Empreendendo no mercado fitness: 6 tendências para investir

0
4241
mercado fitness dicas
mercado fitness dicas

O mercado fitness está em alta. Neste artigo, você confere dicas para empreender nessa área, descobre como escolher uma franquia e encontra as principais tendências do setor.

➥ Busca franquias no mercado fitness? Confira nosso guia de franquias de academia (com valores de investimento)

O Brasil apresenta um faturamento anual no mercado de varejo ligados à área fitness é de 4,73 milhões de reais, tendo mais de 7 mil lojas especializadas em mercado fitness de acordo com dados da Associação Brasileira de Esportes, que aponta também que o Brasil no ranking mundial perde apenas para os Estados Unidos.

Dentro desses números vem ganhando destaque as franquias de academias e studio ligados a atividades diferenciadas.

Aquele modelão de academia ainda é muito promissor, porém as pessoas têm procurado nichos especializados que ofereçam não só a especialidade que a pessoa gosta, mas que tenha somente pessoas que curtam a mesma especialidade. A tendência de consumidor 4.0 é a formação de tribos de afinidade, onde as pessoas procuram espaço que não só ofereçam os serviços e produtos que elas desejam, mas que sejam frequentados por pessoas que tenham afinidades e que pensem parecido.

Um exemplo é a empresa Bodypulse que trabalha com uma técnica de eletroestimulação em seus dois estúdios e tem plano orgânico de expansão de duas novas unidades, neste semestre ainda, no estado de São Paulo. A empresa tem em seu radar de negócios o lançamento de mais 20 unidades nos próximos dois anos com investimento médio de 10 milhões de reais.

Lembrando que cada unidade que é aberta, gera uma movimentação de outros negócios fitness correlatos tais como alimentação e roupas especializadas para treinos e pessoas que curtem esportes. Isso movimenta o mercado.

Se você é empreendedor deixo o alerta para dois movimentos importantes: oportunidade de ter uma franquia dentro deste segmento e a oportunidade de criar marcas próprias de produtos que atendam a esse crescimento de academias e studio que vem chegando forte. A hora de se preparar é antes das academias chegarem.

No centro do Rio, existe uma academia ao lado de um restaurante que eu frequento, esses dias vi o proprietário reclamando do fraco movimento dele. Ele é vizinho de parede com uma academia que tem em média 2 mil pessoas entrando e saindo toda a semana, todas preocupadas em cuidar do corpo, mas o dono do restaurante não oferece quase nenhuma opção de alimentação fitness para seus vizinhos ilustres.

Parece brincadeira, mas está cheio de exemplo como esse por aí. Empresários que reclamam, mas não conseguem ver as oportunidades bem em baixo de seu nariz.

Se você pretende entrar nesse mercado vou deixar abaixo algumas tendências que estão em busca de empreendedores:

1 – Equipamentos eletrônicos vestíveis – Pulseiras que monitoram batimentos, roupas reguladoras de temperatura corporal, relógios smart, roupas UV, roupas para ajuste corporal, roupas que estimulam através de pulsos magnéticos ou elétricos.

2 – Equipamentos elétricos e eletrônicos para auxílio ao treino – Equipamentos de pulsos elétricos ou magnéticos e equipamentos de massagens.

3 – Delivery de alimentação e sobremesas fitness – Alimentação e sobremesa personalizada e entregues no trabalho ou na casa dos adeptos de exercícios físicos.

4 – Malhação com acompanhamento de coach – Profissionais que unem o personal training com metodologia coaching têm sido cada vez mais requisitados, pois, trabalham mente e corpo.

5 – Exercícios personalizados para doenças – Exercícios e acompanhamento de doentes, têm sido também uma tendência; academias com horários ou especializadas somente em atender esse público têm crescido. Imagina que você tem problema de coluna e vai fazer exercícios ao lado de várias pessoas que não tem qualquer problema, você se sentiria à vontade? Pensando nisso academias tem se especializado nesse público e destinado espaços reservados e horários separados para eles.

6 – Programas para idosos – Seguindo o mesmo conceito do tópico acima, eu me sentia mais à vontade malhando ao lado de pessoas com a mesma idade e nível de dificuldades que eu. Não iria querer um jovem debochando perto de mim, pois eu não consigo fazer os exercícios como ele. Para evitar isso algumas academias oferecem horários ou espaços exclusivos para idosos.

Não importa qual seu segmento ou tipo de personalização sua academia ou studio oferece, tem muito espaço para inovação e criação de produtos e serviços fitness.

O mercado vem tendo crescimento constante desde 2016 e deve continuar assim pelos próximos anos. Existe muito espaço para você se tornar um empreendedor no setor fitness.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui