5 dicas para melhorar a gestão de RH na sua franquia

0
1998
gestão de rh em franquias
gestão de rh em franquias

Quando pensa nos cuidados que uma rede de franquias exige, provavelmente você considera a área financeira, o departamento de expansão, o marketing… Mas, há um outro departamento que também precisa de atenção, e de muita atenção: a gestão de RH nas franquias.

Embora nos negócios seja muito comum pensar em números e estratégias, o que torna o sucesso de uma rede de franquias real são as pessoas, e é aí onde está a importância de uma boa gestão de RH na sua franquia.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Isso porque cabe ao setor de recursos humanos não só fazer a captação dos melhores profissionais para atuar na sua empresa e nas franquias em sua rede, mas também acompanhar de perto tudo o que diz respeito às pessoas que estão envolvidas com a sua empresa.

Vamos ver as principais mudanças estratégicas que você deve fazer para turbinar o seu setor de RH e melhorar a gestão de equipe.

Profissionalize o setor

Ainda há casos em que a gestão de RH nas franquias não é profissionalizada. A seleção, contratação e até os processos relacionados ao pagamento dos funcionários é feita por pessoas que não são especializadas no assunto, e isso impacta diretamente no desempenho da marca.

É claro que é comum que um coordenador ou gestor participem de alguns momentos, principalmente do processo de seleção, mas é imprescindível ter a visão e o controle de um profissional de RH.

Sistematize os processo de recrutamento e seleção

O setor de RH deve ser regido por procedimentos padronizados, mas o que acontece muitas vezes é que cada processo é feito de uma maneira diferente, principalmente quando falamos em recrutamento e seleção de novos funcionários.

Isso é bastante perigoso porque se cada colaborador é avaliado de forma diferente, pode não haver uma conformidade nos padrões do que a empresa realmente busca em um funcionário e as chances de contratar alguém que não vai atender as expectativas da franquia são muito maiores.

O ideal aqui é criar protocolos que se aplicam a todas as contratações, independente da vaga. Padronizando todas as etapas, desde a descrição das vagas, até o processo de cadastro de um novo contratado, garante-se maior precisão e conformidade na seleção.

Crie indicadores de RH

Outro aspecto importantíssimo na gestão de RH nas franquias é ter bons indicadores, ou seja, elementos que mostram pontos importantes sobre seus colaboradores e sobre o próprio negócio.

Os indicadores de RH devem ser criados de acordo com a realidade da sua empresa, mas os principais costumam ser o índice de rotatividade (que aponta a quantidade de funcionários que saem e que entram na empresa), o tempo médio que permanecem na empresa, a produtividade (que coloca em balanço o tempo e o custo do colaborador, considerando o quanto ele produz dentro de um período) e o retorno sobre o investimento em treinamentos (valor que foi aplicado pela empresa para que o trabalhador se especializasse, em comparação com o aumento de sua produtividade).

Mas, é claro que não basta apenas criar os indicadores, é preciso aplicá-los de forma frequente e sistemática, colher os resultados e utilizá-los para melhorar a empresa.

Por exemplo, se foi verificado uma alta taxa de rotatividade, com funcionários deixando a empresa pouco tempo depois de serem admitidos, é preciso estudar o que está fazendo com que esses colaboradores desistam de trabalhar com você. Pode ser um salário mais baixo do que o restante do mercado oferece, um ambiente ruim ou até mesmo ferramentas de trabalho ineficientes.

Não discrimine tarefas simples

Tarefas simples e corriqueiras que estão ligadas com a gestão de RH nas franquias podem dar muita dor de cabeça se não receberem a devida atenção.

Fazer o controle do ponto eletrônico (que marca a saída e entrada da equipe) e a folha de pagamento, são atividades normais para quem trabalha com processos de recursos humanos, mas são demandas simples como essas que costumam gerar mais problemas neste setor.

São frequentes os casos em que a falta de atenção de um funcionário ou do próprio profissional de RH acabam gerando situações desagradáveis, como descontos indevidos no salário ou até acréscimos que não deveriam ser computados. É aí que está a importância de executar todas as atividades de gestão de RH com máximo profissionalismo e cuidado.

Considere a terceirização

Deu para perceber como a gestão de RH nas franquias é um conjunto de processos delicados e que exige especialização e muito profissionalismo, não é mesmo?

Muitas empresas não conseguem arcar com os custos de manter um departamento de recursos humanos atuando com excelência, e se esse é o seu caso você deveria considerar a terceirização.

A Via oferece uma solução de BPO que terceiriza os processos administrativos e burocráticos, como os de RH, o que faz com que você economize tempo e dinheiro mantendo um setor de recursos humanos completo dentro da sua empresa.

Com a Via você profissionaliza toda a gestão, incluindo as tarefas de recrutamento e seleção, folha de pagamento, administração de ponto, indicadores de RH e muito mais. Além disso, é possível agregar também soluções relacionadas a controladoria, contabilidade, TI e facilities.

Se você busca mais economia, profissionalização e quer focar sua atenção no crescimento da sua franquia, não deixe de conhecer as soluções da Via.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui