Antes de abrir uma franquia você precisa ter o capital necessário para investir, certo? Mas, nem sempre é preciso ter o valor integral do investimento: há opções específicas de financiamentos para franquias.

Vários bancos contam com programas especialmente desenvolvidos para financiar quem quer investir em franchising. Alguns deles trabalham em parceria com o SEBRAE através do FAMPE – Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas –, que entra como avalista para essas linhas de crédito, o que ajuda a reduzir a taxa de juros praticada.

Os bancos oferecem o financiamento direto ao candidato a franqueado, mas também fazem parcerias com as franqueadoras para simplificar o processo. Para fechar parcerias, as instituições analisam o plano de negócios da franquia, o valor de investimento, o payback, as taxas de retorno e o perfil do empreendedor.

Após essa avaliação, define-se a taxa de juros ou a faixa de taxa de juros a ser praticada de acordo com a política de cada instituição financeira.

“Através dessas parcerias, o candidato acaba tendo taxas menores, devido ao vínculo que já existe entre franqueadora e franqueado”, explica Samantha Pacheco, gerente de expansão da franquia Especialista do Lar.

Apesar das condições facilitadas, o interessado em financiamentos para investir em franquia deve ficar atento. Segundo Luis Henrique Stockler, sócio presidente da ba}STOCKLER, não é recomendável abrir a primeira unidade com capital de terceiros – os juros, apesar de mais baixos, podem prejudicar a rentabilidade do negócio. “Depois, com experiência no negócio, pode-se optar por financiamento parcial para abertura de novas unidades”, avalia o especialista.

Passos para conseguir o financiamento

Quem se interessou pela possibilidade de ter esse empurrãozinho para abrir uma franquia, deve saber que existem alguns passos pelos quais é preciso passar. Afinal, o banco precisa avaliar toda a situação financeira do candidato para saber se ele conseguirá arcar com o valor emprestado.

Quando a franqueadora já tem parceria com bancos, o candidato pode dar início ao processo de avaliação do perfil de crédito diretamente com o banco, ainda durante o processo de avaliação da franquia. “Vale pontuar que o candidato só terá acesso ao empréstimo no momento em que apresentar o contrato de franquia assinado”, esclarece Samantha.

Também é preciso ficar ligado quanto aos riscos de abrir uma franquia com financiamento. “Quando se opta por financiar uma franquia, deve-se estar ciente de que parte dos ganhos serão destinados a pagar uma dívida. Caso a pessoa desista do negócio em algum momento, ela terá que continuar pagando o saldo devedor da mesma forma”, acrescenta a especialista.

Ainda que a franquia seja uma opção mais segura ter seu próprio negócio, ela também envolve riscos – e, ao assumir uma dívida, é necessário estar ciente disso.

Samantha aconselha uma avaliação completa dos indicadores que a franquia apresenta, do mercado consumidor para o produto ou serviço que se pretende vender e, principalmente, das condições de efetuar o pagamento da dívida independente da performance do negócio. “É preciso tomar cuidado para que seu sonho não se transforme em um pesadelo. Para isso você precisa manter os pés no chão”, assinala a consultora.

Portanto, cuide para não comprometer o seu patrimônio pensando apenas em conseguir abrir o negócio.

“Se o empresário iniciar um empreendimento preocupado com o fluxo de caixa, ele vai tirar o foco do que realmente importa: atender bem o cliente”, pontua Stockler.

Opções de financiamento

Fez todas as análises necessárias e decidiu recorrer ao financiamento para investir no seu negócio? Então, conheça algumas opções de bancos que oferecem financiamentos para abrir uma franquia.

Banco do Brasil
O Banco do Brasil possui um programa de financiamento especialmente voltado para franquias. O Proteger Urbano Empresarial, por exemplo, permite que o franqueado pague o valor emprestado em até 72 vezes. Já o BB Giro Empresa Flex fornece capital de giro com prazo de até 36 meses para pagar. Além disso, é possível financiar a Taxa de Franquia.

Para participar de algum desses programas, o franqueador precisa ser conveniado ao BB Franquia.

BNDES
O BNDES conta com uma linha de crédito que, segundo a empresa, possui as melhores condições de taxas e prazos do mercado para quem precisa conseguir financiamento para uma franquia. Aqui, quem deve pedir o financiamento é a franqueadora e não o franqueado.

Caixa Econômica
Através do Programa CEF Franquia, a Caixa oferece recursos para capital de giro, antecipação de receitas, financiamentos para investimentos, convênios, seguros e previdência.

O valor máximo disponível para financiamento é de R$ 400 mil e o percentual máximo financiável pode variar de 30% a 60%, de acordo com a rede de franquia escolhida.

Bradesco
O banco oferece praticamente todos os serviços de pessoas jurídicas para os interessados no segmento de franquias: crédito para montagem da loja, aquisição de bens, modernização e expansão dos negócios, pagamentos e gestão de caixa, além de seguros, consórcios, cartões de crédito, dentre outras soluções.

“O Bradesco pode chegar a financiar o valor total da franquia, a depender do plano de negócios e taxas de retorno”, conta Samantha.

HSBC
O HSBC foi o primeiro branco privado no Brasil a oferecer uma política de financiamento exclusiva para franquias. Sua política oferece linha de crédito específica para expansão da rede e prazo de até 42 meses para o pagamento, financiando até 60% do valor do projeto.

Itaú
No Itaú é possível financiar até 50% do investimento total. Para tanto, é preciso dar como garantia os recebíveis do negócio ou o próprio patrimônio. Ainda há a possibilidade de pegar empréstimos para a aquisição de franquias, equipamentos, estoque e fluxo de caixa.

Santander
Para franquias que não são suas parceiras, o banco oferece créditos e promete benefícios como acesso a produtos financeiros com condições especiais e taxas diferenciadas e exclusivas para a maquininha de cartões.

“O percentual a ser financiado no Santander chega, no máximo, a 50% do investimento total”, finaliza Samantha.

DEIXE UMA RESPOSTA