A Black Friday já se encontra no calendário dos brasileiros como uma das datas mais importantes do varejo. De um lado temos o consumidor ansioso para aproveitar oportunidades para realizar compras e, do outro, o varejista querendo rodar seu estoque, por isso, para ambos terem uma boa experiência e aproveitar todas as oportunidades é necessário planejamento.
Segundo pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, em média, 71% dos entrevistados têm a intenção de realizar alguma compra no evento de 2022, um aumento de 16% em relação ao ano passado, o qual ainda estávamos vivendo restrições em relação à pandemia.
Algumas pessoas acreditam que as campanhas são direcionadas apenas para grandes empresas que atuam online, no entanto, os últimos anos demonstram que o pequeno e médio varejo, não só podem, mas devem se planejar para realizar uma boa ação durante o evento, seja na loja física ou online. Vamos ver algumas vantagens de fazer o evento
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
- Atrair novos clientes
- Aumentar o ticket médio
- Ativar clientes inativos
- Girar o estoque de produtos
Não fazer parte da ação sai muito mais caro para a empresa, pois o cliente já está na intenção de comprar, se não for na loja que ele costuma frequentar, será em outro lugar. Como todos os anos o digital ainda será o maior canal de compras (ecommerce, plataformas de markplace, WhatsApp e catálogos digitais). Então, quanto mais opções de vendas ofertados pelo varejista, maiores são as chances de vendas.
6 dicas para um bom planejamento na Black Friday 2022
- Escolha o mix de produto – Veja quais podem ser os produtos estratégicos para ação, os que despertam mais interesse dos consumidores ao longo do ano, com isso, prepare o estoque e compras desse produto. Comprar bem para vender bem, lembre-se o consumidor quer desconto real.
- Estipule metas de vendas – coloque metas de vendas em quantidade de itens e valor financeiro. Elas são essenciais para direcionar a equipe e mensurar os resultados posteriormente.
- Pré-divulgação – antecipe suas ações, prepare o cliente e informe com antecedência que suas ações para Black Friday. Invista em redes sociais, e-mail, SMS, mensagens WhatsApp, banners (gere antecipação e desejo)
- Prepare a equipe – O cliente busca bons preços, porém, não abre mão de um bom atendimento e experiência. Treine sua equipe para esse momento, eles precisam saber agregar outros itens na compra do cliente, buscando oportunidades a todo tempo de ofertar outros itens.
- Arrume sua loja – seja no digital ou físico o ambiente algo que ajuda a vender é ter categorias bem organizadas, produtos precificados. Claro, não esquecendo da ambientação colocando condições de pagamento e tudo que visualmente possa chamar atenção do cliente.
- Cadastre seu cliente – invista em uma maneira de cadastrar seus clientes, criar programas de fidelidade que façam esse cliente voltar mais vezes. Hoje conhecer o cliente é a maior riqueza do varejo.
Uma coisa é certa: o varejista precisa aproveitar ocasiões como essa para alavancar suas vendas, colocar dinheiro no caixa da empresa e se preparar para as vendas de Natal. Aqueles que entrarem em ação, com certeza, terão melhores resultados para fechar 2022 de uma maneira melhor e, consequentemente, começar 2023 mais estruturados.