Quem está de olho em franquias baratas e lucrativas para 2020 vai encontrar ótimas oportunidades nas franquias de comunicação e marketing.

Investir em publicidade se tornou prioridade para empresas de todos os setores e tamanhos. Além disso, marcar presença online é requisito obrigatório para negócios de sucesso.

Quem pensa em investir em uma franquia no segmento se depara com muitos modelos de microfranquias, com oportunidade para trabalhar em casa.

Em muitos casos não é preciso que o franqueado tenha conhecimentos técnicos, ficando responsável pela parte comercial da operação.

Na hora de escolher é preciso ficar atento ao tipo de serviço oferecido pela franquia e avaliar potencial e demanda da região de atuação. Franquias de marketing digital, de publicidade em saco de pão e de guia comercial são opções nesse setor.

Mercado de franquias de comunicação e marketing

O segmento de franquias de comunicação e marketing vive um momento de ouro, impulsionado pela alta demanda de serviços.

Em 2018, o setor de comunicação, informática e eletrônicos faturou mais de R$ 5,4 bilhões. A soma representa um crescimento de 7,5% em relação a 2017, um dos melhores desempenhos do franchising brasileiro no ano. Os dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Dentro dessa área, as franquias online se destacam. E não é por acaso: a pesquisa Social Media Trends 2019 apurou que 96,2% das empresas estão presentes nas redes sociais. Desse total, 62,6% acreditam que as redes sociais têm papel essencial.

Diante disso, a busca por serviços de marketing digital cresce a passos largos. A publicidade digital deve se igualar à tradicional até 2023, segundo a Pesquisa Global de Entretenimento e Mídia da PwC. Até lá, o investimento global das empresas nesse tipo de serviço deve chegar a US$ 468 bilhões.

Tendências em franquias de comunicação e marketing para 2020

Altamente ligado a novas tecnologias e transformações do mercado, o setor de comunicação e marketing como um todo é uma tendência para o setor de franquias 2020.

Se você pensa em investir no ramo, fique atento a oportunidades de franquias lucrativas nos segmentos de:

Franquias de marketing digital: redes que oferecem serviços como criação e hospedagem de sites, produção de conteúdo, SEO e gestão de mídias sociais são boas apostas. É possível trabalhar tanto na parte de vendas quanto no serviço em si, e há ótimas opções de franquias de marketing digital baratas.

Franquias virtuais: com modelos de baixo custo e oportunidades home based, as franquias virtuais são abundantes no setor de comunicação. Nessa tendência, vale ficar de olho em franquias de aplicativos.

Franquias de mobile marketing: marcas voltadas para serviços mobile, como publicidade via SMS, também prometem ser uma boa escolha.

Franquias de guia comercial: os guias comerciais digitais estão em alta. Esse tipo de franquia traz soluções práticas e rápidas para empresas pequenas e médias levarem sua marca para a internet, e têm alto potencial de atuação.

Franquias de publicidade em saco de pão: indo além das franquias digitais, as redes que trabalham com publicidade em embalagens estão conectadas a uma outra tendência forte para franquias em 2020 – a sustentabilidade.

Vantagens

As franquias de comunicação e marketing têm um amplo mercado para explorar. Além de grandes empresas, pequenos e médios empresários também buscam soluções em marketing, ampliando a área de atuação e possibilitando abrir franquias em cidades pequenas.

O baixo investimento também é um grande atrativo. Com os modelos de franquias home office, é possível economizar nos custos do negócio, o que, consequentemente, aumenta a lucratividade e reduz o payback.

Desafios

A concorrência no setor é alta. Além de outras franquias, é preciso competir com agências especializadas e profissionais autônomos. Estar antenado às novidades do mercado e buscar atualizações frequentes é fundamental para se destacar dos concorrentes.

Mesmo que a rede não exija que o franqueado tenha conhecimentos técnicos, é preciso entender o funcionamento de ferramentas e soluções para se dar bem na venda de serviços.

CONTINUE LENDO

Franquias em Destaque


Quer ajuda para encontrar a Franquia de Comunicação e marketing certa?

Todas as Franquias de Comunicação e marketing


SETOR EM NÚMEROS

 

num 1

96,2%

DAS EMPRESAS ESTÃO NAS REDES SOCIAIS

num 25,1 MIL

UNIDADES DE FRANQUIAS DE COMUNICAÇÃO E ELETRÔNICOS

num 37,5%

DE CRESCIMENTO EM FATURAMENTO EM 2018

 

Google+