Como escolher o serviço de BPO ideal para sua empresa

0
1982
bpo para sua empresa
bpo para sua empresa

Quando a empresa começa a crescer, é natural que o volume de tarefas administrativas também aumente consideravelmente, e uma das opções mais vantajosas nos quesitos organização, profissionalização e economia é terceirizá-las.

O serviço de BPO (Business Process Outsourcing) ou Terceirização de Processos de Negócio, é uma solução que ajuda as empresas justamente nesse sentido, repassando as rotinas internas para uma empresa especializada.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Uma das maiores vantagens de aderir a um serviço de BPO na sua empresa é que, quando terceiriza algumas atividades administrativas, você e sua equipe conseguem se focar em tarefas que sejam ainda mais importantes e estejam ligadas à essência e ao desenvolvimento do negócio. É isso que fará sua empresa crescer!

Mas, como existem várias opções de serviços de BPO, é preciso considerar alguns pontos para ter certeza de que está escolhendo a solução ideal para o seu negócio. Veja, a seguir, alguns fatores que você deve analisar.

Cases de sucesso

Uma boa forma de começar a escolher o serviço de BPO ideal para sua empresa é conhecer um pouco mais sobre a história, os valores e também os cases de sucesso da solução que você está analisando.

Confira quem são os clientes que já usam o serviço e descubra quais os resultados que eles tiveram depois da implementação do BPO. Essa vai ser uma ótima forma de começar a entender que tipos de efeitos essa terceirização pode ter no seu negócio.

Transição e implementação

As empresas que prestam serviços de BPO têm seus próprios procedimentos de implementação do sistema, e é interessante avaliar como cada uma encara essa rotina. Isso porque, essa, certamente, será uma grande mudança no seu negócio, e você precisa garantir que a transição seja o mais tranquila possível.

Para se ter uma ideia, uma boa empresa de BPO geralmente vai começar mapeando todos os seus processos internos, entendendo como funciona o seu negócio e quais são as necessidades dele, recriando as rotinas para otimizá-las e, só depois, instalando o serviço.  

Leque de opções

Avalie também a quantidade de serviços oferecidos em cada departamento e certifique-se de que o que o BPO tem para oferecer será útil para a sua operação. Afinal, não adianta muito contratar o BPO se você ainda tiver que manter uma equipe interna fazendo metade do trabalho, não é mesmo?

As melhores soluções geralmente são aquelas que atendem diversos departamentos, como financeiro, RH e TI, e contêm diversas tarefas em cada área.

Possibilidade de personalização

Cada empresa é diferente e tem necessidades diferentes, e o seu serviço de BPO precisa entender isso. Não confie em uma empresa que insiste em te oferecer um tipo de terceirização que você não precisa ou que não faz sentido no seu negócio.

O BPO ideal para você será aquele que é modular e pode ser totalmente personalizado de acordo com uma análise profunda da sua empresa e do que você realmente precisa para crescer.

Acompanhamento e controle

Contratar um BPO significa que toda a parte operacional será feita por uma empresa especializada, mas isso não quer dizer que você não terá acesso ou não poderá acompanhar o andamento e os resultados sempre que quiser.

O trabalho do BPO deve ser transparente e acessível para que tanto você quando sua equipe consigam monitorá-lo e colher insights dele.

Economia de recursos

O BPO ideal para sua empresa também é aquele que apresenta um ótimo custo-benefício, se tornando mais eficiente e econômico para o negócio do que manter um time de profissionais internos. Mas, é preciso avaliar com muito cuidado se isso realmente acontece em todas as empresas que você está cotando!

Mobilidade e acessibilidade

Os serviços que prezam pela mobilidade e acessibilidade também devem ganhar pontos na sua escolha.

Eles devem oferecer opções de acesso remoto e por outros dispositivos, como smartphones e tablets, para que você e seus colaboradores tenham mais liberdade em fazer solicitações e acessar os dados a qualquer momento e em qualquer lugar.

Otimizações constantes

Por fim, uma outra característica bastante importante do serviço de BPO ideal para sua empresa é a busca constante por novas melhorias que possam otimizar ainda mais os seus resultados.

Na escolha, avalie se a empresa parece acompanhar as tendências do mercado e tem o compromisso de estar sendo otimizando seus serviços para oferecer as últimas tecnologias para seus clientes.

Conheça a Via: tudo o que você busca em um BPO

Quer uma solução de BPO que tem todas essas características e muitas outras. Então você deve conhecer a Via, um solução que terceiriza serviços de controladoria, contabilidade, RH, TI e facilities (gestão de contratos, apoio administrativo, manutenção corretiva e preventiva, gestão de compras e mais) permitindo que você se foque no core business do seu negócio!

Criada em 2012, a Via atende mais de 70 clientes e tem especialidade no atendimento de franquias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui