A importância do conteúdo para as franqueadoras diante da crise

0
1486
importancia do conteudo na crise
importancia do conteudo na crise

A internet é uma das principais ferramentas de informação para quem se interessa por franchising. Porém, neste momento de pandemia ela se tornou a principal fonte de conteúdo para quem deseja investir em um novo negócio nos próximos meses.

Com isso, a produção de conteúdo relevante, que atrai, informa e vende, se tornou essencial para as franqueadoras.

Seja no formato de lives, guias, artigos ou posts nas redes sociais, uma coisa é certa: mais do que nunca, o conteúdo reina e investir nele através dos canais digitais é uma questão de sobrevivência.

Nos próximos tópicos, vamos explorar algumas formas de usar a comunicação pela internet que demonstram a importância do conteúdo diante da crise.

Posicionar sua marca

Em um momento de crise, o público está ainda mais atento ao posicionamento das empresas.

Neste cenário delicado, uma comunicação mal pensada ou uma estratégia errônea pode colocar em jogo a reputação e a imagem de companhias que, até então, eram muito sólidas e bem vistas.

E isso vale tanto para os consumidores finais, quanto para os novos investidores.

Segundo as informações do relatório Impacto do coronavírus nos investimentos de franquias, levantadas pelo Guia Franquias de Sucesso, os interessados em franquias estão analisando o comportamento das franqueadoras e 42,3% deles espera que as redes demonstrem responsabilidade e cuidado com seus clientes e funcionários.

Por meio do conteúdo – principalmente do que é divulgado nos portais de notícias que têm credibilidade no setor – é possível mostrar como sua marca está enfrentando os obstáculos e ainda se posicionar como uma rede empática, inovadora, flexível e ativa durante a crise.

Se relacionar com o público

Muitos setores do franchising tiveram que fechar suas portas e, com isso, acabaram ficando fisicamente distantes de seus consumidores. Para continuar presentes na vida deles durante este período, o conteúdo está sendo fundamental.

As lives, por exemplo, foram adotadas por muitas marcas como forma de manter o relacionamento com o público mesmo com as unidades fechadas.

No que tange à expansão, o relacionamento por meios digitais também está sendo fundamental.

Considerando que o processo de fechamento pode durar até 120 dias, muitos interessados em franquias estão aproveitando esse período de isolamento para buscar informações sobre as redes.

As companhias que têm se preocupado em gerar conteúdo para esses candidatos e em manter a expansão ativa, certamente iniciarão o segundo semestre com leads muito mais qualificados e preparados para se tornar franqueados.

Preparar a rede

Os treinamentos e reciclagens são fundamentais para que os franqueados estejam com os protocolos da franqueadora sempre alinhados e o negócio tenha mais chances de prosperar.

E, diante de uma crise, incrementar os treinamentos dos franqueados com conteúdos específicos para o momento atual, se mostrou ainda mais importante.

Muitas franqueadoras estão criando guias, lives e manuais sobre gestão em home office, saúde mental, atendimento pela internet, finanças pessoais e outros temas que não faziam parte da grade tradicional, mas que trazem informações preciosas nesta fase.

Por meio desses conteúdos, as franqueadoras estão reforçando a capacitação de seus parceiros e os deixando muito mais preparados para o futuro do franchising.

Manter a expansão ativa

Como já adiantamos, o conteúdo digital é uma ferramenta muito importante para a expansão de franquias.

Quando usado de forma estratégica, ele tem o poder de captar, informar e gerar leads qualificados que vão facilitar a vida dos times comerciais e acelerar a comercialização de novas unidades.

Neste cenário de isolamento, é através do conteúdo publicado em portais do franchising, redes sociais e outras ferramentas digitais que muitas franqueadoras estão mostrando que são ótimas opções de investimento e continuam fechando novos negócios.

O conteúdo no momento de retomada

Nessa altura, você já deve ter entendido como a produção estratégica de conteúdo se tornou ainda mais importante em um cenário de crise.

E mesmo com a reabertura gradual que está sendo implementada em algumas cidades, ele pode ser ainda mais valioso para as franquias.

A lógica aqui é simples: ainda que as lojas reabram, o coronavírus continua sendo uma ameaça muito séria para a saúde da população. Além das limitações que a reabertura terá, os franqueados devem esperar que os clientes estejam com muito receio de voltar a frequentar as lojas físicas.

Por isso, agora, o conteúdo tem um papel muito importante: mostrar como a sua rede está se preparando para garantir uma retomada com o máximo de segurança para os clientes e colaboradores.

Divulgar exaustivamente as medidas de proteção e oferecer diferentes formas dos clientes continuarem consumindo produtos e serviços vai fazer toda a diferença para gerar confiança no consumidor e elevar o faturamento dos franqueados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui