A comunicação é um dos fatores decisivos no sucesso de uma franquia. É através de uma boa comunicação que o franqueado vai poder absorver o conhecimento da marca e a franqueadora poderá acompanhar, de perto, o que acontece com a unidade.

Por outro lado, se a franqueadora não consegue transmitir bem seu know-how e os protocolos que desenvolveu, corre o risco de ter uma unidade fora de padrões. E se o franqueado não sente que tem acesso à rede, pode deixar de fazer sugestões, tirar dúvidas e reportar problemas que podem prejudicar a unidade e atrapalhar a expansão.

Para que esse tipo de situação não aconteça é importante criar estratégias para melhorar a comunicação em franquias, e, a seguir, vamos te dar algumas dicas para fazer isso!

Esteja onde os franqueados estão 

O primeiro passo para estabelecer uma comunicação de qualidade com os franqueados é descobrir quais são os canais que eles mais utilizam.

Além do contato por e-mail e telefone – que são os mais tradicionais – você pode descobrir que eles gostam de receber conteúdo e se comunicar por chat, SMS e redes sociais, com o WhatsApp, por exemplo.

Criar canais nas plataformas que os franqueados já utilizam demonstra você está por dentro das tendências de comunicação e deseja facilitar o contato com eles. E isso fará toda a diferença na sua relação com eles.

Crie protocolos de atendimento

Antes de divulgar os seus canais de contato é importante criar protocolos para se comunicar com os franqueados através deles.

Estabelecer dias e horários para o atendimento e designar profissionais para cuidar do contato com os franqueados são iniciativas básicas para começar com o pé direito.

Como em qualquer outra plataforma de atendimento, também é importante manter a cordialidade e agilidade para tirar dúvidas, receber sugestões e transmitir informações para os franqueados.

Faça consultorias de campo

Fazer uma ligação, mandar um e-mail ou uma mensagem no WhatsApp funciona muito bem quando tanto o franqueador quanto o franqueado precisam de respostas rápidas. Mas as franquias que desejam estabelecer uma comunicação realmente eficiente com suas franquias devem investir, também, nas consultorias de campo.

A consultoria de campo é uma forma de analisar o desempenho das franquias à distância – através de um checklist de qualidade – e presencialmente.

Funciona assim: antes da visita o consultor estuda diversos aspectos da unidade e quando encontra o franqueado tem a oportunidade de entender melhor quais as suas dificuldades, desafios e dúvidas. Depois dessa reunião, eles decidem juntos quais são os pontos de otimização e traçam um plano de ação com metas a serem cumpridas.

Essa conversa com o consultor transmite ainda mais segurança para o franqueado e mostrar que sua marca é realmente uma parceira com a qual ele pode contar.

Invista em tecnologia

Redes com várias unidades podem precisar de ferramentas que profissionalizam ainda mais a comunicação.

Esses instrumentos normalmente contam com recursos que permitem que você automatize envio de mensagens para os franqueados, faça lembretes importantes e até agilize o atendimento em caso de dúvidas.

Um bom exemplo são os chatbots, um tipo de inteligência artificial programada para resolver problemas simples e pode evitar que um franqueado fique esperando muito tempo por uma resposta quando todos os atendentes humanos estiverem ocupados.

Esteja atento às sugestões 

Outro ponto essencial para uma boa comunicação em franquias é demonstrar que você está atento a o que eles têm a dizer e valoriza suas críticas e opiniões.

Ainda que não as implemente de imediato, uma marca inteligente sabe que a visão de quem está “atrás do balcão”, lidando com o dia a dia do negócio e com o cliente final, pode render boas sugestões para toda a rede.

Nesse sentido, é importante não só ter um canal de contato para receber recomendações dos franqueados, como também apurar como essas dicas podem otimizar a sua operação.

Como a Solutto pode ajudar na comunicação da sua franquia

A Solutto é a solução perfeita para quem quer profissionalizar sua franquia, incluindo a comunicação com os franqueados.

Líder em sistemas de gestão, a Solutto tem módulos como a extranet, um ambiente virtual em que franqueadora e franqueados podem trocar informações e se atualizar de forma segura e simples. Há também o CRM, um sistema que permite tanto identificar e desenvolver novos prospects, como também automatizar tarefas de relacionamento com o franqueado, como envio de mensagens de aniversário ou confirmações de visitas, por exemplo.

Se a comunicação em franquias é a uma prioridade para você não deixe de conhecer os módulos de gestão da Solutto!

DEIXE UMA RESPOSTA