporte da franqueadora na instalação e nas operações do dia a dia da franquia.
Essa vantagem também é destacada por Gustavo Perpétuo, coordenador de expansão da Super Estágios e Super Aprendiz (Grupo Super). “As franquias oferecem uma estrutura para os profissionais de RH comandarem o seu próprio negócio. Elas têm todo o suporte para gestão, marketing, financeiro e demais auxílios que o profissional de RH precisa para ter êxito em seu negócio e aproveitar toda essa expertise que eles já possuem em Recursos Humanos”, conta o coordenador.
Perpétuo também afirma que, em sua visão, as franquias mais atrativas para esses profissionais são as de educação, serviços, recrutamento e seleção. Ou seja, todas as que possuem uma relação direta com aquilo que o RH faz.
A justificativa é que as habilidades técnicas desses profissionais podem ser muito bem utilizadas no gerenciamento de uma franquia, seja para lidar com os colaboradores, ou com os próprios clientes da marca.
Habilidades dos profissionais de RH x os segmentos mais indicados
Franquias de governança
As redes que trabalham com a governança e administração de empresas são opções que devem ser levadas em consideração pelos profissionais de RH, visto que elas possuem como foco a realização de planejamentos personalizados para melhorar a rentabilidade e as estratégias de todos os tipos de empresas.
Nesse sentido, como as pessoas que atuam com Recursos Humanos são consideradas como especialistas em estratégias internas, elas podem enxergar com facilidade quais são as melhores mudanças a se adotar.
Redes de consultoria
Como os profissionais de RH normalmente têm um olhar bastante analítico para as organizações, as franquias de consultoria também podem ser facilmente administrada por eles.
Essas companhias têm o objetivo de ajudar as micro, pequenas, médias e grandes empresas a identificarem problemas e melhorar os resultados finais.
Ou seja, os profissionais que já são acostumados a interpretar dados e tomar decisões que contribuam com o desenvolvimento de organizações e pessoas podem contribuir muito ao prestar consultorias para outros negócios.
Redes de RH
Por fim, quem trabalha com RH podem obter sucesso ao ingressar em redes que também se especializaram neste nicho.
Como vantagens, as franquias de RH contam com credibilidade no segmento, ferramentas avançadas e uma alta demanda de trabalho em todas as épocas do ano, visto que há um grande número de empresas para qual podem ofertar os seus serviços.
Além disso, nesse nicho, os investidores podem encontrar modelos mais enxutos com um baixo aporte inicial e até com atuação em home based – que não exige um espaço físico para operar.
Franquias de outro segmentos
Vale destacar ainda que, apesar dos segmentos elencados acima serem as que mais possuem familiaridade com as habilidades técnicas dos profissionais de RH, eles também podem ingressar em redes de outros segmentos que possuam familiaridade.
Inclusive, muitas delas não demandam experiência prévia ou formação técnica, e são consideradas como porta de entrada no franchising para qualquer investidor.
Saber lidar com a contratação de colaboradores e desenvolver técnicas para que eles se mantenham felizes e motivados, por exemplo, é uma vantagem muito importante desses franqueados que permite que eles tenham sucesso em qualquer segmento que atuem!