Mesmo com as dificuldades do mercado durante a pandemia, as microfranquias brasileiras têm se destacado no último ano.
Muitas delas tiveram aumentos significativos em termos de unidades e também de lucratividade e mostraram que são boas opções de investimento, também, para os momentos de crise.
Em vista desse crescimento, a Associação Brasileira de Franchising (ABF), que anualmente faz um estudo das maiores franquias do Brasil, também selecionou as 10 maiores microfranquias de 2021. E você vai conhecê-las a seguir.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Ah, e se estiver em busca de mais opções de microfranquias, aproveite para ler também nossa seleção de microfranquias baratas!
10 maiores microfranquias em 2021
Mas afinal o que são as microfranquias?
Microfranquias são modelos de negócico que oferecem ao franqueado a possibilidade de ter sua franquia por um valor de investimento inicial abaixo de R$ 90 mil. Geralmente, trata-se de um formato mais enxuto, econômico e com retorno rápido. Com isso, podemos dizer que as microfranquias são boas opções para quem busca franquias baratas.
Esse modelo de franquias cresceu muito nos últimos anos, em especial nos momentos de crise. Segundo uma pesquisa realizada pela ABF, o nicho de microfranquias expandiu 45% entre os anos de 2003 e 2016.
Desde então, o número de pessoas interessadas em microfranquias só aumentou, principalmente em 2020 – ano em que o comércio, de modo geral, teve que lidar com muitas instabilidades por conta do coronavírus.
O momento desafiador levou muito investidores a priorizar modelos de negócio menos arriscados, que exigissem menor aporte financeiro e, se possível, que pudessem ser operados em casa.
Por conta disso, as microfranquias têm se popularizado, mesmo diante da pandemia.
Um bom exemplo da ascensão das microfranquias é a rede Pit Stop Skol, que comercializa bebidas alcoólicas do Grupo Ambev, e que foi a que mais cresceu em 2020, encerrando o ano com 1866 unidades em funcionamento.
Vantagens de investir em uma microfranquia
-
Baixo custo
Sem dúvidas, uma das maiores preocupações de quem quer abrir uma franquia em 2021 é em relação ao valor de investimento. E, nesse quesito, as microfranquias chamam a atenção.
Por ser de porte menor, e muitas vezes não depender de um espaço comercial para operar, as microfranquias concedem ao investidor uma economia disparada em comparação com as franquias convencionais.
Isso é especialmente interessante para quem perdeu renda ou está em busca de um negócio que possa ajudar a complementar o faturamento pessoal.
-
Sistema de franchising
As microfranquias fazem parte do franchising, um sistema de negócios onde a franqueadora oferece ao franqueado a oportunidade de investir em um modelo já testado e funcional.
Além de conceder autorização para o uso da marca, a franqueadora também transmite o seu conhecimento do mercado e promove suporte e treinamento para o franqueado.
Com isso, o franchising é um modelo muito mais seguro para quem quer empreender com o apoio e o respaldo de uma marca de sucesso.
-
Plano de negócio
A formulação de um plano de negócios não é simples, principalmente para quem está fazendo isso pela primeira vez. Na verdade, dados do Sebrae indicam que a falta de planejamento é uma das principais causas de mortalidade precoce das empresas.
No franchising, porém, isso não deve ser um problema. Como mencionamos no item anterior, a franqueadora já conta com conhecimento necessário para traçar um plano de negócio para a rede de franquias e deve oferecer o apoio necessário para que o franqueado tenha mais chances de sucesso.
-
Possibilidade de trabalhar de casa
Nem todas as microfranquias possuem esse modelo, pois dependendo do serviço oferecido essa possibilidade fica inviável. Entretanto, existem muitas opções de microfranquias home based que permitem que o franqueado trabalhe em casa.
Nesses casos, o investidor não precisa arcar com custos relacionados ao ponto comercial, estoque de produtos e contratação de funcionários, por exemplo. Basta se organizar para gerenciar seu negócio e captar clientes remotamente, ou prestar seus serviços in loco.
-
Versatilidade
As microfranquias são portas abertas para quem quer investir em diversos nichos de atuação. Elas podem englobar diversas áreas, como franquias de alimentação, franquias de educação, franquias financeiras, franquias de serviços, franquias de delivery, franquias virtuais, entre outras.
Ou seja, investir em uma microfranquia é ter um grande leque de setores e poder escolher aquele em que franqueado tem mais familiaridade ou interesse, assim como ressaltou o presidente da ABF, André Friendheim.
“É interessante notar a variedade de tipos de negócio no ranking das microfranquias. Isso é muito importante, pois as microfranquias podem ser uma alternativa de ocupação de renda para muitos desempregados, o que já vem ocorrendo”, disse ele.
-
Tempo de retorno
Outro fato muito interessante em relação as microfranquias é quanto ao tempo de retorno financeiro que um franqueado precisa. Diante das franquias convencionais, as microfranquias possuem um prazo de retorno financeiro mais rápido.
E, além disso, podem ter o mesmo valor de faturamento e lucratividade ou até maior do que os modelos comuns de franquias.
Gostou de conhecer mais sobre as microfranquias e descobrir quais são as maiores 10 microfranquias de 2021? Se você está buscando uma oportunidade de investimento econômico, aproveite e veja também essa lista com mais de 100 opções de franquias baratas.