Ter o próprio negócio é um dos principais sonhos dos brasileiros. Mas, muitos deles acabam adiando esse desejo ou por conta dos desafios de iniciar um empreendimento do zero, ou pelo alto valor de investimento que uma empresa pode demandar. Nesses dois casos, existe um modelo que pode ser o ideal: as franquias baratas.

Um dos poucos mercados que vem mantendo um crescimento constante, mesmo através dos anos de instabilidade econômica, o franchising pode ser o melhor caminho para quem quer empreender com o suporte de uma marca que já é reconhecida e tem know how do mercado.

Para se ter uma ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias brasileiras faturaram 174,8 bilhões de reais em 2018, um crescimento de 7,1% em relação ao ano anterior.

O número de redes, unidades e vagas de emprego também se mostraram positivos. Até a análise específica de cada setor apresentou crescimento.

Em 2019, o ritmo continuou acelerado. Só no primeiro semestre do ano, a ABF identificou um crescimento de 6,4% no faturamento das redes de franquias e um faturamento total superior a 84,5 bilhões de reais.

Os dados indicam que o franchising deve encerrar o ano com números ainda mais altos que 2018 e o as projeções dos especialistas nos fazem crer que 2020 deve ser ainda melhor.

O boletim Focus, por exemplo, estimou a expansão do PIB (Produto Interno Bruto) de 2%, o que revela que 2020 deve ser um ano mais estável e próspero economicamente.

Isso o torna ideal para investir em uma franquia barata: negócios que contam com baixo custo inicial e que são perfeitos para quem empreender, mas tem um capital limitado.

Nesta matéria, você encontra algumas das principais tendências para quem quer abrir uma franquia em 2020 e conferir as principais franquias baratas, com investimentos até 100 mil reais.

Franquias baratas para 2020: setores

Se você está em busca de franquias baratas para 2020, existe um grande leque de redes para investir. Mas, um dos primeiros passos é verificar qual nicho de mercado é mais atraente e promissor.

A seguir, pontuamos alguns dos segmentos de franquia que devem se destacar em 2020 e que você deveria conhecer.

Franquias para 2020: Alimentação

Em 2018, as franquias de alimentação faturaram mais de 45,8 bilhões de reais, segundo a ABF, o que torna o setor o mais rentável no franchising brasileiro.

Neste segmento, há alguns nichos que já vêm despontando no mercado e devem ganhar ainda destaque em 2020, a começar pelas franquias de alimentação saudável.

Citadas por todos os especialistas, elas acompanham a busca do brasileiro por uma vida mais saudável e equilibrada, e tem mostrado que chegaram para ficar.

“A prática de atividades físicas tornou o setor de alimentação saudável a bola da vez, incluindo grandes players do mercado de fast food que começaram a direcionar seus negócios com opções saudáveis. Tudo isso tornou o setor de alimentação saudável uma grande tendência para os próximos anos”, diz Pedro Almeida, consultor de franquias e diretor da Franchise Solutions.

Importante mencionar que na categoria de franquias de alimentação saudável é possível explorar diversos nichos, como orgânicos, refeições congeladas, suplementos, alimentos veganos, sem glúten e mais.

Ainda dentro do mercado de alimentação, o delivery também deve se estabelecer como uma forte tendência no franchising.

Mesmo já sendo largamente conhecido pelos brasileiros, esse nicho ainda não tinha se desenvolvido tão bem como franquia, mas isso deve mudar em 2020.

A Pesquisa Food Service 2019, apresentada pela ABF, identificou que 78% das marcas pretende investir em delivery e 68% em pedidos online.

Nesse sentido, um dos nichos que pode se destacar muito são as franquias de delivery via aplicativo. Muitas delas configuram-se como franquias baratas e você vai conhecer algumas já já.

Franquias para 2020: Educação

As franquias de educação também costumam ser opções muito visadas por quem se interessa por franquias baratas. E esse setor tem suas próprias tendências.

A Pesquisa Setorial de Educação de 2019 identificou que ainda existem muitas oportunidades para franquias de idiomas, já que poucos brasileiros são fluentes em inglês e espanhol, por exemplo.

Há ainda nichos que estão em ampla expansão, como as redes especializadas no ensino de robótica e programação, assim como o reforço escolar e tutoria.

Além dos segmentos mais específicos, se destacam as novas formas de posicionar os serviços de educação e o desenvolvimento de estratégias para alcançar novos públicos.

Alguns exemplos dessas inovações que vem sendo aplicados por muitas redes de franquias de educação são: cursos oferecidos dentro de escolas e condomínios; ensino híbrido que mistura o presencial e o digital; metodologias multidisciplinares que desenvolvem habilidade como empreendedorismo, liderança e pensamento crítico.

Franquias para 2020: Beleza e estética

O segmento de saúde, beleza e bem-estar movimentou quase 32 bilhões de reais em 2018 e deve continuar em alta em 2020.

Neste setor, o consultor e fundador da Business Franquias, Daniel Costa, acredita que as franquias que vendem assinaturas de serviços ou fast-services, vão se destacar nos próximos meses.

Daniel defende que esses serviços de beleza resolvem uma “dor” comum das brasileiras: a falta de tempo para agendar e esperar por tratamentos como manutenção das unhas, depilação e hidratação capilar.

Pedro concorda: “clínicas especializadas em tratamentos estéticos, devem largar na frente, visto que as pessoas começam a investir em autoestima, viabilizando novos negócios, empregos e fazendo a roda da economia girar”.

Kaká Souza, diretor geral da consultoria Goakira, aponta ainda um outro nicho, que pode se encaixar no setor de saúde, beleza e bem-estar: os serviços voltados para consumidores com mais de 60 anos.

“Essa ‘economia prateada’, é um mercado representativo, com mais de 30 milhões de consumidores com mais de 60 anos gerando riqueza e gastando no Brasil”, diz Kaká Souza.

Nesse sentido, franquias de salão de beleza, franquias de estética, cosméticos, cuidadores de idosos, clínicas e consultórios devem ser alguns dos destaques no próximo ano.

Franquias para 2020: tecnologia e eletrônicos

Luiz Lanzini, estrategista da Trajetória Consultoria, também espera um desenvolvimento para as franquias ligadas a tecnologia e eletrônicos em 2020, em especial, a assistência técnica para tablets, smartphones e computadores pessoais.

“Este nicho deve crescer muito porque a maioria destas franquias exigem menos capital por parte do pretendente franqueado, pois exigem menos ou nenhum investimento em imóveis, instalações, equipamentos e estoques”, explica.

De fato, o setor de comunicação, informática e eletrônica, segue em crescimento no franchising e tem uma característica importante: o mercado é o segundo maior no nicho de microfranquias baratas.

Nas microfranquias, um dos tipos de franquia que mais cresceram nos últimos anos, o aporte inicial é de até 90 mil reais e a estrutura é mais simples, podendo ser operada até mesmo na própria casa do franqueado.

No último levantamento da ABF, de 2018, 87 microfranquias pertenciam a esse segmento.

Isso só reforça como, realmente, as franquias ligadas à tecnologia e eletrônicos podem ser opções bem interessantes de franquias baratas.

Franquias baratas para 2020: modelos de negócio

Os especialistas entendem que os modelos de negócio mais populares devem continuar sendo os mais enxutos, como as microfranquias e as franquias home based.

Pedro confirma: “Por conta da crise que passamos, muitas franquias tiveram que rever seus modelos, diminuindo tamanhos e custos operacionais. E isso com certeza ainda será muito latente em 2020”.

Os quiosques e franquias em containers também são modelos de negócio que, por ocupar uma área menor do que uma loja física, são opções interessantes de franquias baratas e que devem continuar fazendo sucesso em 2020.

Franquias baratas para 2020: expansão e estratégia

Quem quer investir em uma franquia barata também deve estar de olho nos principais movimentos de mercado no que diz respeito às práticas de expansão, inovação e estratégia das redes. E é isso que veremos a seguir.

Franquias para 2020: interiorização

Em 2019 notou-se no franchising um forte movimento de interiorização de franquias e essa também é uma tendência que deve se manter no próximo ano.

Fugindo da saturação dos grandes centros urbanos, muitas redes têm buscado pequenas cidades e bairros para aumentar sua capilaridade e alcançar novos públicos.

Aqui, novamente, as franquias baratas fazem sucesso.

Para penetrar nestes mercados menores, as franqueadoras têm utilizado formatos mais baratos e com estrutura menor, como quiosque, container e franquias home office.

As franqueadoras que ainda não tinham esse tipo de modelo de franquia, estão desenvolvendo formatos mais econômicos justamente para se inserir nesses mercado, até então, pouco explorados pelas grandes marcas.

Franquias para 2020: integração de canais e tecnologia

Quem quer investir em franquias baratas também deve estar por dentro das principais tendências de gestão e operação no franchising. O uso da tecnologia tem sido uma das mais marcantes.

Recursos como inteligência artificial, equipamentos que utilizam realidade aumentada, novos softwares e aplicativos têm se destacado muito entre as marcas, inclusive as franquias baratas.

Normalmente, o foco da tecnologia é proporcionar uma experiência mais interativa, diferente e completa ao consumidor, e isso é fundamental para encanta-lo e fideliza-lo.

Nesse sentido, a adoção de estratégias e técnicas voltadas ao omnichannel – integração entre diferentes canais – também se torna uma tendência.

“Para proporcionar melhor experiência de consumo ao cliente, não basta ter múltiplos canais de comunicação e vendas, é preciso unificá-los, sem causar ruídos. A junção do físico com o digital (fisital) é uma tendência e um desafio para as redes”, explica Daniel Costa.

Franquias baratas para 2020: 55 redes para conhecer e investir

Existem muitas opções de franquias baratas que estão alinhadas com as principais tendências do mercado e podem ser ótimos negócios para o próximo ano.

A seguir, você confere uma seleção com algumas das melhore redes de franquias até 100 mil reais para empreender em 2020.

1Dank Idiomas

A Dank Idiomas é uma rede de escolas de idiomas que aposta em modelos de negócio enxutos, com aulas flexíveis e metodologia única, com personalização do ensino para cada aluno. São três modelos de franquia: online (home based), escola móvel (o franqueado vai até o aluno) e escola física (única que pede ponto comercial). Durante os três primeiros meses, os franqueados estão isentos do pagamento de royalties. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: a partir de R$ 9,5 mil
Taxa de franquia: R$ 7,5 mil a R$ 20,5 mil
Royalties: ½ salário mínimo até 35 alunos; 1 salário mínimo acima de 35 alunos
Faturamento médio: R$ 5,8 mil a R$ 22,8 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

2Litoraneus UV

A Litoraneus UV é uma rede de franquias de roupas e acessórios com proteção solar, atendendo o público feminino, masculino e infantil. Os produtos da marca protegem de até 98% dos raios UV e as franquias podem ser no formato de loja ou quiosque.

Investimento total: R$ 50 mil a R$ 70 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: 6% das compras
Faturamento mensal: R$ 40 mil
Prazo de retorno: 12 meses

3Sem Aperto

O Sem Aperto é uma rede de microfranquias home office especialista em serviços financeiros. O portfólio inclui a máquina de cartão do Sem Aperto, parcelamento de débito de veículos, futurização de recebíveis, entre outras soluções. A franqueadora possibilita o parcelamento do investimento na franquia e tem cláusula de garantia de recompra em contrato. Saiba mais sobre esta franquia.

Investimento total: R$ 18 mil à vista ou R$ 4.608,85 + 24x de R$ 557,96
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: carência de 12 meses
Faturamento médio: R$ 4 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

4Cuidare

A Cuidare é uma das principais companhias especializadas em oferecer cuidados para pessoas que necessitam de atenção especial, como idosos, adultos com limitações físicas e mentais, gestantes e recém operados. Com investimento a partir de 21 mil reais a operação configura-se como uma franquia barata.

Investimento inicial: a partir de R$ 21 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil a R$ 30 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: R$ 54 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

5Tudo Bem Seguros

A microfranquia Tudo Bem Seguros tem foco em seguros automotivo, residencial, de vida, empresarial, para frotas, além de seguro agrícola, de saúde. A expectativa para 2019 é fechar o ano com 100 unidades da marca em operação.

Investimento inicial: R$ 23 mil
Taxa de franquia: R$ 18 mil
Royalties: 20% do faturamento
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 6 meses

6KNN Idiomas

A KNN Idiomas é uma das franquias de idiomas que vem apresentando crescimento mais acelerado através dos anos. De acordo com a rede, os modelos de franquias garantem ao empreendedor faturamento que varia entre 15 mil reais e 100 mil reais, com taxa de lucro de 15% a 40% sobre a receita.

Investimento inicial: a partir de R$ 70 mil
Taxa de franquia: R$ 18 mil a R$ 55 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio:
R$ 15 mil a R$ 100 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

7Ensina Mais

Outra boa opção de franquia barata no setor infantil, a Ensina Mais tem modelos de negócio que partem de 70 mil reais. A rede foi criada em 2012 e oferece apoio escolar em português, matemática, inglês e informática. A operação exige apenas a contratação de dois profissionais: um pedagógico e outro comercial.

Investimento inicial: R$ 70 mil a R$ 100 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: valor fixo por computador instalado
Faturamento médio mensal: R$ 18 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

8Banca do Automóvel

Considerada a primeira franquia de acessórios para automóveis do Brasil, a Banca do Automóvel está há mais de 50 anos no mercado, mas estreou no franchising neste ano. A franqueadora tem apenas um modelo de franquia: um quiosque que deve ser instalado em cidades com mais de 100 mil habitantes

Investimento inicial: R$ 75 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 10% das compras
Faturamento médio:
 R$ 50 mil
Prazo de retorno: 10 a 16 meses

9Pingu’s English

A Pingu’s English é uma rede de escolas de inglês para crianças de 2 a 10 anos de idade. Parte do grupo MoveEdu, a franqueadora desenvolveu um modelo de microfranquia que promete implantação rápida e fácil. As franquias devem contar com duas salas de aula e uma play área, além de uma equipe de quatro colaboradores. O ideal é que o franqueado já pertença ao mercado de ensino.

Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil a R$ 45 mil
Royalties: valor fixo
Faturamento médio: R$ 25 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

10Instituto Embelleze

Instituto Embelleze é uma das redes de franquia mais reconhecidas no nicho de educação voltada para a área da beleza. Com três modalidades de negócio, que variam de acordo com o porte das localidades em que as franquias serão instaladas, os valores de investimento começam em 90 mil reais e o faturamento médio mensal é de 70 mil reais.

Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 19,9 mil a R$ 69,9 mil
Royalties: 8% sobre faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 70 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

11Vai Voando

A Vai Voando é uma companhia especializada em turismo e que trabalha com franquias baratas. Os franqueados atuam em home office oferecendo produtos como passagens aéreas, rodoviárias e hospedagem, com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes no carnê.

Investimento inicial: a partir de R$ 3 mil
Taxa de franquia: R$ 2 mil
Royalties: 0 a R$ 500
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: a partir de 8 meses

12PostEX

Especializada em serviços de entregas de encomendas, cargas fracionadas e e-commerce, a PostEX Express trabalha com quatro modelos de franquia: unidade móvel, agência, centro de distribuição e centro operacional. Os valores de investimento partem de 3,5 mil reais.

Investimento inicial: a partir de R$ 3,5 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 3,5 mil
Royalties: até R$ 250 
Faturamento médio: 
R$ 5 mil a R$ 25 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

13Go Pop

No segmento de franquias de guia comercial, a Go Pop trabalha com guias nos formatos de página da web e aplicativo. Cada franqueado atua em uma região geográfica específica e, a partir das características das localidades, são desenvolvidos os sites e apps.

Investimento mínimo: a partir de R$ 3,7 mil
Taxa de franquia: R$ 3,7 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 5 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 2 a 6 meses

14UGuia

UGuia é uma companhia que trabalha tanto no desenvolvimento de guias comerciais, quanto na criação de elementos relacionados à publicidade e propaganda, como criação e hospedagem de sites, aplicativos, assessoria e consultoria. O modelo de operação da franquia é home based.

Investimento mínimo: R$ 5 mil a R$ 50 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 50 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 6 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: 3 a 6 meses

15Paper Pão

A Paper Pão é uma franquia barata que desenvolve publicidade em embalagens, principalmente sacos de pão. O papel do franqueado é prospectar comércios em sua região que desejam incluir uma nova forma de prospecção e divulgação de suas marcas através dos serviços da Paper Pão.

Investimento inicial: R$ 5,2 mil a R$ 8 mil
Taxa de franquia: R$ 5,2 mil
Royalties: R$ 200 (isento até o 3º mês)
Faturamento médio: R$ 8 mil a R$ 15 mil
Prazo de retorno: a partir de 4 meses

16Valor Web

A Valor Web é uma companhia de marketing digital que também se encaixa na categoria de franquias baratas. A rede comercializa aplicativos, sites, assessoria em redes sociais e links patrocinados. O retorno do investimento deve acontecer em até 18 meses e lucratividade é de 30%.

Investimento inicial: R$ 5,9 mil a R$ 75 mil
Taxa de franquia: R$ 5,9 mil a R$ 35 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 45 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

17Dot Bank

Financiado pela Gigatron, o Dot Bank é um banco digital que oferece soluções como pagamentos, recebimentos, automação de finanças, boletos bancários, conta corrente sem tarifas, TED, sistema de cobrança e câmbio. A franquia promete um lucro líquido de 15% a 20% e a operação é home office.

Investimento inicial: R$ 6 mil
Taxa de franquia: R$ 4,5 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 5 mil
Prazo de retorno: 1 a 12 meses

18Zupy

Essa franquia home based oferece serviços de mobile marketing e marketing de proximidade para micro e pequenas empresas que desejam se conectar com potenciais clientes. A Zupy! busca empreendedores em todo o território nacional, com foco em cidades e regiões a partir de 50 mil habitantes.

Investimento mínimo: R$ 6,5 mil
Taxa de franquia: R$ 6,5 mil
Royalties: R$ 350
Faturamento médio: R$ 6 mil a R$ 12 mil
Prazo de retorno: 3 meses

19Brasil Nutri Shop

A Brasil Nutri Shop é uma rede de franquias baratas especialista no comércio de suplementos alimentares e produtos para quem busca levar uma vida mais saudável. O franqueado conta com um site próprio para vender suplementos sem precisar ter um estoque e fazer a logística de entrega.

Investimento inicial: R$ 9 mil
Taxa de franquia: R$ 9 mil
Royalties: 20% sobre o custo do produto
Faturamento médio: R$ 10 mil
Prazo de retorno: 12 meses

20Mr. Detox

Especializada em polpas detox e refeições funcionais, a Mr. Detox vem se destacando como uma ótima opção de franquia barata para quem está buscando franquias de alimentação saudável. Nessa modalidade de negócio o franqueado atua como representante comercial dos produtos Mr. Detox.

Investimento inicial: R$ 9,5 mil
Taxa de franquia: R$ 6 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 8 mil
Prazo de retorno: 3 a 6 meses

21Lien

No nicho de seguros, a Lien oferece seguros de automóvel, de vida, empresas, seguros garantia, de responsabilidade civil, entre outras modalidades. A rede tem dois modelos de negócio, ambos com investimento inicial de 10 mil reais. O primeiro modelo é o de sistema home office e o segundo prevê a instalação de ponto comercial.

Investimento inicial: a partir de R$ 10 mil
Taxa de franquia: variável
Royalties: 20%
Faturamento médio: variável
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

22PremiaPão

A PremiaPão configura-se como uma franquia de comunicação e marketing e trabalha, especificamente, com publicidade em embalagens. A rede atua exclusivamente com franquias home office e com investimentos que variam entre 10 mil reais e 20 mil reais. A lucratividade do franqueado pode chegar a até 12 mil reais.

Investimento inicial: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Royalties: a partir de R$ 510
Faturamento médio: R$ 12,9 mil
Prazo de retorno: 2 a 3 meses

23Acquazero

A Acquazero é uma das principais redes de lavagem automotiva ecológica, em que o objetivo é economizar recursos, sobretudo, água. Parte do grupo Encontre Sua Franquia, a rede oferece uma estrutura completa para os franqueados que inclui: suporte de marketing, treinamento operacional completo, apoio jurídico e mais.

Investimento inicial: R$ 10 mil a R$ 58 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 15 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 550
Faturamento médio: R$ 12 mil a R$ 35 mil
Prazo de retorno: 3 a 18 meses

24Gigatron

Quem gosta de franquias baratas no setor de tecnologia deve conhecer a Gigatron. A marca, criada em 1998, tem foco em pequenas e médias empresas e oferece softwares e soluções para diversos segmentos. Para os franqueados, a Gigatron oferece dois tipos de franquia e uma lucratividade que pode chegar a 16,9 mil reais.

Investimento inicial: R$ 10,5 mil a R$ 13,2 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio: R$ 5 mil a R$ 6,5 mil
Prazo de retorno: 1 a 12 meses

25OMO Passa Fácil

A OMO Passa Fácil é um serviço de passadoria de roupas. Funciona assim:o cliente pode agendar horários para que as roupas sejam buscadas em sua casa e, depois, entregues passadas. Todo o processo de contratação e compra é feito por um aplicativo.

Investimento inicial: R$ 10,8 mil
Taxa de franquia: R$ 6 mil
Royalties: 20% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 3,5 mil
Prazo de retorno: 12 meses

26Solução Crédito Fácil

Fundada em 2012, a Solução Crédito Fácil representa as principais instituições bancárias e oferece recebimento e pagamento de contas, análise de crédito, solicitação de empréstimos pessoais e empresariais, financiamentos, entre outros serviços financeiros. Não há cobrança de royalties e o faturamento médio mensal gira em torno de 80 mil reais a 350 mil reais.

Investimento inicial: R$ 10,9 mil a R$ 15 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil
Royalties: não cobra
Faturamento médio:
 R$ 80 mil a R$ 350 mil
Prazo de retorno: 4 meses

27Distrito Digital

A Distrito Digital tem serviços de guia comercial, marketing digital e outras estratégias que ajudam o consumidor a encontrar produtos e serviços que procura. Com franquias a partir de 11,5 mil reais, a companhia se enquadra como franquia barata e está em expansão por todo o país. Até o final de 2019, pretende chegar a 36 unidades em operação.

Investimento mínimo: a partir de R$ 12 mil
Taxa de franquia: R$ 6 mil
Royalties: R$ 249,50
Faturamento médio: R$ 12 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

28Encontre sua viagem

A Encontre Sua Viagem é uma rede de turismo que tem modelos de franquias baratas: a loja física da marca, cujo o investimento é de 40 mil reais, e as franquias home office, com investimento a partir de 9,9 mil reais.

Investimento inicial: R$ 9,9 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 9,9 mil a R$ 15 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 350
Faturamento médio: R$ 30 mil a R$ 200 mil
Prazo de retorno: 3 a 24 meses

29Mr. Fit

Fundada em 2013, a Mr. Fit é uma rede de alimentação saudável que tem a proposta de ter um atendimento rápido, seguindo o conceito de fast food. São sete diferentes modelos de negócio: microfranquia, delivery, quiosque, loja tradicional de rua, loja de shopping, cafeteria e modelo gourmet.

Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
Taxa de franquia: 0 a R$ 31 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 4 mil a R$ 130 mil
Prazo de retorno: 3 a 36 meses

30Bom Cupom

A Bom Cupom é uma alternativa de franquia barata que tem como proposta facilitar o acesso a cupons de desconto, através de notas fiscais. O faturamento das unidades franqueadas se dá pela venda do espaço publicitário no verso da nota fiscal. O potencial de faturamento é de 7,5 mil reais por tiragem

Investimento inicial: a partir de R$ 12 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 12 mil
Royalties: R$ 690
Faturamento médio: R$ 7,5 mil
Prazo de retorno: 3 a 7 meses

31aiqfome

aiqfome é um aplicativo de delivery de comida, um nicho em amplo crescimento. O licenciado comercializa o aplicativo para os restaurantes da região, mas não há necessidade de dedicar-se exclusivamente ao negócio, o que significa que a rede é uma boa oportunidade para quem está em busca de renda extra.

Investimento inicial: R$ 12 mil a R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 5 mil a R$ 25 mil
Royalties: 50% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 7 mil a R$ 40 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

32Noexcuse

Uma das redes mais recentes no franchising, a Noexcuse é especialista em marketing digital. Com dois modelos de franquia: Partner (home office, com foco em vendas) e Creative (com espaço físico, para quem já tem experiência com marketing e criação), a companhia se enquadra no hall das franquias baratas.

Investimento inicial: R$ 14,9 mil a R$ 56 mil
Taxa de franquia: R$ 14,9 mil a R$ 56 mil
Royalties: 1% a 10%
Faturamento médio: R$ 15 mil a R$ 30 mil
Prazo de retorno: a partir de 6 meses

33Mondo Bianco

Com 20 anos de expertise de mercado, a Mondo Bianco é uma franquias de roupas que tem como principal produto os uniformes. Quem assume uma microfranquia da rede se torna responsável pela visita e entrega dos produtos aos clientes. O faturamento médio é de 50 mil reais, com lucratividade média entre 50% e 100%.

Investimento inicial: R$ 15 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil
Royalties: R$ 500
Faturamento médio:
 R$ 50 mil
Prazo de retorno: 3 a 12 meses

34Siga Cidades

A Siga Cidade desenvolve aplicativos. Neles, as empresas podem criar perfis completos com suas informações para serem localizadas pelos clientes mais facilmente. O franqueado atua em uma região específica e pode trabalhar em casa, sem necessidade de investir em um ponto comercial.

Investimento mínimo: a partir de R$ 15 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 15 mil
Royalties: um salário mínimo
Faturamento médio: R$ 7 mil a R$ 18 mil
Prazo de retorno: 3 a 4 meses

35Quisto

A seguradora Quisto oferece consórcios, planos odontológicos, seguros para empresas, condomínios, veículos e mais. O faturamento do negócio é de 50 mil reais mensais, com lucro líquido estimado de 7,5 mil reais. Atualmente, busca crescer em cidades do interior, como Joinville (SC), Maringá (PR) e Londrina (PR).

Investimento inicial: R$ 17 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil
Royalties: R$ 200
Faturamento médio: R$ 50 mil
Prazo de retorno: 6 a 18 meses

36Rede Vistorias

A Rede Vistorias atua no segmento de vistoria de imóveis. São dois os principais focos de atuação: vistoria de locação, no momento de entrada e saída de imóvel; e vistoria de compra e venda, feita em imóveis novos e usados. O investimento parte de 18 mil reais, para a microfranquia e de 65 mil reais para cidades maiores que, exigem a montagem de um escritório comercial.

Investimento inicial: R$ 18 mil a R$ 65 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 15 mil
Royalties: 0 ou 8% do faturamento bruto
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 8 a 21 meses

37Ponto TV

Essa microfranquia barata comercializa mídia indoor, em especial a publicidade em televisões colocadas em lugares estratégicos, como shopping centers, academias, casas lotéricas, cartórios e restaurantes. Os franqueados Ponto TV comercializam a veiculação de anúncios nas televisões.

Investimento inicial: R$ 19 mil
Taxa de franquia: R$ 12 mil
Royalties: a partir de R$ 850
Faturamento médio: R$ 7 mil
Prazo de retorno: 6 a 12 meses

38UP Language Education Center

Atrelada a uma companhia que tem mais de 30 anos de expertise no mercado de idiomas e educação corporativa, a UP Language é uma ótima opção para quem busca franquias sólidas no ramo de educação. Além de ser uma franquia barata, a rede oferece algumas facilidades: a taxa de franquia, por exemplo, por ser parcelada em até 10 vezes de 2,2 mil reais e o capital de instalação é definido em conjunto com o franqueado.

Investimento inicial: R$ 20 mil a R$ 40 mil
Taxa de franquia: R$ 22,5 mil
Royalties: 4% do faturamento
Faturamento médio:
 R$ 50 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

39Alfred Delivery

Com a partir de 20 mil reais já é possível abrir uma unidade da Alfred Delivery, uma franquia especializada no delivery em diversos segmentos. O franqueado atua em um escritório compacto, fazendo intermediação com o comprador para qualificação das entregas

Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 50 mil
Royalties: 10% do arrecadado em comissões
Faturamento médio: R$ 300 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

40Little Kickers

A Little Kickers mescla o ensino do idioma inglês com o esporte, oferecendo um plano multidisciplinar bastante interessante para crianças. O modelo de negócio é home based e o franqueado pode atuar em espaços públicos e locais de ensino onde estão presentes o público-alvo da marca.

Investimento inicial: R$ 20 mil a R$ 45 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 35 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 17 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

41Delivery Much

A Delivery Much é uma franquia online de aplicativo de delivery. São quatro modelos de franquia, que variam de acordo com o tamanho da cidade. Em todos os modelos da franquia, não é necessário instalação de ponto comercial ou contratação de equipe de funcionários para a operação. No momento, a rede busca empreendedores em cidades do interior.

Investimento inicial: R$ 23 mil a R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 10 mil a R$ 30 mil
Royalties: 5% + 25% de taxa de tecnologia
Faturamento médio: a partir de R$ 10 mil
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

42Dr. Fiscal

No mercado de tributação desde 2018, a Dr. Fiscal atende empreendedores no regime de tributação do Simples Nacional. A marca atua com dois serviços principais: o diagnóstico tributário e o planejamento tributário. O franqueado pode trabalhar em casa e fica responsável pela visita ao cliente, fechamento de contrato e coleta de documentos.

Investimento inicial: R$ 25 mil
Taxa de franquia: R$ 20 mil
Royalties: 1 salário mínimo
Faturamento médio: variável
Prazo de retorno: 12 meses

43Avec

Há seis anos no mercado, a Avec é uma franquia barata do setor de beleza e bem-estar. A rede oferece sistema de gestão para estabelecimentos desse segmento, desenvolve aplicativos, solução para pagamentos e marketplace de produtos de beleza. A franqueadora oferece suporte completo, com treinamento comercial e de gestão.

Investimento inicial: R$ 26 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: R$ 300
Faturamento médio: R$ 15 mil
Prazo de retorno: 3 meses

44Mara Mix 

A Mara Mix é uma rede de franquias especializada em máquinas de café e outras bebidas quentes. A marca atua com dois modelos de franquias baratas: operador de máquinas e carrinho cafeteria. No primeiro, os franqueados podem trabalhar em casa, instalando as máquinas automáticas em pontos parceiros, ou montando uma micro cafeteria. Já no modelo de carrinho cafeteria, o empreendedor recebe toda a estrutura de carrinho para operar em pontos comerciais.

Investimento total: R$ 29 mil a R$ 36 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil a R$ 32 mil
Royalties: fixo
Faturamento médio: acima de R$ 20 mil
Prazo de retorno: 10 a 18 meses

45SMARTblocks

A SMARTblocks pode ser uma ótima opção de franquia barata para os investidores que gostam de trabalhar com o público infantil. A marca ensina robótica pedagógica a crianças e pré-adolescentes por meio de uma metodologia exclusiva. A operação pode ser iniciada na modalidade home office. Após este período, é necessário instalar-se em um ponto comercial.

Investimento inicial: R$ 29,4 mil
Taxa de franquia: R$ 5,9 mil
Royalties: variável
Faturamento médio: R$ 27 mil
Prazo de retorno: 12 a 24 meses

46Leardi

Uma das redes de franquias mais tradicionais do mercado imobiliário, a Leardi já tem 100 anos de tradição. Para abrir uma unidade, o investimento é a partir de 35 mil reais e a lucratividade é de cerca de 25%, o que a torna uma franquia barata e lucrativa.

Investimento inicial: a partir de R$ 35 mil
Taxa de franquia: R$ 15 mil a R$ 40 mil
Royalties: 10% do faturamento
Faturamento médio:
 R$ 60 mil a R$ 100 mil
Prazo de retorno: 15 meses

47Guia-se

A Guia-se é uma microfranquia de marketing digital especializada em criação de sites e lojas virtuais. A marca está no franchising desde 2010 e atua apenas com o formato de franquia home based. Os franqueados da marca ficam responsáveis pela captação e desenvolvimento de projetos, mas não é necessário ter dedicação exclusiva ao negócio.

Investimento inicial: a partir de R$ 39,9 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 29,9 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 10 mil a R$ 20 mil
Prazo de retorno: 6 a 24 meses

48Snack Saudável 

Caminhando no nicho da saudabilidade, a Snack Saudável tem como proposta oferecer lanches saudáveis e funcionais para crianças. As refeições são desenvolvidas por nutricionistas e entregues em kits. A rede tem oportunidades principalmente para cidades do interior paulista

Investimento inicial: R$ 47,9 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: R$ 483,93 (1º ao 6º mês) a R$ 967,86 (a partir do 7º mês)
Faturamento médio: R$ 27 mil
Prazo de retorno: 15 a 18 meses

49Orion

Com investimento inicial a partir de 53 mil reais, a Orion é uma franquia de sistemas de segurança e monitoramento. Atualmente, tem três modalidades de negócio, que variam de acordo com o porte da localidade escolhida para instalação da franquia. O faturamento médio é estimado em 40 mil reais e a lucratividade em 30%.

Investimento inicial: a partir de R$ 53 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 15 mil
Royalties: 5% do faturamento bruto
Faturamento médio: R$ 40 mil
Prazo de retorno: até 23 meses

50Prospecta Obras

Uma das poucas redes no ramo da construção civil que se encaixa no setor de franquias baratas, a Prospecta Obras é uma plataforma que conecta empresas do segmento a pessoas que estão construindo ou reformando e precisam de produtos e serviços. O trabalho do franqueado pode ser feito em casa e a lucratividade é atrativa: pode chegar a 80%.

Investimento inicial: R$ 55 mil
Taxa de franquia: R$ 50 mil
Royalties: 10% do faturamento
Faturamento médio:
 R$ 42 mil
Prazo de retorno: 5 a 10 meses

51Boali

A Boali figura no nicho de franquias de alimentação baratas. Com 60 mil reais já é possível abrir uma unidade desta rede focada em refeições saudáveis. No momento, a rede tem franquias de delivery, quiosque, loja de rua, de shopping e o modelo corporate, desenvolvido para operar dentro de empresas.

Investimento inicial: R$ 60 mil
Taxa de franquia: R$ 25 mil
Royalties: 4%
Faturamento médio: não informado
Prazo de retorno: 12 a 18 meses

52La Churreria

A La Churreria decidiu investir em um produto altamente rentável e delicioso: os churros. O negócio de baixo custo pode ser encontrado nos formatos franquia de quiosque, loja ou container. O faturamento médio mensal no primeiro ano deve ser de 35 mil reais. A partir do segundo ano, essa estimativa passa a ser de 50 mil reais a 70 mil reais.

Investimento inicial: a partir de R$ 65 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: R$ 1,3 mil
Faturamento médio: R$ 35 mil a R$ 70 mil
Prazo de retorno: de 12 a 14 meses

53N1 Chicken

No ramo de franquias de fast food, a N1 Chicken é uma das poucas opções de franquias até 100 mil reais. A marca, que tem o frango frito como produto principal, promete um faturamento médio mensal de 60 mil reais e uma lucratividade de 20%.

Investimento inicial: R$ 74 mil a R$ 94 mil
Taxa de franquia: a partir de R$ 25 mil
Royalties: R$ 1,1 mil
Faturamento médio: R$ 60 mil
Prazo de retorno: 9 a 16 meses

54Nação Verde

Amplamente conhecida no mercado de produtos naturais, a Nação Verde também é uma franquia barata. A partir de 75,4 mil reais é possível abrir uma unidade da marca e comercializar seus produtos, que envolvem linha de cosméticos, suplementos em pó e encapsulados, produtos para emagrecimento e cuidado corporal.

Investimento inicial: a partir de R$ 75,4 mil
Taxa de franquia: R$ 35 mil a R$ 95 mil
Royalties: R$ 250 a R$ 1,5 mil
Faturamento médio:
 R$ 25 mil a R$ 120 mil
Prazo de retorno: 24 a 48 mil

55My Place Office

A My Place Office é uma franquia de coworkings. Para se tornar franqueado da rede, o investimento parte de 80 mil reais e a previsão é que o payback acontece em até 24 meses. O faturamento bruto das unidades é de 35 mil reais mensais após o primeiro ano de operação.

Investimento inicial: a partir de R$ 80 mil
Taxa de franquia: R$ 39 mil
Royalties: 7% do faturamento
Faturamento médio:
 R$ 35 mil
Prazo de retorno: 18 a 24 meses

56Consigaz

A Consigaz é uma franquia barata do semento de gás. Os franqueados trabalham revendendo os produtos da marca, como distribuidores. A companhia oferece alta lucratividade e um retorno sobre o investimento que pode acontecer em até 18 meses.

Investimento inicial: a partir de R$ 81 mil
Taxa de franquia: não cobra
Royalties: não cobra
Faturamento médio:
 R$ 57 mil a R$ 1 milhão
Prazo de retorno: 10 a 18 meses

57SOS

A SOS é uma franquia barata de cursos profissionalizantes que tem 36 anos de atuação no mercado brasileiro e já participou da formação de mais de 3 milhões de alunos. Os modelos de franquia SOS se adaptam aos diferentes portes de cidade, sendo que a marca exige que o ponto comercial apresente estruturas padrões da rede: recepção, sala de espera, salas de aula, laboratórios de informática e salas de atendimento.

Investimento inicial: a partir de R$ 90 mil
Taxa de franquia: R$ 14 mil a R$ 42 mil
Royalties: valor fixo
Faturamento médio:
 R$ 40 mil
Prazo de retorno: até 24 meses

58V Beauty

A V Beauty comercializa produtos inovadores para o cuidado e beleza dos cabelos, especialmente, eletroportáteis e cosméticos. A marca disponibiliza franquias de quiosque e loja e tem um plano de expansão agressivo. Até o fim de 2019, projeta chegar a 100 unidades.

Investimento inicial: R$ 95 mil
Taxa de franquia: R$ 30 mil
Royalties: 10%
Faturamento médio: R$ 65 mil
Prazo de retorno: 24 meses

Quer saber mais sobre franquias baratas? Clique aqui e baixe o e-book gratuito: Guia Prático: Franquias de baixo custo.

DEIXE UMA RESPOSTA