Uma expansão por franquias bem-sucedida é baseada em vários aspectos, e um deles é a escolha do perfil de franqueado ideal.

Ainda que haja um bom planejamento estratégico, o modelo de negócio seja atrativo e as praças escolhidas tenham ótimo potencial, todo o esforço empregado na expansão pode ser desperdiçado se a franqueadora entregar o negócio nas mãos de um franqueado que não tem o perfil correto para tocar a unidade.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Pensando nisso, não traçar adequadamente o perfil de franqueado que deseja pode trazer consequências desastrosas, como prejuízo financeiro pelo fracasso das franquias, perda de credibilidade e competitividade no mercado e a desaceleração da expansão.

Para evitar que isso aconteça com sua marca, é essencial definir o perfil de franqueado ideal com bastante cuidado.

A seguir, veremos algumas técnicas para fazer isso de forma mais assertiva.

Defina características desejadas

Um bom primeiro passo para definição do perfil do franqueado ideal, é listar características que podem contribuir com o negócio e que estão de acordo com o que se espera do franqueado.

Você pode enumerar qualidades ligadas à formação, idade, experiências técnicas, habilidades necessárias, valor de investimento disponível, momento de vida e também traços de personalidade.

Escolha o que é essencial e o que pode ser flexibilidade

Ao final da primeira fase, é possível que você tenha listado muitas características e já tenha uma visão geral de quem é o franqueado perfeito. Porém, da mesma forma que não existem pessoas perfeitas, dificilmente você encontrará um franqueado que tenha todos os atributos que enumerou.

Pensando nisso, é importante detalhar quais qualidades são realmente essenciais e quais podem ser flexibilizadas.

Traços como comprometimento, capacidade de gestão e afinidade com ramo de atuação podem ser mandatórios, mas ser graduado na área ou já ter trabalhado com o produto podem ser dispensáveis dependendo do modelo de negócio e profundidade do treinamento oferecido.

Crie personas

Outra boa dica na definição do perfil de franqueado ideal é criar personas, uma espécie de personagem que ajudará as equipes de marketing e expansão a entender quem são os franqueados que você procura.

Assim, uma franquia de consultoria pode ter João como uma de suas personas: um homem de 59 anos, administrador por formação, que está prestes a se aposentar e quer investir em um negócio que possa operar em casa. Ou a Regina, contadora há cinco anos que quer empreender com um tipo de negócio que possa ser conciliado com seu trabalho CLT.

Defina características que sua rede não deseja

Também pode ser interessante levantar algumas características de perfil que você não quer que seus franqueados tenham.

Assim, quando os consultores identificarem algum comportamento que não é atraente para a rede isso deve representar um “alerta vermelho” para prosseguir com o negócio.

Dificuldade em lidar com regras e padrões, desinteresse em aprender, arrogância e desorganização, por exemplo, são algumas das particularidades que podem ser bastante nocivas dentro de uma rede de franquias.

Verifique e ajuste

Agora que você já tem um quadro bastante claro de quem é o seu franqueado ideal e quais são as características fundamentais que procura em um parceiro, é hora de validar os perfis construídos.

Buscar, na prática, os perfis ideais que definiu vai consolidar as características que são realmente importantes e que podem, de fato, ser encontradas entre os interessados em abrir uma franquia.

Caso seja necessário, vale fazer alguns ajustes nos perfis, acrescentar ou excluir atributos conforme a expansão avança e sua rede aprende mais sobre os franqueados.

Turbine sua expansão com Solutto

Além de ter o perfil certo, os seus franqueados também devem entregar melhores resultados se tiverem boas ferramentas em mãos.

Pensando nisso, a Solutto desenvolveu módulos de gestão que atendem tanto as franqueadoras quanto os franqueados, tornando o dia a dia de quem gerencia as franquias mais ágil, produtivo e simples.

Além disso, o Solutto também conta com uma solução específica para quem quer impulsionar sua expansão. Trata-se de um módulo que combina metodologia e tecnologia de ponta para alavancar a captação de candidatos, seleção, nutrição e fechamento de negócios.

Se você quer profissionalizar sua expansão por franquias e dar mais subsídios para os seus franqueados impulsionarem seus negócios, conheça o Solutto!

DEIXE UMA RESPOSTA