Atendimento odontológico a preços acessíveis: essa é a proposta da ODONTOCOT. Fundada em 2013, a ODONTOCOT foi criada pelos dentistas e empreendedores Fernando Rocha e Thiago Oliveira, em Curitiba. A rede chegou no franchising com a segurança de um know how de quase dez anos no mercado odontológico voltado para clínicas populares.
Como grande diferencial no mercado, a rede de franquias oferece preços acessíveis para os principais atendimentos, conhecido como “serviço odontológico acessível”. O público alvo da ODONTOCOT abarca a maioria da população brasileira, as classes C e D.
As estratégias de gestão, atendimentos e serviços prestados pela marca foram desenvolvidos a partir da busca por melhorias nos procedimentos executados e, principalmente, no sistema de gestão das franquias.
A rede se coloca no mercado com o objetivo de aliar o investimento e conhecimento técnico dos parceiros franqueados a todo expertise da marca, acerca dos detalhes de gestão financeira, gestão de pessoas, marketing, controle de indicadores, entre outras questões que formam a ODONTOCOT. O franqueado fica em contato direto com o CEO da marca e conta com estratégias de marketing diferenciadas.
Todos os treinamentos oferecidos pela franqueadora são voltados para as áreas de atendimento e vendas. O franqueado acessa modelo de negócio de sucesso e de alta rentabilidade, além da possibilidade de ter as melhores negociações com os fornecedores da marca.
Modelo de franquia
Para os interessados em abrir uma franquia da ODONTOCOT, a marca disponibiliza dois modelos de negócio: Smart, com investimento a partir de 150 mil reais e faturamento anual, em média, de 600 mil reais; e o modelo Premium, em que o franqueado investe a partir de 250 mil reais e faturamento anual gira em torno de 1,3 milhão de reais.
A marca busca por pontos em locais comerciais, preferencialmente abertos para reformas e sugere que, em média, o franqueado contrate entre quatro e oito funcionários para compor a equipe. O ponto comercial precisa estar localizado em regiões com grande circulação de pessoas e bairros com alta população.
Expansão em foco
A ODONTOCOT procura por franqueados com idade entre 25 a 50 anos, sem a necessidade de possuir formação em odontologia. O empreendedor precisa se dedicar integralmente à franquia, se identificar com os valores da ODONTOCOT e possuir habilidades para gerenciar pessoas.
A marca oferece suporte diário, em horário comercial, através de ferramentas de comunicação. As reuniões com o CEO acontecem a cada 15 dias, para análises de indicadores e feedback. O franqueado passa por treinamento presencial de uma semana, que pode ser realizado na unidade piloto, no Paraná, ou na própria unidade do franqueado.
Hoje, a ODONTOCOT possui sete unidades em São Luís (MA), Joinville (SC), Manaus (AM) e uma unidade piloto em Fazenda Rio Grande (PR). As principais regiões em que a marca busca por novos franqueados são Sudeste (São Paulo e Rio de Janeiro) e toda a região Nordeste.
Para os dez primeiros franqueados, a rede disponibilizará negociação diferenciada no pagamento da taxa de franquia inicial.