A expansão por franquias pode ser um caminho para o sucesso ou para o fracasso de uma marca.

Se é bem estruturada, a expansão ajuda a aumentar o reconhecimento da marca, gerar novas fontes de renda e aumentar a capilaridade do negócio. Mas, se não for feita da forma correta, pode fazer a sua rede perder dinheiro e credibilidade muito rapidamente.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Para que isso não aconteça com você, enumeramos os principais erros das franquias em uma expansão e te contamos como evitar que eles aconteçam com a sua rede.

Falta de planejamento

O primeiro e mais importante passo para uma expansão sustentável é um bom planejamento. E muitas empresas pecam justamente nessa etapa.

Como resultado, elas começam a expandir sem estar realmente preparadas para os obstáculos e desafios que encontrarão pela frente e acabam fracassando em pouco tempo.

Para evitar que isso aconteça, é importante detalhar todos os objetivos da expansão e criar estratégias para alcançar cada um deles nos mais variados cenários. Também é essencial definir muito bem os perfis, praças e número de unidades que devem ser abertas nos próximos meses.

Estrutura inadequada

É impossível expandir se não houver uma estrutura muito bem desenvolvida para sustentar o crescimento da rede.

Quando não há a estrutura adequada, a companhia pode até crescer, mas sem profissionais e ferramentas para atender bem seus franqueados e dar a eles subsídios para crescer, as unidades tendem a fechar na mesma velocidade em que abriram.

Por isso, antes mesmo de iniciar a divulgação, é importante prever o número de  profissionais e recursos que serão necessários para atingir os objetivos da marca.

Captação sem estratégia

A captação de novos franqueados é uma das primeiras etapas práticas da expansão de franquias. Mas, sem estratégias muito bem definidas, você corre o risco de atrair apenas candidatos que não estejam de acordo com o perfil esperado e desperdiçar seu orçamento.

Por isso, é fundamental fazer um estudo profundo sobre quais os melhores meios para atrair novos franqueados – como portais de conteúdo, redes sociais e eventos – e definir quais serão os padrões de abordagem e relacionamento no processo de conversão.

Conhecendo bem o perfil de franqueado que a marca busca e sabendo onde encontrá-lo, o trabalho das equipes de marketing e vendas se torna muito mais assertivo, organizado e ágil, e isso impacta diretamente nos resultados da sua expansão.

Fechar negócios a todo custo

Outro erro clássico das franquias que estão começando a expandir suas operações é querer fechar negócios a todo custo, mesmo que saibam que não estão lidando com as condições ideais.

O desejo de alcançar as metas e abrir novas unidades pode acabar fazendo com que aprovem pontos comerciais que não são promissores, aceitem franqueados fora do perfil desejado, ou até que abram franquias em praças que estão fora do plano de expansão.

Inicialmente, pode parecer que sua marca fez um bom negócio e a expansão por franquias está dando certo. Mas, com o tempo, você deve perceber que se precipitou e abriu unidades que estão fadadas ao fracasso.

Treinamento ineficiente

Outro erro bem comum na expansão das franquias é não investir o suficiente no treinamento dos seus franqueados.

Como resultado de uma capacitação fraca, o franqueado pode começar a gestão da unidade ainda cheio de dúvidas e incertezas. E é claro que isso pode prejudicar bastante o desempenho do negócio.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental que as rede invistam em treinamentos práticos e teóricos de alto nível e estejam sempre aprimorando suas capacitações para que os franqueados tenham resultados cada vez melhores.

Além de um bom treinamento inicial, também é importante que a franqueadora tenha canais de atendimento para que os franqueados possam tirar dúvidas e tenham uma plataforma para que eles possam aprofundar seus conhecimentos e se manter atualizados.

Como estruturar sua expansão com Solutto

A Solutto, especialista em sistemas de gestão para franquias, tem um módulo específico para expansão de franquias que auxilia as redes na captação, seleção, negociação e otimização dos processos de expansão.

Utilizando as mais arrojadas metodologias e instrumentos do mercado, o módulo de expansão do Solutto capta e organiza os contados dos candidatos em um CRM, auxilia na criação de trilhas de nutrição que educam e aproximam o interessado da conversão e ainda permite a criação de documentos personalizados, como a COF (Circular de Oferta de Franquia).

Tudo para manter a organização e agilizar o dia a dia da equipe de marketing, vendas e expansão!

DEIXE UMA RESPOSTA