A importância de homologar os fornecedores da sua franquia

0
109
importancia-de-homologar-os-fornecedores-da-sua-franquia

No universo do franchising, trabalhar com fornecedores homologados, que ofereçam a mesma qualidade de insumos e materiais em todas as unidades de uma companhia, é vital para o êxito e a credibilidade da marca.

Isto se deve ao fato de que, para além da estrutura e do modelo de negócio, a qualidade dos serviços e produtos oferecidos desempenha um papel fundamental em suas operações. Justamente por essa razão, um dos pilares para assegurar essa uniformidade é a homologação dos fornecedores.

Na prática, certificar os fornecedores é um processo pelo qual a franqueadora seleciona, avalia e aprova determinados fornecedores para o fornecimento de insumos, equipamentos ou serviços às suas unidades franqueadas.

Esse processo leva em consideração diversos quesitos, como, por exemplo, relacionamento com fornecedor, valores, índice de qualidade, condições de compra, prazo de entrega, entre outros detalhes que a franqueadora pode considerar importante para sua rede.

Assim, esse processo de homologação possibilita que as franquias trabalhem com marcas que atendam aos seus padrões, estejam em conformidade com regulamentos e, principalmente, correspondam à qualidade estipulada pela empresa.

Para te auxiliar nesse processo de homologar os fornecedores, elencamos alguns dos benefícios que essa decisão inclui e como realizá-la. Confira!

Vantagens da homologar os seus fornecedores

Além de garantir a padronização dos produtos e serviços oferecidos ao consumidor final, fazer uma lista de empresas que podem fornecer para as suas franquias também é importante para:

Reduzir riscos operacionais 

Trabalhando apenas com fornecedores aprovados, as unidades dificilmente terão problemas com produtos de baixa qualidade, prazos de entrega não cumpridos e desabastecimento de algum insumo ou material, pois a parceria e relacionamento com os fornecedores já está firmada. 

Simplificar processos 

Ao ter uma lista de fornecedores homologados, as franquias podem simplificar as etapas de compra. Isso gera economia de tempo e recursos, permitindo que os franqueados foquem em outras áreas importantes do negócio.

Manter preços atrativos na compra 

Por fim, a homologação também se faz necessária para evitar variações de preços. Ao estabelecer parcerias de longo prazo com fornecedores confiáveis, as franquias podem negociar contratos vantajosos e garantir o abastecimento regular de insumos essenciais sem o risco de aumento de preços inesperados. 

Como fazer a gestão dos fornecedores homologados?

A gestão dos fornecedores e o controle de compras das unidades pode ser muito trabalhosa se o franqueador a faz manualmente. Por isso, a melhor escolha é ter um sistema especializado nesta área da administração. 

O ERP do Solutto tem ferramentas que simplificam consideravelmente o processo de contato e compra de insumos com fornecedores certificados, centralizam as compras das unidades e fazem a emissão automática de notas fiscais.

Assim a franqueadora facilita a vida dos franqueados, que podem fazer suas compras de forma simples e segura, e dos parceiros, que recebem e faturam os pedidos de forma automática!

O Solutto também tem muitos outros módulos em seu sistema que visam apoiar a gestão, expansão, treinamento, financeiro e outros departamentos da sua franquia! Aproveite para entrar em contato e conhecer mais sobre esse sistema especializado em franquias!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui