10 pontos importantes para avaliar antes de franquear o seu negócio

0
746
pontos importantes antes de franquear
pontos importantes antes de franquear

O investimento em franquias é uma solução muito procurada para quem quer abrir um negócio. Considerada no momento atual especialmente em tempos de pós-crise, em que lançar uma nova marca é bastante arriscado. As vantagens dessa modalidade de investimento são: marcas com reconhecimento no mercado, suporte de vendas para o franqueado, mídias digitais desenvolvidas e modelo de negócio já definido de público alvo.

A empresária, Ana Paula Ferro, conhecida por faturar com suas franquias mais de 20 milhões, atualmente, tem 70 unidades franqueadas e escreveu 10 dicas importantes com inúmeros benefícios atrelados para começar seu negócio. Por isso, falaremos neste artigo sobre o passo a passo para que você, de fato, seja um franqueado de sucesso. Confira!

1- Modelo maturado em unidades próprias

Antes de franquear, procure consolidar todas as características do seu negócio. Isso engloba naturalmente as ferramentas de sucesso, lucratividade, gestão de pessoas, sazonalidade e crescimento do mercado. Só assim você terá autoridade e experiência suficiente para dar o suporte necessário e ser competitivo e resolutivo face às adversidades.

2- Visão, missão e valores da empresa muito claros com os seus representantes

Tenha muito bem definido quem a sua empresa é, onde ela quer chegar e como ela tratará sempre seus clientes e colaboradores. Construa uma roda da vida com o panorama de valores que permita sempre uma avaliação interna e externa de todos os representantes da sua marca. Afinal, você não irá longe sozinho. Você precisa sempre de pessoas, e estas têm de estar alinhadas com a sua conduta do bem, justiça e excelência. E quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve.

3- Tenha um produto bom que permita a pessoa retornar para comprar mais

Existem inúmeros produtos e serviços para todos os gostos e necessidades. Eu acredito sempre no desenvolvimento de algo cujo custo-benefício seja acessível a uma recompra constante. Queremos que o nosso cliente retorne porque gostou muito e deseja mais e não porque ficou insatisfeito.

4- Tenha um mix exclusivo de produtos e serviços. Quanto mais exclusiva for a sua marca, mais valiosa ela se tornará

Qual o seu diferencial no mercado em mix de produtos e serviços? Eu desenvolvi uma série de protocolos exclusivos de procedimentos, nutri e dermocosméticos para que os clientes da minha empresa possam ter uma experiência e resultados únicos na Emporium da Beleza. Junto com um atendimento diferenciado, os nossos clientes só encontrarão na minha empresa estes protocolos únicos desenvolvidos por especialistas;

5- Franquear é um método de escalar a sua marca através da expansão, mas lembre-se que a franqueadora tem de dar lucro

Existem inúmeros métodos com diferentes tempos de percurso para escalar a sua marca. Entre uma delas existe o franchising. Mas para franquear você precisa de uma estrutura que possibilite a adesão à sua marca, aplicação de know-how, treinos constantes e padronização. Para tudo isso, a sua estrutura tem de dar lucro, pois afinal de contas ela também estará gerando contratações de executivos e consultores para atenderem os seus franqueados. A franqueadora em si deve ser assim como as unidades próprias e franqueadas, uma empresa com fins lucrativos;

6- Conheça verdadeiramente o seu segmento (pelo menos 1 ano atuando nele) só se conhece algo passando 4 estações com ele

Além de conhecer o seu próprio negócio, você deve conhecer com mestria o segmento em que ele está inserido. Isso te permite aprimorar os processos já instaurados, bem como estudar a inovação pertinente à constante evolução do mundo. Mas atenção, não faça do seu negócio um laboratório de testes de tudo o que sai de novo.

7- Invista numa estrutura e time de consultores com experiência no seu negócio

Gosto de contratar pessoas do bem e deixá-las trabalhar em paz. Inclusive na minha empresa a responsabilidade pelos compromissos que estabeleço com os meus colaboradores. Esse é um trabalho que por vezes pode ser mais demorado. Resultado? Menor rotatividade, maior lealdade e melhor desempenho. Ninguém conhece melhor o meu negócio do que as pessoas que vivem diariamente os desafios dele.

8- Seja muito transparente com o seu estudo financeiro e DRE. As pessoas estão investindo o dinheiro da vida delas na sua marca

Realize sonhos com fatos reais. Você jamais provará uma mentira, agora uma verdade… Então é assim que conduzo os meus negócios. Transparência acima de tudo. O investidor deve estar ciente de toda a jornada de retorno do seu investimento e lucratividade;

9- Invista sempre em melhorar os seus processos internos e procure sempre inovação

Mesmo sendo líder entre seus concorrentes nunca se acomode numa zona de conforto. Procure sempre melhorar, mesmo quando você já é excelente. Procure sempre novos desafios, mesmo que esteja na frente de seus concorrentes. Não se conforme quando todos à sua volta falar, que está tudo bem. Existe espaço para fazer mais e melhor, e se ninguém o faz, então você será o primeiro.

10- Tenha disciplina

É importante respeitar o dia-a-dia. Trabalhar incansavelmente para ter os resultados esperados. E mesmo quando você não acerta em algo, entenda como uma maneira que você coletou que não dá certo. Tirando-a do seu caminho e lhe aproximando do que você verdadeiramente almeja. Disciplina é o melhor método para uma empresa organizada.

Agora, com as dicas da Ana Paula Ferro, Estão animados para ter sua própria franquia? Se sua resposta for positiva, nossa dica é que você faça o investimento no setor que mais cresce no Brasil: Estética e Beleza.

Este artigo foi enviado por Ana Paula Ferro, empresária com mais de 14 anos de história e fundadora da Emporium da Beleza, para uso do Guia Franquias de Sucesso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui