Em um momento em que a taxa de desemprego, reflexo da crise econômica, já ultrapassa os 10% e que o Brasil atinge o 2º pior PIB da América Latina, além de 1,8 milhão de empresas terem fechados as portas, fica difícil acreditar que começar um negócio  pode ser uma boa ideia.

Mas, apesar desse cenário pouco animador, as franquias parecem estar na contramão desse processo. O franchising cresceu 8,3% em 2015 e segue como modelo de negócio para quem quer empreender com custos fixos menores, maior poder de negociação, crescimento estruturado, além de poder contar com a expertise e a reputação de uma marca já consolidada no mercado.

José Carlos Fugice Jr., sócio-diretor da Consultoria para Franquias Goakira, explica que, mesmo durante a retração econômica, é possível encontrar boas oportunidades, principalmente se você tiver capital para passar por alguns meses de “vacas magras” e trabalhar com produtos e serviços que sobrevivam a longo prazo.

“Hoje é muito mais fácil negociar um ponto comercial e formar uma equipe do que a dois anos atrás”, afirma José Carlos. “Os pontos comerciais estão muito mais dispostos a negociar e fechar contrato por preços mais baixos. E com mais pessoas buscando oportunidade no mercado de trabalho, é possível filtrar melhor os colaboradores e criar uma boa equipe gastando menos”, conta o consultor.

O franchising e a crise foi um dos temas do curso “Construa uma rede de sucesso”, promovido pela consultoria Goakira, que tem como objetivo auxiliar franqueados ou empresários que tenham interesse de ingressar no mercado de franchising. O evento, que aconteceu nos dias 31 de maio e 1 de junho teve 20 horas de conteúdo ministrado por referências no mercado de franquias e empreendedorismo, como Maria Brufatto, que já atuou na expansão de mais de dez franquias, Marília Cardoso, diretora da InformaMídia Comunicação, e Ricardo Vaz, que tem mais de 20 anos no mercado de franchising.

Daniela Moreira, fundadora do site Guia Franquias de Sucesso, também esteve presente no evento palestrando sobre “Marketing de conteúdo – estratégias vencedoras para gerar leads para a expansão da sua rede de franquias“.

DEIXE UMA RESPOSTA