Como ter sucesso com uma franquia home office

0
172
como-ter-sucesso-com-uma-franquia-home-office

As franquias home office são vistas por muitos empreendedores como o melhor formato para ter um negócio, especialmente pelo baixo valor de investimento e pela flexibilidade de atuação.

Nesta modalidade, o franqueado adquire o direito de representar uma marca consolidada no mercado, recebe treinamento e apoio da franqueadora e pode trabalhar total ou parcialmente em casa, dependendo do tipo de serviço que vai prestar, ou dos produtos que vai comercializar.

Porém, como em qualquer outro negócio, eles devem se dedicar para garantir o sucesso das unidades e ter certeza de que têm um perfil compatível como esse tipo de trabalho.

Flavia Mardegan, especialista em vendas, atendimento ao cliente, negociação, reestruturação empresarial e planejamento estratégico comercial, e CEO da Mardegan Transformation and Results, explica para qual tipo de pessoa esse modelo é mais interessante.

“Esse formato de franquia home based é importante para profissionais que possuem baixo valor de investimento e que tenham perfil de atuação que se adapte bem a um trabalho home office”, afirma a especialista em vendas e negócios.

Ela também destaca que as franquias home based são interessantes para profissionais que estão saindo do mercado CLT e estão em busca de algo novo sem investimento alto, afinal é um modelo que dá a oportunidade da pessoa se entender como empreendedora e usufruir da segurança do franchising, porém, investindo pouco.

Dicas para ter sucesso atuando em uma franquia home office 

Apesar da segurança que o franchising oferece, é muito importante que quem atua em uma franquia home office se atente a algumas dicas para alcançar o sucesso no seu negócio. Inicialmente, Flavia Mardegan afirma que há uma característica indispensável: a disciplina.

“É preciso entender que tem hora para trabalhar, para começar e para terminar porque é muito fácil um profissional home office trabalhar muito mais do que ele trabalhava antes e acabar misturando a vida pessoal com a vida profissional”, aconselha Mardegan.

Além disso, existem outros aspectos que podem influenciar no desempenho do franqueador. Veja alguns deles:

Administração financeira

A especialista também alerta sobre a boa administração do dinheiro, uma vez que o franqueado deve demorar algum tempo até alcançar o ponto de equilíbrio e recuperar o seu investimento.

“Quando você é CLT e está migrando para uma franquia home office, por exemplo, tem que entender que parou de ter aquela receita recorrente. Portanto, ele [o franquedo] precisa saber administrar muito bem o próprio dinheiro, ou seja, saber qual é o ponto de equilíbrio, o quanto que ele tem que faturar dentro do seu negócio por mês para pagar as contas e sobrar dinheiro para o pró-labore dele”, explica Flavia.

Suporte da franqueadora 

Uma das grandes vantagens de abrir uma franquia é contar com a estrutura, treinamento e suporte de uma franqueadora. Por já ter experiência no mercado, contatos com fornecedores e parceiros e um capital para investir em divulgação e inovação, as franqueadoras podem ajudar muitos os novos franqueados.

Porém, é importante que você saiba aproveitar esse benefício, seguindo os padrões e orientações da marca e se mantendo em contato com o suporte caso esteja enfrentando qualquer dificuldade, ou se precisar de apoio para otimizar o seu desempenho.

Olhar atento em todas as áreas da franquia 

Quem trabalha em home office geralmente não tem funcionários. Nesse caso, cabe ao franqueado cuidar de vários aspectos da unidade, como financeiro, marketing e atendimento.

Pensando nisso, Flavia diz que o franqueado que escolhe trabalhar em casa deve ter uma boa gestão de tempo, para que possa cumprir todas as tarefas administrativas e operacionais que sua franquia precisa.

Franquias home office podem ter o mesmo sucesso que franquias convencionais!

Mesmo com os valores mais acessíveis e uma série de vantagens atreladas ao seu modelo de negócio, as franquias home office podem ter o mesmo sucesso que as franquias convencionais.

“Sem dúvida nenhuma o empreendedor que investe em uma franquia home based pode ter o mesmo sucesso de uma franquia tradicional. Atualmente, várias empresas são estruturadas no modelo home office!”, finaliza a especialista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui