Recursos de gestão que toda franquia de varejo precisa

0
165
recursos-de-gestao-franquia-de-varejo

As franquias de varejo, que atuam com a comercialização de produtos para o consumidor final, tendem a conquistar muito sucesso no mercado brasileiro, mas também têm uma rotina de gestão bastante complexa.

Franqueadores e franqueados precisam estar atentos à aspectos como sazonalidade, compra de produtos e insumos, gestão do seu estoque, logística, atendimento e relacionamento com clientes, entre outras atividades.

A boa notícia é que existem muitos recursos voltados especialmente para as franquias de varejo que conseguem auxiliar e otimizar o dia a dia das companhias por meio de soluções desenvolvidas para esse tipo de negócio.

O Solutto, ERP especializado no mercado de franquias, apresenta em seu portfólio de ferramentas uma série de recursos que podem ser utilizados no varejo para tornar a gestão mais assertiva. Abaixo listamos seis deles. Confira!

PDV homologado nacionalmente:

O módulo de PDV é o responsável pela emissão do cupom fiscal após a realização de uma venda. 

Habilitada em todo o território nacional, essa solução de frente de caixa aceita pagamentos de todas as bandeiras de cartão de crédito e débito, gerando mais segurança e praticidade para as franquias e seus clientes.

Entre os recursos disponíveis está a padronização do mix de produtos, a possibilidade de habilitar a venda de determinadas mercadorias apenas para um grupo de lojas e oferecer tabelas de preços diferenciadas para cada modelo de operação (como quiosque e megastore, por exemplo).

CRM integrado:

O Solutto oferece um Customer Relationship Management (CRM) para empresas franqueadoras de todos os segmentos. Com ele, é possível gerenciar desde o seu funil de vendas até fazer o envio de e-mails, passando pelo cadastro unificado de clientes.

O CRM centraliza as informações dos consumidores em um só lugar, contribuindo com a organização de dados e possibilitando que a franqueadora possa se  relacionar de maneira assertiva com seus clientes através de uma análise cuidadosa de seus perfis e históricos. 

Gestão financeira e de estoque:

Gerenciar o estoque e fluxo de caixa em uma franquia de varejo costuma ser uma atividade que requer muita dedicação.

Sabendo disso, o Solutto desenvolveu um módulo que ajuda as franquias de varejo a realizar o acompanhamento do estoque das suas unidades por item e código correspondente e ainda padroniza e simplifica a gestão vendas, cobranças e faturamento de unidades franqueadas.

Central de compras online:

A central de compras oferece soluções essenciais para franquias de varejo ao unificar o processo de compras e conectar as lojas com fornecedores homologados.

Além disso, essa ferramenta permite a emissão automática de notas fiscais, facilitando a gestão de compras do franqueador.

Universidade Corporativa (EAD):

O módulo de Universidade Corporativa (EAD) do Solutto é amplamente utilizado por franquias de diversos setores, incluindo varejo.

Através dessa solução, franqueadores podem disponibilizar um espaço virtual para que investidores estudem sobre diferentes aspectos da franquia; 

Ao final de cada módulo ou curso, os franqueadores podem avaliar o conhecimento adquirido pelos participantes e acompanhar a evolução deles por meio de relatórios de acompanhamento.

Consultoria de campo:

A consultoria de campo do Solutto oferece à franqueadora uma maneira eficaz de monitorar o desempenho das unidades e identificar a necessidade de melhorias.

Este módulo apoia a visita de um consultor permitindo agendamento junto à unidade, aplicação de diferentes tipos de checklist, registros fotográficos feitos durante a visita, campo para assinatura digital do responsável e geração e acompanhamento de planos de ação.

Sobre o Solutto 

O Solutto é um ERP com diversos módulos que visam otimizar e tornar mais assertivo o dia a dia das franqueadoras e dos franqueados.

Além de todas as soluções que listamos acima, o sistema também conta com ferramentas para todos os outros segmentos do franchising.

No total, o Solutto já está atuando há 18 anos no mercado, e acumula uma longa bagagem em sua história, visto que foi o sistema de gestão de mais de 500 marcas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui