Abrir uma franquia em 2022 é ariscado? Veja como se preparar

0
1028
como se preparar para abrir uma franquia em 2022 01
como se preparar para abrir uma franquia em 2022 01

Além de ser mais um ano de pandemia, 2022 deve ser marcado por mudanças econômicas, políticas e sociais em virtude das eleições presidenciais e da alta inflação. Por conta disso, muitas pessoas acreditam que abrir uma franquia nesse período seja mais arriscado do que em outros anos.

Entretanto, empreender sempre envolve riscos e requer cuidados. Somente um bom planejamento, pesquisa e preparo podem tornar esse caminho um pouco mais seguro.

De acordo com Beto Filho, presidente da Associação Brasileira de Franchising (ABF) Rio, optar pelo mercado de franquias já minimiza muito os riscos para os empreendedores, visto que esse é um modelo de negócio no qual o franqueado tem acesso ao conhecimento, suporte e treinamento de uma companhia que conhece muito bem o setor.

Além disso, o presidente da ABF também destaca a capacidade que o franchising tem de lidar com situações inesperadas. “Se olharmos em termos de modelos de negócio, o franchising tem características que o tornam capaz de reagir com maior eficácia e velocidade a essas adversidades que estão se apresentando”, explica Beto Filho.

Um bom exemplo dessa rapidez foi durante a pandemia, onde franquias conseguiram usar suas experiências e estruturas para ajudar os franqueados a minimizar o impacto da crise. Durante os períodos mais rígidos da quarentena, muitas marcas isentaram os fraqueados das taxas de royalties e publicidade, por exemplo.

Mesmo com todas as vantagens que o franchising oferece, se você está convencido a investir em uma franquia nesse ano, é preciso considerar alguns pontos na sua preparação. Veremos os principais a partir de agora.

Avalie seus recursos financeiros

como se preparar para abrir uma franquia em 2022 02

Para Beto Filho um dos principais pontos que devem facilitar a abertura de franquias em 2022 é o fato do empreendedor ter capital próprio suficiente sem ter que contar com empréstimos, por exemplo.

De acordo com ele, com as altas taxas de juros e a inflação no país, o mais recomendado é que os empreendedores respeitem o valor de aporte que possuem, ao invés de contar com outras formas de crédito.

E se não tiver o capital necessário para abrir a franquia dos seus sonhos? O presidente da ABF Rio acredita que, muitas vezes, a melhor opção é começar com uma microfranquia para depois dar voos mais altos.

Escolha um setor com o qual tenha familiaridade 

Uma dos primeiros passos que um candidato a franqueado deve dar é escolher qual será sua área de atuação. E essa escolha precisa envolver muita pesquisa e cautela, já que a decisão está diretamente conectada com os resultados e a satisfação do empreendedor.

Uma boa forma de começar é descobrir quais são áreas que você já conhece e tem experiência e fazer uma pesquisa de mercado para entender se elas estão indo bem nos últimos anos.

Beto Filho ressalta ainda que o investidor deve considerar o segmento no qual gostaria de atuar como empresário, e não somente o que gosta quando está na posição de consumidor.

“Uma coisa é você escolher um produto para ser consumidor, e outra é querer trabalhar com aquele produto. Então, é preciso analisar sobre esses dois prismas. Aquilo que você gosta de consumir e aquilo que você se sente bem vendendo”, explica o presidente.

Busque referências da franqueadora

A busca de referências sobre a franqueadora é uma etapa importante, independentemente de quando você pretende iniciar a operação.

Existem diversas formas de fazer isso, incluindo buscas na internet. Você pode procurar por feedbacks de clientes em sites especializados em reclamações, ou mesmo observando os comentários dos consumidores nas redes sociais da marca.

Segundo Beto Filho, o interessado na rede também deve falar com os franqueados e ex-franqueados para entender qual a percepção deles sobre o franqueador, bem como fazer visitas à sede da franqueadora para conhecer melhor os processos da marca e tirar dúvidas.

De acordo com ele, essas experiências permitirão que o investidor tenha mais bagagem para tomar uma decisão.

Dedicar tempo para o negócio

Por fim, é preciso que o investidor dedique tempo no negócio, não só para abrir a franquia, mas para estar presente no dia a dia da empresa.

O presidente da ABF Rio afirma que ter uma postura resiliente, aberta ao aprendizado e ao trabalho duro é fundamental para o sucesso da unidades. Além disso, é muito importante que o franqueado cultive um bom relacionamento com o franqueador, já que ele será fonte de apoio e de conhecimento nos momentos bons e ruins.

“Se de um lado a algum tipo de inquietação neste ano, acerca do que poderá vir, por outro, nós temos mais experiência”, finaliza Beto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui