Guia Franquias de Sucesso

Produtividade em franquias: saiba como a tecnologia pode ajudar

produtividade em franquias usando tecnologia

 Expansão inteligente e unidades franqueadas com bom desempenho – esse é um desejo comum a franqueadores de todos os segmentos. Chegar lá não é fácil, mas, a boa notícia é que a tecnologia pode ajudar a potencializar a produtividade da rede.

Investir em ferramentas tecnológicas e em plataformas digitais ajudam a diferenciar uma franquia em meio a tantas opções e concorrências no mercado, além de ser uma excelente maneira de impulsionar a administração de um negócio – em muitos setores, a tecnologia está assumindo protagonismo das empresas.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Segundo o diretor de tecnologia da Solutto, Erick Vils, a utilização de ferramentas tecnológicas e plataformas digitais de gestão auxiliam na captação, filtragem, seleção e coleta de dados complementares, gestão de agenda e de compromissos de candidatos, e podem ajudar até na automação de e-mails e SMS.

“No processo de expansão de uma marca, o uso de plataformas e sistemas online potencializam a performance de uma franquia por meio do aumento da taxa de conversão, além de auxiliarem o franqueador a reduzir os erros durante o planejamento e, principalmente, quando o processo de expansão entrar em vigor”, comenta Vils.

Assim, a tecnologia agregada à administração de uma empresa pconsegue promover a transmissão de uma imagem mais profissional aos clientes e potenciais clientes, além de reduzir futuros riscos jurídicos.

Com o uso de plataformas digitais, o empreendedor terá mais tempo livre para priorizar os melhores candidatos e se dedicar aos contatos com os já franqueados: tarefas de contato, solicitação de FPQ, follow-ups e alertas de inatividade podem ser programados para serem realizados por um sistema online.

Redução de erros de digitação e economia de tempo ao refazer um trabalho são outras atividades que ficam a cargo da tecnologia. O sistema de gestão pode estar integrado com dezenas de portais e ferramentas de captação de candidatos e cada cadastro é criado automaticamente.

“Outro ponto positivo no uso de plataformas digitais está na organização da documentação”, complementa Vils. Todos os arquivos ficam disponíveis para uso futuro em eventuais problemas jurídicos. A ficha do candidato reúne todas as informações, conversas e documentos que foram fornecidos durante a negociação da franquia.

Estratégias comerciais

Erick Vils indica que, ao alçar mão de tecnologias e de ferramentas online, o empreendedor será capaz de traçar estratégias comerciais efetivas.

É possível mapear os melhores locais para atuar com estratégias de expansão – tanto em ambientes físicos, com feiras e eventos, e virtuais, como portais de franquias, páginas de Facebook, Linkedin, Landing Pages, Google Ads, entre outros. A integração de todos estes canais por meio de uma plataforma é uma estratégia potente para expansão comercial.

Uma plataforma online  também auxilia que a empresa seja sucinta nos primeiros dados solicitados aos candidatos a franqueado, além de auxiliar a fazer uma boa régua de contatos por SMS, e-mail, por telefone e até encontros presenciais.

Outra estratégia possível é estabelecer critérios de pontuação e territorialidade para avanço rápido no processo de seleção ou descarte de um possível candidato.

Mais produtividade para sua franquia através do Solutto

O Solutto é um sistema voltado para franquias que surgiu no mercado com o intuito de oferecer soluções completas para gestão de franquias via software online, atendendo a franqueadores e franqueados. Atualmente, a empresa atende 280 marcas de franquias e conta com mais de 5 mil usuários ativos.

Com um sistema com estrutura modular que oferece amplos recursos para gestão e potencialidade do negócio, o Solutto abrange processos de expansão e relacionamento entre candidatos e franqueadora. A plataforma apresenta uma arquitetura intuitiva, de fácil navegação, que se adapta às características e preferências de cada franqueadora, além de dispor de áreas de personalização e alertas inteligentes na tela inicial.

Com o uso da tecnologia Solutto, a franqueadora obtém mais produtividade, ganhos de escala e eficiência operacional; conta com facilidade de gestão da comunicação entre franqueadora, franqueado e clientes e oferece estratégias de marketing para impulsionar o negócio.

Sair da versão mobile