6 dicas para planejar a Black Friday 2022

0
431
planejar black friday 2022
planejar black friday 2022

A Black Friday já se encontra no calendário dos brasileiros como uma das datas mais importantes do varejo. De um lado temos o consumidor ansioso para aproveitar oportunidades para realizar compras e, do outro, o varejista querendo rodar seu estoque, por isso, para ambos terem uma boa experiência e aproveitar todas as oportunidades é necessário planejamento.

Segundo pesquisa encomendada pelo Google ao Instituto Ipsos, em média, 71% dos entrevistados têm a intenção de realizar alguma compra no evento de 2022, um aumento de 16% em relação ao ano passado, o qual ainda estávamos vivendo restrições em relação à pandemia.

Algumas pessoas acreditam que as campanhas são direcionadas apenas para grandes empresas que atuam online, no entanto, os últimos anos demonstram que o pequeno e médio varejo, não só podem, mas devem se planejar para realizar uma boa ação durante o evento, seja na loja física ou online.  Vamos ver algumas vantagens de fazer o evento

  • Atrair novos clientes
  • Aumentar o ticket médio
  • Ativar clientes inativos
  • Girar o estoque de produtos

Não fazer parte da ação sai muito mais caro para a empresa, pois o cliente já está na intenção de comprar, se não for na loja que ele costuma frequentar, será em outro lugar. Como todos os anos o digital ainda será o maior canal de compras (ecommerce, plataformas de markplace, WhatsApp e catálogos digitais). Então, quanto mais opções de vendas ofertados pelo varejista, maiores são as chances de vendas.

6 dicas para um bom planejamento na Black Friday 2022

  • Escolha o mix de produto – Veja quais podem ser os produtos estratégicos para ação, os que despertam mais interesse dos consumidores ao longo do ano, com isso, prepare o estoque e compras desse produto. Comprar bem para vender bem, lembre-se o consumidor quer desconto real.
  • Estipule metas de vendas – coloque metas de vendas em quantidade de itens e valor financeiro. Elas são essenciais para direcionar a equipe e mensurar os resultados posteriormente.
  • Pré-divulgação – antecipe suas ações, prepare o cliente e informe com antecedência que suas ações para Black Friday. Invista em redes sociais, e-mail, SMS, mensagens WhatsApp, banners (gere antecipação e desejo)
  • Prepare a equipe – O cliente busca bons preços, porém, não abre mão de um bom atendimento e experiência. Treine sua equipe para esse momento, eles precisam saber agregar outros itens na compra do cliente, buscando oportunidades a todo tempo de ofertar outros itens.
  • Arrume sua loja – seja no digital ou físico o ambiente algo que ajuda a vender é ter categorias bem organizadas, produtos precificados. Claro, não esquecendo da ambientação colocando condições de pagamento e tudo que visualmente possa chamar atenção do cliente.
  • Cadastre seu cliente – invista em uma maneira de cadastrar seus clientes, criar programas de fidelidade que façam esse cliente voltar mais vezes. Hoje conhecer o cliente é a maior riqueza do varejo.

Uma coisa é certa: o varejista precisa aproveitar ocasiões como essa para alavancar suas vendas, colocar dinheiro no caixa da empresa e se preparar para as vendas de Natal. Aqueles que entrarem em ação, com certeza, terão melhores resultados para fechar 2022 de uma maneira melhor e, consequentemente, começar 2023 mais estruturados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui