Você sonha ter o próprio negócio, sempre teve um apreço especial pelo ensino, mas o modelo ideal para você seria algum que não precisasse ter um ponto comercial? Pois investir em franquias de educação online pode ser a melhor aposta – especialmente para investidores que ainda não têm experiência nessa área.
O segmento de educação e treinamento é um dos mais tradicionais no mercado de franquias brasileiro. Isso porque o mercado de trabalho cada vez mais exige qualificações, independente do cargo ou salário.
Assim, o conhecimento aliado à competência são fatores primários para a pessoa iniciar a sua ascensão profissional. E, como educação não é um mercado de modismo e sim de necessidade, essa é uma aposta assertiva.
➥ Confira também: 100 opções de franquias baratas (a partir de R$ 699)
➥ Busca franquias na área educacional? Confira nosso guia de franquias de educação (com valores de investimento)
Somado a isso, trabalhar em casa, contando apenas com computador e acesso à internet, é a proposta das franquias online.
Com baixo investimento e rotina de trabalho flexível, esse tipo de negócio chama a atenção de investidores que buscam por franquias baratas, atividades para renda extra ou que sonham em fazer seus próprios horários.
Tem algo melhor, então, do que unir os dois mundos e abrir uma franquia de educação online? É claro que aqueles que se identificam com a área podem optar por atuar em ramos e com públicos diferentes. Há opções de franquias de escolas profissionalizantes, de complemento escolar e preparatórios, que atingem desde crianças e jovens até adultos e idosos.
Já quando se fala do universo online, a praticidade é uma das grandes vantagens desses negócios. Nesse sistema, o empreendedor não precisa investir em uma estrutura física comercial, sendo possível trabalhar em home office com equipamentos que, geralmente, já fazem parte do cotidiano: computador, telefone e internet.
Com isso, o investimento e os custos operacionais de uma franquia online costumam ser bastante reduzidos, em comparação com modelos mais tradicionais, como de loja e quiosque.
Outro ponto que enche os olhos de quem busca um franquia é o fato de que o mercado digital tem crescido e se consolidado nos últimos anos, tornando-se parte dos hábitos de consumo.
De acordo com o relatório Webshoppers, divulgado pela Ebit, o e-commerce brasileiro faturou 47,7 bilhões de reais em 2017, um crescimento de 7,5% em relação a 2016. A projeção da Ebit é que, neste ano, o faturamento do setor chegue a 53,5 bilhões de reais.
Aliando a tendência das pessoas de buscar por produtos e serviços na internet com o bom desempenho do franchising (que faturou 163,3 bilhões de reais em 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising – ABF), as franquias online são um negócio promissor.
Mas, na hora de escolher a franquia para investir, avalie com atenção o plano de negócio, os suportes e treinamentos oferecidos pela franqueadora, assim como as condições do mercado atual e as possíveis previsões para aquela área educacional pretendida.
A autoanálise também é fundamental no processo, sendo exigido do franqueado a identificação com a área para o sucesso da franquia. Por isso, faça uma reflexão para entender se você tem perfil, tanto de características pessoais quanto a capacidade de investimento, e a motivação (por um longo tempo e não só momentânea) para adquirir e desenvolver este negócio.
Opções de franquias de educação com cursos online
Com isso em mente, confira a seguir algumas alternativas de franquias de educação online. Os dados são divulgados pela ABF ou foram informados pelas próprias empresas.