Todas as franqueadoras que querem crescer sabem o quanto é importante manter a expansão avançando. Mas na ânsia de conquistar objetivos e resultados, muitas redes se esquecem dos profissionais que são responsáveis por eles. Nesse sentido, a equipe de vendas é uma das que mais sofre negligência.

O grande problema é que as empresas percebem tardiamente que funcionários insatisfeitos, que se sentem esquecidos e desmotivados, tornam-se improdutivos e isso afeta, diretamente, a expansão da rede.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Para evitar que isso aconteça com a sua franquia, confira algumas dicas para manter seu time de vendas satisfeito e comprometido com os objetivos da companhia.

Lidere ao invés de chefiar

Um chefe apenas ordena e recebe os louros pelo trabalho de todos. Um líder mostra o caminho, ajuda a equipe de vendas a chegar lá e divide o reconhecimento com todo mundo. E, obviamente, líderes engajam muito mais seus colaboradores do que os chefes.

Aprenda a ouvir, compreender e acompanhar sua equipe e não apenas cobrar resultados. Seja o tipo de profissional que divide as tarefas  e mostra que todos – inclusive você – estão juntos para atingir o mesmo objetivo.

Seja transparente

Nenhum vendedor terá sucesso comercializando algo que não conhece bem para uma empresa na qual não confia.

É aí que está a importância de ser sempre transparente com os profissionais que trabalham com você, tanto no que diz respeito ao que estão vendendo, quanto sobre os objetivos da venda e os próximos passos da empresa.

Essa relação de confiança é fundamental para manter a equipe de vendas segura, e isso impacta diretamente nos resultados.

Apresente um plano de carreira 

Outra frustração típica dos vendedores é entender que não têm possibilidades de crescimento na rede. Muitos percebem que profissionais de outros setores estão sempre ascendendo em suas carreiras, mas ele, independente do seu desempenho, sempre está na mesma posição.

Se um gestor quer que a equipe de vendas seja realmente produtiva e engajada, é importante mostrar que os profissionais podem crescer junto com a franqueadora, e que é possível alinhar as conquistas da rede com as metas profissionais e pessoais do vendedor.

Crie metas realistas

Ainda há quem acredite que quanto maiores as metas, mais o time vai se esforçar para cumpri-las. Mas a verdade é que, quando se estabelecem objetivos inatingíveis, os profissionais se tornam frustrados, desmotivados e acreditam que a empresa quer que fracassem.

Pensando nisso, é fundamental que um bom líder crie metas que estejam de acordo com a realidade do negócio e possam, realmente, ser atingidas com esforço e dedicação.

Invista em treinamento

Nunca ser capaz de alcançar os resultados esperados desmotiva qualquer profissional. Mas nem sempre uma performance ruim significa que o vendedor é inadequado. Muitas vezes, apenas algumas adequações no script de vendas e na maneira de atender podem melhorar a performance de um vendedor.

Pensando nisso, é elementar que a franqueadora invista constantemente em reciclagens, treinamentos e especializações para que a equipe de vendas tenha subsídios para vender mais e melhor.

Dê o exemplo e inspire o time

Bons gestores devem dar o exemplo para sua equipe de vendas e inspirá-la. Isso significa que se há uma conduta que deve ser seguida pelos funcionários, o líder deve ser o primeiro a adotá-la e defendê-la.

Também é esperado que o gestor seja alvo de inspiração. Como seu comportamento, seu discurso e suas reações tendem a ser modeladas pelos outros colaboradores, é importante que ele nunca se esqueça que tudo o que diz ou faz pode tanto inspirar como desmotivar quem está a sua volta.

Reconheça e recompense

Vendedores que não são reconhecidos pelas empresas acreditam que não faz nenhuma diferença atingir ou não suas metas, porque a rede não enxerga verdadeiramente o profissional ou seu trabalho.

Existem diversas formas de recompensar colaboradores e muitas delas sem comprometer o orçamento da companhia. Algumas vezes, só um dia de folga, uma menção na próxima reunião da equipe ou mesmo um e-mail são capazes de mostrar que o trabalho do colaborador está sendo notado e reconhecido.

Entregue ferramentas que facilitem o dia a dia 

Outro ponto essencial para a satisfação e engajamento da equipe de vendas é ter instrumentos que permitam que os vendedores façam seu trabalho da forma mais ágil e simples possível. Uma das melhores ferramentas, nesse sentido, é o Solutto.

Líder em sistemas de gestão para o franchising, o Solutto conta com módulo de CRM, um sistema completo e intuitivo e que permite que o departamento de marketing e o comercial centralize o relacionamento com clientes em um mesmo ambiente. Com isso, a expansão se torna mais organizada e sustentável.

Além disso, o CRM do Solutto automatiza tarefas simples e burocráticas, o que possibilita que a equipe de vendas foque nas atividades que são realmente importantes e se torne ainda mais produtiva.

DEIXE UMA RESPOSTA