Ganhar dinheiro em casa é um desejo muito comum, e não é por acaso que propagandas suspeitas sobre pessoas ganhando milhares de reais em trabalhos desse jeito estão presentes na internet desde seu surgimento. Seja para ganhar um dinheiro extra ou como fonte única de renda, o sistema de trabalho home office é sedutor e atrai os olhares de cada vez mais pessoas e empresas.

De acordo com a pesquisa Home Office Brasil, edição 2016, o cenário do trabalho remoto está crescendo no país. Os dados mostram que o número de empresas que estão implantando o trabalho em home office aumentou 50% no ano passado. Entre as empresas entrevistadas, 68% já adota alguma modalidade de teletrabalho e 37% adota a prática de home office.

Horários flexíveis, liberdade e o conforto da sua própria casa são alguns dos pontos que mais chamam a atenção no sistema home office, mas é preciso ficar atento. Trabalhar em casa exige uma grande responsabilidade, principalmente quando você mesmo faz seus horários: para estar em dia, é necessário trabalhar na concentração e não deixar fatores externos atrapalharem seu trabalho.

A grosso modo, existem três principais formas de trabalho em home office: freelancer, que é o trabalho autônomo, prestando serviços à uma empresa ou indivíduo; trabalho fixo, que normalmente conta com contrato ou carteira assinada; e o empreendimento próprio home based. Tanto a primeira quanto a última forma citada exigem ainda mais responsabilidade do profissional, visto que não conta com pagamentos certos nem fixos.

Nessa modalidade de trabalho, o mais valioso é o seu capital intelectual: o que você sabe fazer, sua habilidade em vender seu serviço e o que te diferencia da sua concorrência, que é bastante alta. Por isso, vale a pena investir em cursos de extensão, especialização e procurar formas de ganhar experiência o mais rápido o possível.

O que posso fazer trabalhando em home office?

Antes de tudo, fuja de propostas que prometem ganhos astronômicos com pouco esforço. Esses tipos de anúncios costumam ser bastante enganosos, podendo infectar seu computador com vírus e comprometendo seus dados. Também evite utilizar serviços que prometam remuneração se você convidar outros conhecidos para utilizá-lo: as chamadas “pirâmides” encontram um campo vasto nas redes e podem seduzir facilmente quem não toma cuidado.

Existe uma grande variedade de trabalhos diferentes que podem ser realizados em home office. Os mais comuns focam na prestação de serviços, principalmente focados na área digital e que não exijam encontros, reuniões ou consultorias presenciais.

Caso você deseje trabalhar em home office prestando serviços, a maior dificuldade será encontrar seus primeiros clientes. Nesse momento, vale a pena registrar-se em portais criados especificamente para o anúncio de serviços disponíveis. Conheça alguns:

  • 99freelas, que conta com trabalhos na área do direito, design, engenharia, escrita, tradução, fotografia & audiovisual, suporte administrativo, serviços empresariais, marketing e desenvolvimento;
  • Freelancer.com, onde os projetos disponíveis são, em sua maior parte, na área criativa e de desenvolvimento. Para quem possui habilidades para trabalhar em outras línguas, o site conta com oportunidades em diversos idiomas;
  • Workana, com oportunidades nas áreas de desenvolvimento, programação, design, tradução, redação, marketing, finanças e administração;
  • GetNinjas, com projetos tanto para home office quanto presencial. As oportunidades variam desde consultoria até para eletricistas, com busca por localização para quem procura trabalhos que exijam presença in loco.

Uma área de trabalho home office que vem crescendo bastante é de aulas virtuais. Desde instrumentos musicais até idiomas, as aulas podem ser feitas via vídeo ou texto, dependendo do assunto. Já existem diversas plataformas que oferecem suporte para quem quer dar ou fazer aulas, como o Weeazy, Learncafe e Superprof. Costumeiramente, os portais oferecem espaço para os professores exibirem seus anúncios e atraírem a atenção de possíveis alunos.

Para quem busca empreender, investir em microfranquias home based é uma ótima ideia. As opções de franquias geridas diretamente da casa do franqueado têm crescido bastante, graças a sua praticidade e investimento inicial consideravelmente mais baixo do que aquelas franquias que exigem um local físico para funcionar.

As franquias que permitem trabalhar em casa costumam ser focadas na área de prestação de serviços, com opções em diversas áreas como turismo, publicidade, corretoras de seguros, consultorias e muito mais. Algumas dessas opções funcionam via loja virtual, sendo que a maior vantagem de optar por franquias nesse caso se dá graças à estrutura já existente da rede, economizando tempo e dinheiro no desenvolvimento dos sistemas necessários.

Na hora de escolher uma franquia para trabalhar em casa, procure por aquelas opções que mais combinem com seus gostos pessoais e com o que você já conhece e possui habilidades. Vale a pena também conversar com outros franqueados daquela rede que você se interessa, para conhecer um pouco da experiência e garantir que seu investimento valerá a pena.

Como organizar seu trabalho home office

Decidido qual será o seu trabalho home office, o próximo passo para ganhar dinheiro trabalhando em casa é se organizar para que não haja contratempos. Confira algumas dicas valiosas para utilizar seu tempo da melhor forma possível!

Escolha um cômodo

Parece simples, mas escolher um cômodo para usar como o seu escritório é um passo extremamente importante para garantir uma boa produtividade. Sempre que possível, evite usar seu quarto como escritório – separar o local de descanso do local de trabalho ajuda a criar uma rotina. Com o tempo, seu corpo se acostumará a ligar cada lugar a um uso diferente, garantindo maior produtividade e evitando grandes distrações.

Certifique-se que o sinal da internet pega com qualidade no cômodo desejado. Se houver como, utilize internet a cabo para evitar interferências e garantir uma maior estabilidade, sem quedas que podem atrapalhar no andamento dos seus afazeres.

Evite televisões, videogames e outras distrações no seu escritório caseiro: principalmente no começo, é preciso se esforçar ao máximo possível para manter uma boa produtividade.

Isso não quer dizer que você precisa trabalhar em um cubículo branco! Decore o local conforme seu gosto e possibilidade, e também garanta que o espaço é bem iluminado e arejado. Use e abuse da iluminação natural, mas também garanta que as lâmpadas sejam o suficiente para o seu trabalho.

Se o espaço permitir, crie também um cantinho de conforto, com um pufe, cadeira forrada ou algum outro objeto que permita fazer pequenas pausas de forma aconchegante e prática.

Equipe seu home office

A maioria das empresas procuram pensar nos equipamentos e objetos que os colaboradores usarão pensando em praticidade, conforto e também economia. É necessário fazer o mesmo na hora de montar seu home office. Como você passará uma boa parte das horas de seu dia no ambiente, certifique-se que o mesmo esteja confortável e ideal para sua jornada.

O primeiro cuidado a se tomar é com a sua própria saúde: invista em uma cadeira de qualidade, idealizada para quem precisa trabalhar horas seguidas. Seu computador deve estar ajustado de uma forma confortável, para evitar lesões e dores posteriores. Caso use um notebook, invista também em um apoio para ele, deixando na posição ideal para sua coluna, e também em um mouse e teclado de qualidade.

A potência do seu computador deve ser pensada de acordo com a sua área de trabalho: caso sua atuação exija apenas uso de softwares de escritório e internet, uma máquina mediana está de bom tamanho, mas sempre pense na longevidade do equipamento. Se você lida com programas mais pesados, como de edição e criação de imagens, vídeos e softwares de arquitetura e engenharia, evite aborrecimentos e invista em um computador de qualidade alta. Uma dica é investir em um computador de mesa, pois, posteriormente, você terá a opção de atualizá-lo sem precisar comprar um novo.

Caso você possua CNPJ próprio, procure por empresas que fazem descontos em compras de equipamentos de informática para empresas.

Planeje seus horários

O regime home office, na maioria das vezes, oferece uma flexibilidade maior nas horas de trabalho. Mas isso não quer dizer que você não deve planejar seus dias e a sua rotina!

Planeje seu dia a dia levando em conta suas necessidades pessoais e tarefas a cumprir no seu trabalho. Por exemplo, é uma boa ideia planejar dias e horários para ir no mercado, limpar a casa, ir a médicos, essas atividades de cunho pessoal, levando em conta a carga de trabalho que você precisa fazer.

Uma boa ideia é recorrer a organizadores de tarefas, como o Trello, para deixar seu dia a dia mais ordenado. Mesmo que prefira não planejar um horário específico para cada uma de suas atividades, utilizar organizadores de listas de afazeres te ajudará a ter uma melhor noção do que falta a ser feito e quanto tempo você tem disponível.

Caso você more com a sua família ou outras pessoas, converse bastante e deixe claro que, mesmo estando em casa, você está trabalhando e necessita de silêncio ou privacidade para exercer suas funções com qualidade. Isso também inclui a divisão de tarefas do dia a dia – procure construir opções em que suas tarefas domésticas não atrapalhem o andamento do seu negócio.

Proteja seus dados

A maioria das empresas usa algum tipo de banco de dados em servidores. Por essa ser uma opção pouco viável e muito cara para se ter em casa, invista em armazenamento em nuvem. As empresas mais conhecidas nesse ramo, como Google e Dropbox, oferecem opção de sincronização automática do conteúdo na nuvem e no seu computador, evitando surpresas desagradáveis em caso de problemas com o seu equipamento. Afinal, nada mais frustrante do que perder um trabalho que estava sendo desenvolvido.

Manter sua rede de internet protegida também é importante, assim evitando roubo de seus dados e de seus clientes. Quando se trabalha em casa, é preciso ter cuidado dobrado com que tipo de programas e arquivos são baixados, pois arquivos maliciosos podem causar um grande estrago. Caso ache que valha a pena, você também pode investir em um antivírus pago, que oferecerá maior segurança ao seu trabalho.

Independente do formato do seu trabalho home office, essas dicas vão te garantir um dia a dia mais tranquilo e proveitoso, com maior produtividade.

Quer ganhar dinheiro em casa trabalhando em home office? Confira opções de franquias home based!

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA