Nos últimos anos, 97,6% das redes de franquias brasileiras incrementaram os treinamentos de seus colaboradores e franqueados, segundo levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Com isso, o investimento em capacitação foi a principal inovação das franquias entre 2014 e 2016. Não por acaso, a aquisição de software (90,3%) e aquisição de tecnologias (88,5%) também estão entre as maiores preocupações das franqueadores quando o assunto é inovação.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Atenta a essa tendência, a Solutto, fornecedora de sistemas de gestão para franquias, criou a Universidade Solutto, uma plataforma online que disponibiliza conteúdo gratuito sobre franchising e negócios.

Os conteúdos da UniSoltto são disseminados em pílulas, ou seja, são materiais curtos e objetivos, mas que trazem informações preciosas para quem deseja impulsionar suas estratégias no setor de franquias.

Além de agregar conhecimento de qualidade ao mercado de franchising brasileiro, a plataforma será um ambiente em que os parceiros – como consultorias ou escolas de negócios – poderão divulgar versões mais compactas de seus treinamentos. Dessa forma, os materiais publicados na Universidade Solutto vão trazer mais alunos para seus treinamentos completos e pagos.

A iniciativa da Solutto pode ainda complementar um recurso que a companhia já oferece para os seus clientes: a universidade corporativa.

Através dessa ferramenta, as franqueadoras podem criar treinamentos sobre os mais diferentes temas e disponibilizar para que os seus franqueados possam se atualizar e aprofundar seus conhecimentos sobre a gestão. Além disso, a universidade corporativa permite que os gestores analisem o desempenho dos franqueados e identifiquem suas principais dúvidas e dificuldades.

E agora, com a Universidade Solutto, as franqueadoras poderão incorporar os treinamentos disponibilizados em suas próprias universidades corporativas. Dessa forma, os franqueados têm acesso garantido ao conteúdo da UniSolutto, que conta com especialistas no mercado de franchising e negócios.

Vale a pena apostar em treinamentos a distância?

Ainda que empresas como a Solutto estejam trazendo ao mercado soluções acessíveis e tecnológicas para facilitar os treinamentos a distância, há redes franqueadoras que ainda têm dúvidas quanto a adoção dessa modalidade de capacitação.

Uma das principais vantagens desse tipo de treinamento é a redução de custos, uma vez que não exigem viagens nem recursos materiais. Esse tipo de capacitação também é mais flexível: tanto o franqueado quanto sua equipe de funcionários podem fazer os cursos a qualquer momento e em qualquer lugar.

A flexibilidade também se estende à equipe franqueadora, uma vez que não é necessário mobilizar um profissional para prestar treinamento a cada novo franqueado. O conteúdo pode ser preparado uma única vez e replicado para todos os franqueados – inclusive para aqueles que já estão na rede há mais tempo.

Para franqueadoras que preferem adotar treinamentos iniciais presenciais (seja na sede da empresa, em uma unidade piloto ou na própria unidade franqueada), os treinamentos a distância são uma ótima alternativa para conteúdos complementares, atualizações e capacitação contínua.

Quer saber mais sobre a Universidade Solutto? Cadastre-se para receber mais informações da empresa.

DEIXE UMA RESPOSTA