WhatsApp e SMS com franqueados: saiba como usar

0
2549
como usar whatsapp e sms na franquia
como usar whatsapp e sms na franquia

A comunicação com os franqueados é um dos pontos-chave para o sucesso de uma rede de franquias. Na busca por métodos eficientes de conduzir essa comunicação, as ferramentas mobile podem ser preciosas. Assim, uma boa estratégia no uso de WhatsApp e SMS pode ser um forte diferencial na rotina da rede.

A grande vantagem de adotar esse tipo de comunicação é, primeiramente, o impacto e a alta aderência que ela tem no Brasil. De acordo com dados da Anatel, em fevereiro de 2019 o Brasil somou 229 milhões de celulares.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

A comunicação via mensagens é a preferida de muitos e o WhatsApp é o aplicativo com maior presença nos celulares dos brasileiros. De acordo com dados da empresa, o WhatsApp já conta com mais de 120 milhões de usuários no país.

Contando com a facilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento, o uso de WhatsApp e SMS pode ser um excelente recurso para que as franqueadoras falem mais diretamente com seus franqueados. Alertas, lembretes e notificações importantes que ficam esquecidas no e-mail, por exemplo, dificilmente serão perdidos no celular.

Os franqueados também saem ganhando: a comunicação mobile torna processos de esclarecimento de dúvidas e suporte mais ágeis e acessíveis.

Quando usar WhatsApp e SMS com os franqueados?

O primeiro passo para estabelecer uma boa comunicação mobile com os franqueados é saber quando usar esse tipo de recurso. Ou seja, é preciso começar definindo seus objetivos claramente.

No geral, a franqueadora pode tanto optar por usar a comunicação mobile apenas para transmitir informações para os franqueados quanto para instituir um canal de diálogo, permitindo que os franqueados falem diretamente com a rede.

Sabendo como a estratégia pode ajudar, fica mais claro qual ferramenta é mais adequada para atingir o objetivo. WhatsApp e SMS têm usos diferentes e cada um pode oferecer soluções diferentes, dependendo do que a comunicação pretende alcançar.

Se a ideia é apenas transmitir informações, o SMS pode ser a melhor maneira. Há tecnologias no mercado que permitem a automação de disparos de SMS, o que permite programar notificações e lembretes automáticos, além de enviar uma mensagem para um alto número de contatos de uma única vez.

Já para abrir um canal de conversa e esclarecimento de dúvidas, o WhastApp é um recurso mais apropriado. Nesse caso, o próprio aplicativo apresenta uma versão direcionada ao uso empresarial, o WhatsApp Business.

Como aplicar na franquia?

Definida a estratégia, é hora de organizar a rede para colocar o plano em prática. Ainda que a tecnologia seja o grande destaque, é indispensável pensar também na organização da equipe para atender essa demanda.

Caso tenha optado por uma estratégia de transmissão de informações, esse processo pode ser simplificado. Com o uso de ferramentas de automação, os responsáveis pelo envio das mensagens têm o tempo otimizado, com mais flexibilidade para exercer também outras funções.

Em um canal de mão dupla, para dialogar diretamente com os franqueados, um atendimento humano mais dedicado é imprescindível. Afinal, de nada adianta disponibilizar um canal de comunicação via WhatsApp se o franqueado só vai receber mensagens automáticas ou genéricas. Além de designar responsáveis para esse trabalho, é preciso ainda estabelecer horários de atendimento para que os franqueados saibam quando podem contar com o suporte.

Informar os franqueados sobre o uso dos novos canais de comunicação também é fundamental. Independente da escolha, WhatsApp e SMS só serão bem aproveitados se os franqueados estiverem cientes de como isso vai funcionar. Portanto, não deixe de explicar como ter acesso a essa comunicação e o que pode ser esperado dela (se é possível dialogar ou apenas receber notificações e horários de atendimento, por exemplo).

Como o Solutto pode te ajudar a usar WhatsApp e SMS com franqueados

Especialista em soluções em tecnologia para redes de franquias, o Solutto tem recursos específicos para otimizar a comunicação mobile entre franqueadoras e franqueados. Por meio do software é possível, por exemplo, automatizar mensagens, fazer disparos em massa e integrar tudo em um único lugar.

Além disso, a plataforma permite monitorar as ações, entregando métricas e facilitando o acesso da equipe ao histórico de conversas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui