Bastante tradicional na Inglaterra, o fish and chips é um prato que leva basicamente peixe empanado (fish) e batatas fritas (chips). O que era comida típica dos operários durante a Revolução Industrial, passou a ser uma popular comida de rua e hoje pode ser encontrada tanto em restaurantes como em pequenos pubs e lanchonetes.
E agora o fish and chips está chegando, oficialmente, ao Brasil através do Sirène, uma rede especializada no tradicional prato inglês e que está em franca expansão através de franquias.
Criada em 2015 em Curitiba, no Paraná, o Sirène comercializa também as batatas fritas e os peixes empanados em porções separadas, sanduíches de peixe, chopps, drinks, cervejas artesanais e bebidas sem álcool.
Além disso, a rede tem uma marca própria de produtos estilizados, como camisetas, canecas, moletons, bonés e outros artigos que podem ser comprados nas unidades das franquias Sirène.
Com isso, a rede se insere em dois mercados bastante aquecidos. O de franquias de alimentação, um dos que mais cresceu no último ano, chegando a faturar mais de 42,8 bilhões de reais 2017, e o de moda, que teve uma receita de 21,8 bilhões de reais no mesmo período, conforme dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Modelos de negócios e perfil dos franqueados
Atualmente o Sirène tem três modelos de franquias, que variam conforme a estrutura do ponto: Express, Pocket e Standard.
O primeiro formato é a franquia Express, que pode ser instalada em um espaço de 16 a 100 metros quadrados e necessita de três funcionários na operação. O segundo, é a franquia Standart, que precisa de a partir de 100 metros quadrados e de cinco funcionários. Já o último formato de franquia é o Pocket, um espaço que pode ser de 9 a 15 metros quadrados.
O investimento em uma unidade fica entre 130 mil reais e 175 mil reais. Com retorno estimado a partir de 12 meses, a franquia tem faturamento médio de 90 mil reais mensais e a lucratividade é de 10% a 20%.
Para liderar essas unidades, o Sirène busca franqueados com perfil empreendedor, que tenham interesse pelo ramo de alimentação, gostem de relacionamento interpessoal, prezem por qualidade e queiram oferecer uma experiência única em cada atendimento.
A expansão da marca está focada nas regiões Sul e Sudeste.
Treinamento e benefícios
O Sirène oferece um treinamento completo que dura 15 dias e é feito na sede da franqueadora, que fica em Curitiba. A cada 12 meses, a rede também promove treinamentos de atualização e reciclagem para garantir o cumprimentos dos padrões de atendimento e operação do negócio.
Os franqueados contam ainda com suporte comercial constante, auxílio na gestão, assessoria de marketing fornecido pela rede e um planejamento de marketing anual.
Planilhas, manuais de implantação e gestão, sistema de gestão financeira estão entre os materiais e ferramentas fornecidos pelo Sirène.
O Sirène hoje tem três unidades próprias e tem a intenção de alcançar a marca de 15 unidades em funcionamento até o fim de 2018.
Tenho interesse em empreender no ramo de alimentação especificamente o Sirene
Oi, Rodolfo. Você pode saber mais entrando em contato direto com a marca: http://sirene.com.br/franquia/