As franquias de RH apoiam as empresas em um dos aspectos mais importantes para o sucesso de uma companhia: contratar e manter excelentes profissionais.
Administrar internamente todo o processo de seleção e contratação de novos funcionários, bem como manter as rotinas ligadas aos direitos e bem-estar deles, pode ser bastante complicado.
Além de correr o risco de perder o foco em seu negócio, manter um departamento de RH pode ser algo bastante custoso, principalmente para empresas de pequeno porte e que têm orçamento limitado.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
E é justamente nessa “dor” que as franquias de RH costumam agir.
➥ Busca franquias que prestam serviços para empresas? Confira nosso guia de franquias de negócios e finanças
Agregando conhecimentos, ferramentas e profissionais capacitados na área de gestão de pessoais, as franquias de RH conseguem ajudar seus clientes com atividades como recrutamento e seleção, avaliações comportamentais dos funcionários, treinamentos, consultorias e até a terceirização completa das atividades do setor.
Com isso, elas auxiliam empresas de todos os nichos e portes a profissionalizar a gestão de recursos humanos por valores atraentes.
Vantagens das franquias de RH
Investir em franquias de RH pode ser bastante vantajoso. Para começar, elas estão inseridas no setor de serviços, que é um dos que mais cresce no franchising brasileiro.
De acordo com um levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de serviços e outros negócios faturou mais de R$ 24,9 bilhões em 2018, o que demonstra que este é um mercado bastante promissor para se investir.
Outro ponto positivo é que as franquias de RH contam com uma alta demanda de trabalho.
Segundo último levantamento do IBGE, realizado em 2017, já existiam mais de 4,4 milhões de empresas no país. O mesmo órgão também apontou que haviam cerca de 12,5 milhões de desempregados no fim de 2019.
Com um grande número de empresas para as quais as franquias de RH podem ofertar seus serviços e milhões de pessoas buscando uma nova colocação no mercado de trabalho, quem opta por esse tipo de negócio pode estar entrando em um mercado muito promissor.
“A área de RH está em franca expansão, pois, independente de automatização e das mudanças tecnológicas, ainda serão as pessoas que vão comandar e direcionar essa tecnologia”, comenta Jaciara Pinheiro, diretora técnica da RHOPEN.
A executiva completa: “atualmente o RH é a menina dos olhos das empresas, pois elas estão percebendo que sem pessoas qualificadas e felizes com o que fazem, suas entregas não serão plenamente satisfatórias no encantamento de seus clientes”.
Outra ótima vantagem das redes especializadas em gestão de pessoas é a possibilidade de encontrar franquias baratas.
Muitas marcas deste nicho contam com modelos de negócio enxuto e alguns até podem ser operados na casa do franqueado. Com isso, os valores de investimento são reduzidos drasticamente e a lucratividade aumenta.
Cátia Horsts, diretora comercial da RHOPEN, também explica que as franquias de RH podem ser adquiridas mesmo por quem não tem experiência no setor.
“Você não precisará construir metodologias e processos, pois já estão prontos, testados e aprovados através da expertise da franqueadora, reduzindo os riscos inerentes ao negócio e gerando mais assertividade na entrega aos clientes”, comenta.
Os desafios das franquias de RH
Quem tiver a intenção de empreender com uma franquia de RH deve estar preparado para enfrentar alguns desafios, a começar por uma autoanálise de perfil.
Cátia e Jaciara concordam que para atuar nesta área o candidato deve reunir algumas características, como: ter espírito empreendedor, ser estudioso, obstinado, bom ouvinte, ter identificação com o setor e gostar de trabalhar com pessoas.
Como franqueado, ele também deve estar preparado para entender os problemas de empresas e profissionais com quem vai trabalhar e conseguir propor soluções eficientes.
“É preciso que o franqueado e sua equipe entendam a ‘dor’ para oferecer o melhor ‘remédio’, visando a entrega de soluções para os desafios e problemas que o cliente enfrenta em seu dia a dia com as pessoas em sua empresa”, detalha Cátia.
Jaciara também aponta a importância de estar sempre antenado em novas tecnologias, processos, metodologias e nas novidades do mercado para criar um trabalho consistente e eficaz.
“Quem escolhe essa área deve estar disposto a acompanhar os estudos sobre o desenvolvimento humano para aplicar nas soluções entregues aos recursos humanos das empresas”, reforça.
Se você está realmente preparado para superar esses e outros desafios, confira algumas opções de franquias de RH a seguir.
5 franquias de RH para conhecer