A Cuidador Virtual é uma rede de franquias especialista em serviço de teleassistência emergencial, que tem como seu público alvo os idosos.  Fundada em 2013, a rede expandiu por franchising em 2016. Para o próximo ano, além do modelo home based, já consolidado no mercado, os interessados poderão optar também pelo formato quiosque. Atualmente, a rede conta com duas unidades próprias e duas franqueadas, a piloto está instalada em Ribeirão Preto (SP). Até o final de 2018, a marca pretende ter dez unidades ativas pelo país.

Em pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) em julho deste ano, a tendência de envelhecimento da população brasileira é evidente. De acordo com o Instituto, a partir de 2039, haverá mais idosos do que crianças de até 14 anos no país. Em trajetória de envelhecimento, o percentual de pessoas com mais de 65 anos, até 2060, será de 25,5 da população – hoje, este grupo representa 9,2% da população. Com o esperado aumento do número de idosos no país ao longo das décadas, e a melhoria na expectativa de vida dos brasileiros – de cerca de 75,8 anos -, apostar em negócios que privilegiam cuidado com a saúde e o bem estar deste grupo populacional, pode ser uma boa pedida.

Serviços

O carro chefe da Cuidador Virtual é o serviço de teleassistência emergencial. O atendimento é personalizado e proporciona aos clientes atendimento 24 horas, sete dias por semana, a partir da instalação do serviço junto à linha telefônica de cada cliente. Os idosos também contam com o suporte de um botão de emergência, que pode ser utilizado em até 120 metros do terminal instalado. O uso é primordialmente residencial.

A rede conta com a expertise dos fundadores que atuam há mais de 30 anos em empresas nacionais e multinacionais. O principal parceiro tecnológico da marca é o Grupo Neat, detentor da tecnologia global de teleassistência domiciliar, com unidades na Espanha, Suécia, Suíça e Alemanha.

Com o objetivo de ampliar a presença em todo o país, a rede se associou à Inova Franchising – empresa especializada na formatação de modelos de negócio para o Franchising – em 2016.

O franqueado Pedro Soares iniciou a gestão de um negócio Cuidador Virtual há dois meses, mas está em contato com a Inova Franquia há pelo menos seis. Para o empreendedor, o suporte garantido pela empresa especializada em franquias foi essencial para o início da gestão da Cuidador.

“Desde o início, o pessoal sempre teve paciência em sanar nossas questões e sem essa tranquilidade, provavelmente teríamos desistido. A cada dúvida, eu pegava o telefone e procurava o apoio da Inova Franquia, que por meio de seu consultor, nos ajudava a entender. Sempre tranquilo, motivador e presente nas decisões de forma a colocar nossa atividade no rumo. Faz dois meses que começamos, mas já estamos familiarizados com os serviços e suas nuances, pensando em como promover, divulgar e vender”, conta o franqueado.

Modelos de negócio

São dois os modelos de franquia oferecidos pela Cuidador Virtual, que se diferenciam em tipo de atuação no mercado e valores de investimento. O primeiro é o de franquia home based, que exige investimento de 60 mil reais.

Neste modelo, o empreendedor escolhe bairros ou cidades que ainda não estejam sendo explorados pela rede, para instalação da primeira unidade. É importante que o franqueado contrate pelo menos um vendedor, com experiência comprovada, para auxiliar a franquia na comercialização dos produtos, além de investir constantemente em estratégias de marketing. O faturamento é de até 30 mil reais líquido, com previsão de retorno do investimento em 14 meses.

O segundo modelo é o de franquia de quiosque, e será lançado em 2019. O investimento estimado é de 130 mil reais, com a exigência de contratação de, pelo menos, três funcionários para gerenciamento e operação da unidade. A previsão de faturamento é de 55 mil reais, com retorno de investimento em 25 meses.

Suporte e treinamento

Aos franqueados, a rede garante suporte completo através de equipe de consultores, para auxílio de estratégias de marketing, operação e gerenciamento da unidade. O suporte é realizado em horário comercial, em atendimento via WhatsApp, e-mails, ligações, vídeo conferências ou reuniões presenciais, de acordo com a necessidade do franqueado.

O franqueado da unidade de Campinas, Alexandre, comenta que a dedicação ao negócio é integral. Para o empreendedor, o investimento em franquias proporcionou retorno pessoal e profissional.

“A franqueadora me dá todo apoio, desde o primeiro dia de administração do negócio. Encontrei algumas dificuldades, como a contratação de representantes no momento de multiplicar o serviço, e em algumas agências de publicidade que não investiram de forma plena na divulgação da franquia. Mas, acredito muito na marca, no serviço e nas pessoas com quem trabalho. Todas têm se empenhado ao máximo para difundir a Cuidador Virtual no mercado”, complementa Alexandre.

O treinamento oferecido aos franqueados que atuam em modelo home based é realizado em um dia. Ao longo da rotina de gerenciamento da unidade, o empreendedor conta com suporte contínuo na operação do negócio. Os consultores realizam em conjunto com o franqueado uma instalação demonstrativa, que envolve o processo de implantação e operação da unidade, com o intuito de treinar o empreendedor na prática.

Se preferir, cadastre-se para saber mais sobre esta franquia:

DEIXE UMA RESPOSTA