Quanto tempo leva para abrir uma franquia?

0
975
quanto tempo leva para abrir uma franquia 02

É certo que abrir uma franquia é um processo mais rápido e mais simples do que empreender sozinho, pois o franqueado replica um formato de negócio que já está pronto e foi bem-sucedido em outras praças.

Porém, mesmo contando com o apoio da franqueadora, a abertura de uma empresa exige alguns processos – e ele levam tempo para serem realizados.

Mas afinal, o que acontece entre a assinatura do contrato e o início da operação? E por que essas etapas levam tempo? É isso que você vai descobrir na sequência!

Quais são os processos envolvidos na abertura de uma franquia e o seu tempo médio?

quanto tempo leva para abrir uma franquia 01

O tempo necessário para o planejamento e abertura de uma franquia vai depender das particularidades de cada rede e dos modelos de franquias que ela disponibiliza.

Uma franquia home based, por exemplo, deve abrir mais rapidamente do que uma loja tradicional, uma vez que o franqueado não terá que passar pela escolha de um ponto comercial e da reforma do espaço.

Por isso, é sempre fundamental conversar com o franqueador para entender qual é o prazo estimado para a abertura do tipo de negócio no qual você está interessado.

Mas, de forma, geral, existem algumas etapas que podem fazer parte do processo de abertura de uma franquia. Veremos quais são elas a seguir.

Processo de escolha do investimento

Existe uma primeira etapa para abrir uma franquia que é a escolha da rede, segmento e formato de atuação. Como esse é um processo individual de cada investidor, não há um prazo fixo.

Uma pessoa pode escolher uma franquia em alguns dias, ou levar meses até ter certeza de que está fazendo um bom investimento.

Para otimizar seu tempo nesta fase, uma dica importante é comparar as informações passadas pela franqueadora com as experiências de outros franqueados. As respostas deles poderão nortear sua decisão e fazer com que você escolha uma franquia de forma assertiva.

De acordo com Henrique Mol, Presidente do Grupo Encontre Sua Franquia, especialista em franchising e Diretor do Núcleo de Expansão de Franquia, é importante que o franqueado esteja certo que a rede atenderá suas expectativas. “O candidato deve analisar o negócio a partir das informações que recebeu e fazer suas pesquisas”, afirma o diretor.

Primeiro contato com o franqueador

Após demonstrar interesse na rede de franquias, provavelmente o investidor irá solicitar mais detalhes do modelo de negócio, seja através do site da marca ou aqui no Guia Franquias de Sucesso.

O prazo para que a rede entre em contato com o interessado é muito relativo. Porém é comum que esse primeiro diálogo aconteça em alguns dias.

Vale destacar que, na maior parte das vezes, a rede contata o interessado por telefone, e-mail ou WhatsApp para apresentar mais informações sobre a marca e tirar as suas primeiras dúvidas.

Reunião com os consultores

A próxima etapa, geralmente, envolve uma reunião com os consultores de expansão da franquia.  Esse bate-papo pode ser presencial ou online e costuma abordar mais detalhes do investimento, regras da marca, perfil ideal do franqueado e valores de aporte.

Henrique Mol explica que, nesse momento, franqueador e interessado estão sendo analisados um pelo outro. “O consultor vai analisar as características do empreendedor, as expectativas quanto ao negócio e capacidade financeira. Alinhando estas primeiras expectativas, faz análise dos instrumentos jurídicos como COF e do Contrato de franquia”, explica o Diretor do Núcleo de Expansão de Franquia.

Análise do local de instalação

quanto tempo leva para abrir uma franquia 03

Caso a negociação avança e o contrato seja assinado, o franqueado faz o pagamento da taxa de franquia (e de outros valores que estiverem estipulados no contrato) e começa o processo de abertura da franquia, de fato.

Nesse momento, um dos primeiros passos é escolher o ponto comercial, caso isso seja mandatório para a franquia. Isso acontece, por exemplo, com as franquias de quiosque, franquias store in store, franquias de container ou qualquer outro modelo de franquia que tenha atendimento ao público.

É comum que a franqueadora faça uma análise da região para verificar a viabilidade da área e ajude o franqueado a escolher o melhor ponto para instalar a unidade.

Implantação da unidade

Há também um prazo para instalação da franquia, caso o espaço necessite de reformas e adaptações. Nesse momento, existem redes que trabalham com o prazo considerados rápidos, de 30 a 60 dias, e outras que precisam de mais tempo.

Novamente, tudo vai depender das características da unidade, por isso, não se esqueça de perguntar para o franqueador qual é a previsão média para a conclusão do projeto arquitetônico e início das operações.

Mas, se a atuação for em home office, a instalação é mais simples, visto que não são necessários reformas, maquinários, mobiliários, estoque e etc.

Treinamento inicial

Enquanto a franqueadora cuida da implantação da unidade, ajuda o franqueado a abrir o CNPJ, a contratar funcionários (quando necessário) e a realizar outros processos burocráticos, também deve acontecer o treinamento inicial.

Ele pode ser aplicado virtualmente e/ou presencialmente e, na maior parte dos casos, envolve alguns dias de capacitação sobre as atividades necessárias para operar a franquia, protocolos de atendimento e tarefas administrativas.

Com o treinamento concluído e a estrutura da unidade preparada, a franquia já pode começar a operar!

Agora você conhece as principais etapas para empreender no franchising e tem uma ideia melhor de quanto tempo leva para abrir uma franquia.

De modo geral, todo o processo pode levar entre 90 a 120 dias, em média. Mas existem muitas franqueadoras que trabalham com prazos maiores e menores, por isso não esqueça de confirmar essa informação com o franqueador!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui