Na última Pesquisa de Desempenho Trimestral, desenvolvida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), os números do franchising brasileiro se mostraram positivos, com crescimento de 7,8% na receita no terceiro trimestre deste ano.
O faturamento passou de 38,8 bilhões de reais para 41,8 bilhões de reais nesse último trimestre, em comparação com o mesmo período de 2016.
Queda no juros, diminuição da inflação, leve redução da taxa de desemprego e queda dos custos dos alimentos: essas notícias acabaram surpreendendo positivamente a renda dos consumidores. Com isso, o consumo ganhou novo fôlego, refletindo no franchising de forma geral, com maior ênfase nos segmentos diretamente relacionados ao consumo.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
A retomada de fôlego do consumo e a queda nos juros, refletiram positivamente nos segmentos de Entretenimento e Lazer, que registrou aumento de 13,1%; Comunicação, Informática e Eletrônicos, com 12,7%; Serviços e Outros Negócios e Serviços Educacionais que obteve 9,7% de crescimento.
O presidente da ABF, Altino Cristofoletti, afirma que o franchising brasileiro comprova através da Pesquisa que possui maturidade e capacidade de reação em meio às turbulências econômicas do país.
“O setor por um lado se beneficia da melhora do cenário macroeconômico e de suas características essenciais, como trabalho em rede, modelos testados e padrões pré-definidos, controle de gestão e marcas consolidadas, e, por outro, busca inovar cada vez mais, é dinâmico, e está atento aos movimentos do mercado”, completa, em comunicado à imprensa.
A abertura de novas vagas de emprego é outro dado positivo da Pesquisa de Desempenho. O franchising manteve o ritmo de oferta de oportunidades de trabalho, com aumento de 0,4% no terceiro trimestre – gerando um total de 1,205 milhão de empregos diretos.
Entre as redes pesquisadas, cerca de 3,5% de unidades de franquias foram inauguradas e 1,3% foram encerradas, o que indica uma variação positiva de 2,2% e acréscimo de 3.465 unidades franqueadas no Brasil. Com isso, o país soma um total de 147.539 unidades de franquias ativas.