Com modelos de negócio de baixo investimento e operações que permitem horários flexíveis, as franquias home based atraem investidores de todos os segmentos. E, não por acaso, essa modalidade tem crescido no franchising nacional.
Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), embora o formato de loja ainda seja o mais popular no mercado, os modelos de operação home based estão se tornando mais presentes.
Em 2017, a participação de franquias home based, com unidades móveis, delivery ou vendas diretas era de 3%; em 2018, esse índice saltou para 5%. A ABF apurou ainda que 4,9% das unidades de franquias no Brasil estão localizadas em home office.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
Para quem pensa em empreender, apostar em franquias home based pode ser uma excelente oportunidade. Com opções de redes que têm investimento inicial reduzido – uma vez que essa modalidade dispensa a instalação de ponto comercial -, é possível encontrar franquias por menos de 5 mil reais.
Além disso, essa forma de trabalho permite que o franqueado atue com horários flexíveis, sem contratar funcionários, possibilitando inclusive que o negócio seja conciliado com um emprego formal ou outras atividades. Tudo isso sem abrir mão da segurança de contar com o suporte e o know how da franqueadora, que aumentam as chances de sucesso do empreendimento.
“As pessoas buscam investir em franquias, independentemente do setor, por se tratar de um modelo de negócio testado, estruturado. Apesar do investimento em franquia não significar garantia de sucesso, dados do Sebrae mostram que as chances são bem maiores de que negócios independentes”, aponta Lucas Atanázio Vetorasso, estrategista e CEO do Grupo ATNZO.
É importante lembrar que nem sempre as franquias home based são aquelas em que os franqueados trabalham sem sair de casa. Esse modelo de franquia oferece negócios que não exigem ponto comercial, mas que podem exigir que o franqueado vá até os clientes, seja para a prestação de um serviço ou venda direta de produtos.
Da mesma forma, também é possível encontrar franquias que podem ser completamente operadas a partir de casa, com atendimento online.
Na hora de escolher a franquia ideal para investir, as opções são variadas: há redes que atuam em praticamente todos os nichos de mercado. Os segmentos mais comuns a oferecer franquias home based são os de serviços, turismo e negócios; mas, algumas redes de alimentação e moda, que tradicionalmente atuam com estrutura física, também trabalham com esse modelo.
Independente da área de interesse do investidor, é indispensável atentar-se às informações fornecidas pela franqueadora, especialmente a Circular de Oferta da Franquia e o contrato.
“Leia todas as documentações que te enviarem, página por página. De preferência, leve a um especialista. Vai investir o dinheiro da sua vida, suas economias? Então trate de se aprofundar nas normas de funcionamento, suporte, entre outros aspectos que farão toda a diferença no sucesso do negócio”, aconselha Lucas.
O especialista recomenda ainda que o interessado procure conversar com outras pessoas para esclarecer dúvidas e entender o histórico da marca: “converse com franqueados da rede. Caso, seja franquia nova, analise as documentações e histórico de quem está cuidando da expansão da marca”.
Franquias home based para investir
A seguir você confere algumas opções de franquias home based, em diversos segmentos do franchising. Os dados de investimento são divulgados pela ABF ou informados pelas empresas.
Parabéns pelo conteúdo, bem completo. Realmente franquias home based são ótimas opções de negócio para se abrir em casa. Abraço