Internacionalização de franquias brasileiras dobrou nos últimos 6 anos

0
2071
mundo
mundo

Um estudo realizado pelo Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI) da ESPM em parceria com a ABF aponta que a internacionalização do franchising brasileiro dobrou nos últimos seis anos. Hoje, existem 134 redes brasileiras no exterior, enquanto em 2010, esse número era 65.

Para Thelma Rocha, pesquisadora e professora do PMDGI-ESPM, que estuda a internacionalização das franquias brasileiras, as recomendações apresentadas neste estudo levam em consideração a força do segmento de franquias no Brasil.

“Este mercado continuou apresentando crescimento, tanto em faturamento quanto em unidades, apesar do agravamento da crise econômica do país. A cada ano, constatamos a ampliação do número de redes de franquias internacionalizadas e também em número de países”, comenta Thelma.

As franquias brasileiras estão presentes em 60 países, sendo os principais mercados de destino: Estados Unidos, Paraguai e Portugal.

“Considerado um mercado modelo na operação de franquias, a preferência pela América do Norte se destaca dado o desafio de se obter êxito nesse cenário e à possibilidade de passar no teste para a expansão em outros continentes. Por sua vez, o Paraguai aparece como um dos principais destinos pela proximidade, expansão econômica e pelas facilidades de tributação, e Portugal pela similaridade do idioma”, explica Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado e internacional da ABF, responsável pela parceria.

Tieghi ainda completa que a internacionalização é um projeto de longo prazo, que demanda investimentos e preparação, mas que traz muitos benefícios à marca.

“Vemos nos Estados Unidos que muitas marcas já surgiram internacionais. Isso permite grandes ganhos de escala, em termos de desenvolvimento de produto, processos e sistema, e de marca. Creio que seja um caminho que as redes brasileiras devem trilhar também, o que propicia, inclusive, uma diversificação do risco do negócio”, diz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui