Com um crescimento expressivo no mercado, as franquias de turismo têm saltado aos olhos de quem pensa em abrir um negócio. Unindo modelos de baixo investimento à alta demanda do setor, as redes que atuam no segmento prometem retorno atrativo aos investidores.
No terceiro trimestre de 2023, as franquias de turismo faturaram R$ 3 bilhões, de acordo com relatório da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
➥ Busca franquias de agências de viagem? Confira nosso guia de franquias de turismo (com valores de investimento)
Para Henrique Mol, diretor executivo da Encontre Sua Viagem, as vantagens de investir em uma franquia de turismo estão relacionadas a estar em um mercado com forte crescimento, baixo investimento para operação e inúmeras possibilidades de perfis de viagens e clientes.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
É essa variedade de perfis de viagens e clientes que permite às franquias de turismo faturar também fora das tradicionais épocas de alta temporada. Atendendo a clientes em viagem de férias, lazer, lua de mel, estudos, negócios e eventos, o setor de turismo consegue se manter aquecido durante todas as épocas do ano.
De olho nesse público, o mercado de turismo oferece uma série de opções de negócios: é possível encontrar franquias de agências de viagens no formato loja, quiosques em shopping centers, aeroportos e outros pontos comerciais, além de modelos para compras online – formato que tem crescido nos últimos anos.
Segundo levantamento da BigData Corp feito sob encomenda do PayPal, o Brasil conta com cerca de 338 mil sites dedicados ao segmento de turismo. Considerando o cenário de e-commerce nacional, as lojas virtuais de turismo chegam a representar 9,58% do total do comércio eletrônico brasileiro.
No âmbito das franquias, trabalhar com vendas online pode ser uma boa opção para quem busca opções de franquias baratas: com oportunidade para trabalhar em casa, é possível encontrar modelos com investimento a partir de 4 mil reais. Já para empreendedores que querem investir alto, optando por um negócio de capital elevado, o segmento de turismo também oferece alternativas, com redes de hotéis e hostels, pro exemplo.
“É um mercado com alta concorrência, principalmente com fácil percepção de preço; estar atualmente em uma rede com volume de vendas e estrutura, faz-se obrigatório”, afirma Henrique.
Na hora de escolher a franquia ideal, Henrique aconselha que o candidato avalie: “tempo de mercado, melhores acordos comerciais, número alto de parceiros diferentes para comparação entre eles, e estrutura de suporte para maior desenvolvimento pelo franqueado na área comercial”.
A seguir você confere algumas opções de franquias de turismo – tanto na área de agências de viagens quanto de redes hoteleiras. Os dados de investimento são divulgados pelas empresas ou pela ABF.
quero saber com tet uma franquia para viagens nacionais e internacionais em casa tenho espaço cormercial com alvara tudo legalizado
Oi, Esler. Para abrir uma franquia de viagens em casa, você pode entrar em contato com marcas que oferecer modelos de franquia home office para saber os processos de cada uma. Geralmente, nesse tipo de negócio é necessário contar apenas com computador e internet para começar as operações.
Temos um ebook com mais informações sobre esse mercado. Você pode baixar aqui (é gratuito!): https://guiafranquiasdesucesso.com/guia-pratico-franquias-de-turismo/