Tendências em alta no franchising

0
853
tendencias em alta no franchising
tendencias em alta no franchising

Quem quer crescer ou investir em uma franquia tem que conhecer logo de cara quais são os segmentos mais atrativos, não é mesmo? Isso já ajuda o empreendedor a ir na direção certa e aproveitar o embalo do mercado. Mas sempre com um olho na tendência e, ao mesmo tempo, em fazer a diferença. Esse é o segredo!

Já se sabe que para esse ano e 2023 há grandes expectativas. Mas é preciso atenção, pois é importante saber onde investir! Segundo balanço anual da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento do segmento, em 2021, foi de R$ 185 bilhões, um crescimento de 10,7% frente a 2020.

Para 2022, a entidade projetou um crescimento de 9% do faturamento, 2% das redes e 5% no número de empregos gerados pelo setor. A flexibilização das medidas restritivas, ampliando o funcionamento do comércio, e o avanço da vacinação foram fundamentais para a melhora nos números, como destaque são as franquias de alimentação, que mesmo sofrendo muito durante a pandemia, se reinventaram através da diversificação nos canais de venda, por exemplo, aplicativos, pelo conceito de dark kitchen.

Como é possível ver a tendência para o franchising é mesmo o de oferecer produtos e serviços que sejam mais do que novidades, eles precisam, de fato, agregar algo para o consumidor final.

Em contrapartida, vale reforçar o quanto o cliente está em busca de novas experiências de consumo, como por exemplo, a customização de produtos. Além de tecnologias atrelada ao serviço, como totens e aplicativos de autoatendimento, que buscam reforçar um atendimento de qualidade, muito mais do que o preço.

É crucial para o sucesso de qualquer negócio investir em tecnologia, isso ficou bastante claro. Por isso, leve até a sua franquia o que há de mais novo no mercado, e inclua na base do seu negócio. Vale de tudo: aplicativos, softwares de gestão, marketing digital, mídias sociais etc. O importante é se conectar e ouvir o cliente, mostrando que está realmente atento em oferecer cada vez mais um serviço de qualidade e diferenciado!

O balanço de 2021 indicou um crescimento de mais de 9% no total de novas unidades em relação a 2020. Para os próximos anos o sentimento é de puro otimismo! Franquias à todo vapor! Preparado?

Este artigo foi enviado por Umberto Papera Filho, Sócio-diretor do GSPP, para uso do Guia Franquias de Sucesso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui