No ano passado, os resultados do segmento de construção civil foram surpreendentes, indo na contramão de outros setores afetados negativamente pela pandemia. Neste ano, a perspectiva também é de crescimento, o que estimula o investimento na área.
Um dos motivos para essa ascensão no mercado é a inovação que algumas empresas têm trazido para o mercado, não apenas de construção civil, mas de habitação urbana, de forma geral.
As empresas que combinam tecnologia com essas áreas da economia são chamadas de construtechs e proptechs.
De acordo com um mapa lançado pela Terracotta Ventures, foram contabilizadas 702 startups no país com soluções para este mercado em 2020. Isso representa um crescimento de 28% se comparado ao estudo publicado em 2019 e de 180% com relação ao primeiro mapeamento feito no Brasil, em 2017.
Se você também se interessa por essa área, conheça algumas empresas que vêm se destacando e transformando o setor de construção civil e habitação com o auxílio da tecnologia. Confira!
Quinto Andar
Por meio de site e aplicativo, o Quinto Andar facilita a burocracia no mercado de locação e venda de imóveis.
A alternativa surgiu para suprir o déficit de informações sobre os imóveis para alugar e comprar em plataformas tradicionais e simplificar o procedimento para inquilinos que não possuem um fiador.
No caso dos proprietários, as plataformas do Quinto Andar garantem o pagamento do aluguel mensal, evitando a preocupação com a inadimplência.
Yuca
A Yuca é uma startup brasileira que nasceu inspirada na necessidade do público de encontrar moradias em bom estado e bem localizadas sem gastar valores exorbitantes.
Para resolver essa questão, a companhia desenvolveu um aplicativo que viabiliza a coabitação de apartamentos, ou seja, ajuda pessoas a encontrar espaços que podem ser compartilhados com outros moradores.
A empresa oferece ambientes reformados e decorados pela sua própria equipe de arquitetos, combinando sua expertise na área com a tecnologia.
Viva Decora
Com mais de 8 milhões de acessos por mês, o Viva Decora é uma startup pertencente ao portal imobiliário VivaReal. Com site e aplicativo, o Viva Decora produz conteúdos de decoração, arquitetura e design de interiores.
Tanto o portal quanto o app são gratuitos e oferecem, além de insights para quem procura transformar o visual de algum ambiente, uma plataforma para que profissionais exponham seu portfólio de projetos.
Airbnb
Conhecida como uma das plataformas que revolucionou o mercado de tecnologia no nicho de habitação, o Airbnb conecta viajantes com pessoas que têm quartos ou imóveis para alugar por temporada – que são chamados de anfitriões.
A companhia global está presente em 191 países e, além de ofertas de acomodações, também disponibiliza espaço para que os anfitriões ofereçam experiências como passeios guiados e aulas de culinária local, por exemplo.
Prospecta Obras
A Prospecta Obras é uma rede de franquias que tem mais de dez anos de experiência no mercado de construção civil e cerca de 73 unidades ativas espalhadas pelo Brasil.
Ela usa recursos tecnológicos como Big Data para mapear obras que estejam em andamento ou que irão iniciar em todo o país. Dessa maneira, a franqueadora gera informações privilegiadas para empresas que queiram oferecer seus produtos ou serviços nessas construções.
Para ajudar empreendedores que desejam ingressar neste setor em ascensão, a Prospecta desenvolveu um modelo de franquia barata em home based. O investimento inicial mínimo é de R$ 55 mil com prazo de retorno entre 5 e 10 meses. O faturamento médio mensal é de R$ 42 mil com taxa de lucro de 75%.