Como vender no WhatsApp: tudo para atender melhor e faturar mais

1
1643
como vender no whatsapp
como vender no whatsapp

Você já pensou em vender no WhatsApp?

Além de ser usado para manter o contato com amigos e familiares, o WhatsApp também se tornou uma poderosa ferramenta de vendas para muitos negócios.

Usando o aplicativo como canal de comunicação oficial, empresas de diferentes nichos e portes conseguiram tornar o atendimento mais ágil e simples e, como consequência, potencializar as vendas.

E você? Também quer usar o WhatsApp para profissionalizar o atendimento e aumentar as vendas do seu negócio? Então, está no lugar certo!

Neste artigo, vamos te contar tudo o que você precisa sobre como vender no WhatsApp. Boa leitura!

Por que vender no WhatsApp?

As empresas precisam estar onde os consumidores estão. E milhões de brasileiros estão usando o WhatsApp diariamente para se comunicar de forma prática e simples.

Prova disso é que, segundo o estudo Global Media Consumer Survey 2019, realizado pela consultoria Delloite, 81% dos brasileiros acessam o WhatsApp pelo menos uma vez por hora!

O app parece na lista como o recurso mais acessado, na frente, inclusive, de ferramentas como o e-mail corporativo e redes sociais como Facebook e Instagram.

Como o WhatsApp já faz parte da vida dos compradores e muitos preferem utilizá-lo ao invés de receber ligações ou negociar por e-mail, aderir ao uso do app no seu negócio é uma forma de agregar mais comodidade e agilidade ao seu atendimento.

E bons empreendedores sabem que quanto melhor é a experiência do consumidor no atendimento, maiores são as chances de transformá-lo em um cliente fiel!

Entretanto, para vender no WhatsApp com qualidade não basta apenas instalar o aplicativo e esperar os pedidos chegarem.

É necessário estruturar um bom planejamento e usar os recursos do “Zap” para potencializar os seus resultados. Veremos algumas dicas para fazer isso a seguir.

Use o WhatsApp Business

De alguns anos para cá, o aplicativo se tornou um instrumento de trabalho tão importante para as empresas que o Facebook – atual detentor do WhatsApp – lançou uma versão específica para quem quer vender no WhatsApp.

O WhatsApp Business é gratuito e conta com recursos específicos para vendas online, e é ideal para quem quer utilizar o aplicativo para fins comerciais.

Entre as principais funcionalidades do WhatsApp Business estão:

  • Identificação de conta comercial, que indica para o cliente que ele está conversando com uma empresa;
  • Possibilidade de incluir informações do negócio, como site, e-mail, endereço e horário de funcionamento/atendimento;
  • Catálogo de produtos e serviços, que ajuda o consumidor e identificar o que a empresa vende e agilizar os pedidos;
  • Recurso que permite criar mensagens automáticas, sejam elas de ausência (para os dias e horários em que você não faz atendimento) ou de boas-vindas para novos contatos;
  • Categorização de conversas, de acordo com o seu status do cliente. Etiquetas como “pagamento pendente” e “novo pedido”, por exemplo, já estão disponíveis na plataforma, mas você pode criar suas próprias etiquetas para facilitar a organização.

Defina parâmetros de atendimento

Antes de divulgar que agora você vai vender no WhatsApp, é importante definir alguns procedimentos para padronizar o seu atendimento e garantir uma experiência melhor para o consumidor.

Dois parâmetros que você pode estabelecer para começar são:

Dias e horários de atendimento

Uma boa forma de começar a estruturar as suas vendas no WhatsApp é definir quais são os seus dias e horários de atendimento.

Não ter esse cuidado pode gerar situações desconfortáveis para todo mundo. De um lado, o consumidor se sentirá frustrado por não saber quando e nem se terá uma resposta. E, de outro, é desagradável receber uma enxurrada de mensagens nos dias e horários em que o empreendedor não está trabalhando.

No WhatsApp Business, você pode divulgar essas informações acessando o menu de configurações. Em seguida, escolha a opção “ferramentas comerciais” e “perfil comercial”.

Etapas de atendimento

Também é necessário entender quais serão as etapas do atendimento e venda no WhatsApp e planejá-las.

Para isso, é interessante fazer um exercício de reflexão.

Se pergunte: quando um novo contato chegar, que tipo de informações eu preciso para iniciar o atendimento? E o que virá depois que eu recolher esses dados? Quais devem ser as principais dúvidas do consumidor antes de fechar? E como finalizar o contato?

Vamos imaginar que você tem uma lanchonete e quer vender no WhatsApp. Ao receber um novo contato, pode ser interessante dar as boas-vindas, perguntar o nome do consumidor e verificar se você entrega no endereço. Depois, você pode mandar o cardápio, recolher os detalhes do pedido e confirmar a forma de pagamento.

Crie conteúdo para o WhatsApp

Se você quer potencializar as vendas pelo WhatsApp, o ideal é que não fique apenas esperando que os contatos cheguem até você.

Um bom empreendedor inclui o “Zap” em suas estratégias de marketing porque sabe que através do conteúdo é possível atrair novos consumidores, fidelizar o público e vender mais.

Uma forma de começar a produzir conteúdo para o WhatsApp é usar os status – imagens, vídeos e frases que são compartilhadas com os seus contatos e desaparecem depois de 24 horas.

Você pode usar os status para divulgar fotos dos seus produtos, mostrar o dia a dia do seu negócio e passar informações rápidas para o público.

Periodicamente, também pode enviar mensagens diretamente para os contatos através das listas de transmissão – que permitem o disparo de um mesmo conteúdo para várias pessoas de uma só vez.

Usando as listas de transmissão é possível divulgar promoções, ofertas com condições especiais e lançamentos de novos produtos de uma forma simples e rápida.

Divulgue o atendimento no WhatsApp

Muitas vezes, o consumidor navega por diferentes plataformas antes de fechar negócio.

Pode ser que ele te conheça através do Instagram, vá buscar mais informações sobre a empresa em sua loja virtual e termine tirando dúvidas e formalizando a compra no WhatsApp.

Pensando em promover essa integração de ferramentas, é importante que você divulgue o seu canal de vendas no WhatsApp em todas as ferramentas que utiliza em suas estratégias de marketing.

Para facilitar a divulgação, o WhatsApp Business tem um recurso que permite que você crie um link curto ou um código QR.

Ambos podem ser disponibilizados nas suas redes sociais, assinatura de e-mail, materiais gráficos e outros elementos para que os clientes entrem em contato com mais facilidade.

Para gerar o link ou código QR do seu WhatsApp, basta acessar o menu “ferramentas  comerciais” do app. Depois, escolha a opção “link curto”.

Lá você poderá, inclusive, criar uma mensagem padrão para atrelar ao seu link. Dessa forma, ao escanear o código QR ou clicar no atalho, o comprador já terá uma mensagem pré-programada para te enviar.

Bacana, não é?

Seguindo essas dicas simples você vai conseguir atender e vender no WhatsApp com muito mais consistência, organização e qualidade.

Se quiser mais dicas sobre vendas e empreendedorismo, continue acompanhando o Guia Franquias de Sucesso. Até a próxima!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui