5 dicas para acertar com produção de conteúdo para sua franquia

0
1290
producao de conteudo para sua franquia
producao de conteudo para sua franquia

O conteúdo já era uma estratégia muito importante para as franquias que tinham como objetivo atrair, relacionar e converter franqueados.

Porém, a pandemia tornou a produção de conteúdo fundamental para as redes que querem sobreviver à crise e manter a expansão ativa, mesmo em um momento delicado.

Mas, afinal, como criar materiais que realmente gerem resultados e contribuem para as ações de crescimento da franquia?

Se você já se fez essa pergunta, continue lendo! A seguir, você encontra algumas dicas para acertar na produção de conteúdo para a sua rede de franquias.

Saiba quais são os objetivos

O primeiro passo para uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é ter metas bem claras para guia o trabalho.

Para definir os objetivos de curto, médio e longo prazo é importante conhecer a natureza de cada tipo de material e as suas métricas correspondentes.

O sucesso de um blog corporativo, por exemplo, pode ser medido de acordo com o número de visitantes mensais, volume de páginas acessadas e geração de leads, por exemplo.

Invista tempo no planejamento

Muitas empresas ainda acham que para produzir conteúdo basta sentar e escrever. Mas, na verdade, a parte mais crítica dessa estratégia é o planejamento.

Sua rede pode criar um texto excelente, mas se ele for direcionado para o público errado e não tiver um papel claro na jornada do franqueado, dificilmente renderá resultados.

Tendo isso em mente, uma boa forma de começar é estudar o perfil do candidato, entender as fases até a assinatura do contrato e quais são as principais barreiras que impedem ou atrasam esse processo.

Depois, estruture alguns formatos e temas relevantes que fazem sentido para a estratégia e defina qual será a dinâmica de criação e publicação dos materiais.

Alinhe o conteúdo com o time comercial

Quando o conteúdo está alinhado com o trabalho do time comercial, ele ajuda a atrair leads com real potencial de fechamento e a qualificá-los.

Como já criou um relacionamento com a marca e recebeu informações detalhadas sobre o negócio e o mercado, o interessado chegará até o time comercial muito mais preparado para fechar.

Mas, para que tudo isso aconteça, é importante que o marketing de conteúdo caminhe junto com as estratégias comerciais da franquia. Isso significa que a equipe comercial deve conhecer os materiais que são enviados para os candidatos e saber quando e como entrar em contato com eles.

Quando esse trabalho é bem feito, representa uma vantagem significativa no processo de expansão, já que candidatos bem informados e decididos poupam tempo e esforço dos consultores e tornam o processo de fechamento ainda mais simples e rápido.

Traga um profissional para o time

Criar conteúdos de qualidade fica muito mais simples quando sua rede conta com um especialista.

Um profissional trará o know-how que a marca precisa para desenvolver táticas eficientes, produzir materiais que gerem leads mais qualificados e indicar caminhos para otimizar os resultados.

Independente se sua rede vai formar uma equipe para trabalhar internamente, fazer parceria com uma agência ou mesmo buscar um profissional independente para apoiar a produção de conteúdo, ter especialistas certamente vai acelerar o sucesso das suas estratégias.

Tenha conteúdo em diferentes canais

Um plano de marketing de conteúdo mais arrojado geralmente envolve atuação em diferentes plataformas.

Por exemplo: sua marca pode criar um e-book para captar leads de interessados no segmento, divulga-lo nas redes sociais e, depois do cadastro, manter contato com os interessados enviando peças de e-mail com mais informações.

Só nesse esquema básico temos: e-book, material para as mídias sociais e e-mail marketing. Três tipos de conteúdo em três plataformas distintas. E elas funcionam muito bem juntas!

Também é uma ótima ideia usar canais externos para atingir um público ainda maior.

Estar presente em portais de franquias, como o Guia Franquias de Sucesso, é uma excelente maneira de alcançar pessoas interessadas no franchising e ter sua marca em conteúdos produzidos por especialistas.

Com mais de 100 mil visitas mensais e cerca de 5 mil leads gerados todos os meses, o Guia é uma das principais referências para quem quer investir em uma franquia. E a sua marca também pode estar aqui!

Clique aqui para saber mais sobre como anunciar conosco ou envie um e-mail para comercial@guiafranquiasdesucesso.com.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui