Tendências em inteligência artificial para 2024

0
181
tendencias-em-inteligencia-artificial-para-2024

selopubliA Inteligência Artificial foi foco de muitas estratégias das franqueadoras em 2023. E ao longo de 2024 ela deve continuar como uma das principais apostas em tecnologia, já que emerge como um recurso potencialmente transformador, capaz de aprimorar operações existentes ou inaugurar abordagens inovadoras.

Essa tecnologia vai vivenciar algumas tendências ao longo do ano que, se utilizadas no franchising, podem contribuir ainda mais com a evolução e crescimento das marcas.

Essa matéria explora como a IA pode moldar o cenário do franchising em 2024, com insights extraídos de um estudo do Instituto Gartner, que identificou as principais tendências no universo da IA. Continue a leitura e confira!

1. Inteligência Artificial Generativa

A IA Generativa é destacada como uma das principais tendências para 2024, pois ela é capaz de gerar conteúdos a partir de banco de dados e treinamento. Na prática, a IA Generativa permite que os franqueadores otimizem tempo na produção de conteúdos e na resolução de desafios.

Um bom exemplo do sucesso dessa ferramenta é o ChatGPT, em que o usuário insere uma pergunta, problema ou um raciocínio e a IA responde prontamente.

As franqueadoras podem integrar essa tecnologia em diversas áreas, como a implementação de chatbots para aprimorar o atendimento ao cliente, proporcionando interações mais naturais e eficientes.

2. Trabalho conectado

O Instituto Gartner prevê uma ascensão na adoção do “trabalho conectado” neste ano. Essa estratégia envolve a aplicação de soluções inteligentes para analisar o desempenho dos funcionários, oferecendo orientações personalizadas e capacitação.

A integração de soluções de IA permite o acompanhamento de produtividade em tempo real, fomentando uma evolução significativa no desempenho dos profissionais da companhia e de suas franquias.

3. Compradores-robôs

Outra tendência que o estudo elencou foi o uso de compradores-robôs que podem ser usados para automatizar as compras das franquias.

Na prática, as franqueadoras podem utilizar a IA para gerenciar o estoque, bem como manter os insumos e materiais sempre abastecidos por meio do acesso ao banco de dados financeiros dos clientes e fornecedores.

4. Tecnologia sustentável

A sustentabilidade permanece relevante em 2024, segundo a Gartner. Ao adotar soluções de nuvem e Inteligência Artificial, as franquias podem tomar decisões mais conscientes em relação ao meio ambiente.

A IA pode ser usada para, por exemplo, otimizar processos logísticos, reduzindo a pegada de carbono nas operações das franquias e alinhando-se ao movimento ESG (Environmental, Social and Governance).

5. Monitoramento de ameaças

O monitoramento de ameaças cibernéticas continua prioritário em 2024, e a IA desempenha um papel interessante nesse processo. Isso porque, as franquias podem implementar sistemas de IA para monitoramento contínuo da segurança digital, protegendo dados sensíveis e as suas informações financeiras.

O Solutto e sua utilização de IA no franchising 

Além de ficar de olho nas tendências de Inteligência Artificial, as franqueadoras também podem expandir em 2024 ao contar com um sistema de gestão como o Solutto, um ERP especializado no mercado de franchising.

Com mais de 18 anos de atuação nessa área, é conhecido por contribuir com o crescimento das franqueadoras e de seus franqueados, por meio das suas soluções modulares. Dentre os módulos que o Solutto oferece estão, por exemplo, o de Central de Compras, Consultoria de Campo, CRM, Expansão de Franquias e muito mais!

Vale destacar que o Solutto está alinhado com as tendências em IA e utiliza a tecnologia de diversas maneiras para otimizar o tempo dos seus clientes e permitir que eles tomem decisões mais assertivas no seu dia a dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui