Um bom treinamento inicial é um dos pilares para uma franquia obter sucesso. Afinal, é por meio desta capacitação que o novo franqueado vai aprender como trabalhar corretamente e alcançar os resultados esperados para o negócio.

Mas, para que seja realmente efetivo, é necessário que o treinamento seja muito bem desenhado, tenha uma metodologia realmente eficiente, se aprofunde nos tópicos certos e cubra alguns assuntos fundamentais para a operação.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

A seguir, vamos ver alguns dos principais temas que devem ser abordados durante o treinamento inicial de uma franquia.

Fundamentos do franchising 

Embora todos os pormenores dos direitos e obrigações do franqueado e da franqueadora já tenham sido detalhados na Circular de Oferta de Franquia (COF) é interessante reforçar, durante o treinamento inicial, quais são as particularidades de uma operação de franquias, o que a franqueadora vai oferecer e o que o franqueado precisa cumprir.

Essa é uma forma eficiente de reduzir as chances de desentendimentos e insatisfações posteriores.

Liderança e comportamento empreendedor

Ainda que as franqueadoras, normalmente, já busquem candidatos dentro de um perfil interessante para suas estratégias de expansão, também é importantíssimo que ajudem a desenvolver habilidades empreendedoras, como liderança, capacidade analítica, criatividade, resiliência e persuasão, por exemplo.

Esse tipo de tema pode fazer parte do programa de treinamento inicial e também ser incluído em atualizações e reciclagens que a franqueadora promova.

Dia a dia da operação

O treinamento inicial também é o momento do franqueado aprender qual será o seu trabalho no dia a dia da operação e como deve fazê-lo.

Tudo que diz respeito aos processos e padrões da franqueadora deve ser abordado nesse momento. E o ideal é que haja um momento teórico e um prático.

A prática pode ser feita na matriz, em uma unidade franqueada ou até mesmo na franquia que o novo franqueado vai assumir, se ela já estiver em fase de finalização.

Atendimento ao consumidor

Um sistema de franchising é baseado em padrões, mas isso não diz respeito apenas aos produtos e serviços. Para promover uma ótima experiência para o consumidor, também é necessário manter altos padrões de atendimento.

Por isso, é importante que o atendimento ao consumidor ganhe espaço no treinamento de uma franquia, tanto na fase inicial quanto em cursos de aprimoramento e reciclagem.

O franqueado deve aprender quais são os protocolos de atendimento em todas as vias, incluindo o atendimento pessoal, por telefone e digital.

Gestão de pessoas 

Quando o negócio envolve a contratação de outros funcionários, a gestão de pessoas também se torna um assunto essencial em um treinamento de franquias.

É necessário que o franqueado aprenda como selecionar e contratar funcionários, como delegar tarefas, cobrar a execução de atividades e administrar sua equipe de forma a promover um ambiente saudável e produtivo.

Finanças 

Saber como administrar suas finanças é uma das condições mandatórias para o sucesso de uma franquia. Sem uma boa gestão financeira, o franqueado pode acabar investindo mais do que pode, ficar inadimplente e abandonar o negócio antes mesmo que ele tenha a chance de dar certo.

Pensando nisso, é importante que a franqueadora desenvolva um treinamento de gestão financeira bastante profundo e detalhado, detalhe todas as despesas que o negócio vai ter (incluindo elementos como royalties e taxa de publicidade, por exemplo), estime o ponto de equilíbrio e o payback do negócio.

Marketing e divulgação 

Embora muitas franqueadoras cuidem dos elementos principais do marketing de suas marcas, os franqueados também podem ser incentivados a desenvolver suas próprias ações de divulgação, principalmente no que diz respeito ao marketing local.

Mantendo-se os padrões criados pela franqueadora, essas ações conjuntas podem impulsionar ainda mais o crescimento do novo negócio e aumentar a satisfação dos franqueados.

Profissionalize seus treinamentos com o Solutto

O Solutto conta com alguns dos mais avançados recursos para o seu treinamento de franquias! A universidade corporativa do Solutto conta com um sistema avançado de ensino a distância, que permite que franqueados novos e antigos façam treinamentos online.

Na plataforma do Solutto, as franqueadoras podem criar capacitações completas e incluir elementos como vídeo, áudio e documentos em texto para garantir máximo aprendizado. A franqueadora ainda pode acompanhar o desempenho de cada franqueado nos cursos e, com isso, identificar temas que precisam ser melhor trabalhados.

Além disso, o Solutto também tem ferramentas que podem ser implementadas nas franquias e tornar a gestão ainda mais simples e eficiente. Algumas das principais são: módulo CRM, financeiro e faturamento e PDV para franquias de varejo.

Com isso, além de um ótimo treinamento, sua franqueadora ainda vai oferecer os melhores instrumentos para os franqueados manterem a excelência na gestão!

DEIXE UMA RESPOSTA