Dicas para usar a gamificação no treinamento de franqueados

0
1616
gamificação no treinamento de franqueados
gamificação no treinamento de franqueados

Os treinamentos de franqueados vão muito além de ensinar novos parceiros a trabalhar com a sua marca e garantir a padronização na rede.

Muitas vezes, é através das capacitações promovidas pela franqueadora que os franqueados desenvolvem habilidades, comportamentos e ganham conhecimentos que serão fundamentais para a sobrevivência de seus negócios.

Nem sempre é fácil fazer com que os conceitos sejam absorvidos e aplicados corretamente no dia a dia, mas existem algumas táticas que os franqueadores podem utilizar para facilitar esse processo. E uma delas é a gamificação.

O que é gamificação

Essa técnica consiste em aplicar mecânicas de jogos para potencializar resultados de treinamentos e outros conteúdos educacionais.

Os jogos podem ser virtuais ou físicos, individuais ou em equipe, desenvolvidos especialmente para o treinamento ou baseados em ferramentas que já existem – como tabuleiros e cartas.

Através de desafios, simulações e recompensas, os franqueados têm a oportunidade de aprender conceitos importantes de uma forma muito mais lúdica, dinâmica e interessante.

Entre os vários benefícios que a gamificação pode trazer estão a melhora no engajamento, compreensão dos conteúdos, produtividade e a sensação de pertencimento.

Dessa forma, a gamificação ajuda a franqueadora a transferir seu know how de uma forma muito mais prazerosa para a rede, e ainda pode promover o desenvolvimento de soft skills, como liderança, habilidade para tomar decisões difíceis e negociação.

Como usar a gamificação nos treinamentos da franquia

Para criar treinamentos gamificados que sejam realmente eficientes é necessário passar por alguns pontos:

Defina os objetivos

Para começar a redesenhar os treinamentos e aplicar a gamificação, é fundamental definir quais são os objetivos de cada capacitação.

Os jogos devem manter as mesmas metas originais e são criados em torno do conceito técnico que precisa ser transmitido para os novos franqueados.

Pensando nisso, esse é o momento de determinar quais são os resultados que devem ser alcançados durante o treinamento, como você deseja que o franqueado se sinta ao concluir as tarefas e que lições devem ser aprendidas neste momento.

Entenda o público alvo do treinamento

Existem diferentes ferramentas de gamificação que podem ser aplicadas a um treinamento de franquia, mas para escolher a melhor abordagem é necessário compreender o perfil dos franqueados.

Isso porque certos tipos de jogos podem ser mais adequados para alguns perfis de pessoas do que para outros, e o ideal é ter a atividade certa para o público certo.

Crie a narrativa do jogo

A próxima etapa é criar a narrativa do jogo, ou seja, contar uma história tão boa que seja capaz de engajar os franqueados e ainda passar as mensagens que a franqueadora deseja que sejam absorvidas.

Nessa narrativa, os participantes devem se sentir estimulados a imergir na história, realizar os desafios propostos e alcançar as metas para receber a recompensa prometida.

Estabeleça as regras

Com a base do jogo definida, o próximo passo é lapidar a ideia, estabelecendo a mecânica da atividade e as regras que vão guiar a sua realização.

Normalmente, as mecânicas mais utilizadas nos treinamentos gamificados são os sistemas de pontuação de acordo com cumprimento de tarefas, níveis de experiência baseados na evolução dos participantes e premiação.

As regras precisam ser desenhadas de forma cuidadosa para cada treinamento, e devem permitir o progresso gradual do participante sem deixar que algum tipo de “trapaça” aconteça durante o jogo.

Teste e otimize

Depois de gamificar o treinamento dos franqueados, é uma boa ideia testar e medir os resultados através de indicadores de desempenho e pesquisas de opinião.

Assim, você pode descobrir como é a adesão à narrativa criada, se o tipo de jogo está adequado ao perfil e interesses dos participantes, os resultados obtidos estão dentro do esperado e se o conteúdo técnico é realmente fixado.

Use as informações obtidas com o grupo de testes para otimizar o treinamento e sempre observe as reações aos jogos para melhorá-los, se necessário.

Ah, e se você se interessa por conteúdos para franqueadores, aproveite para navegar na nossa seção Manual do Sucesso e conheça o Instagram do Guia. Nos vemos por lá!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui