5 desafios na gestão financeira e como enfrentá-los

0
1789
gestao financeira
gestao financeira

Manter a boa gestão financeira de uma empresa já é algo bastante desafiador, mas realizar essa tarefa em uma franqueadora – em que os números não estão ligados só a uma, mas a várias unidades – pode ser ainda mais difícil.

Mas, mesmo não sendo uma atividade fácil, ela precisa ser feita. Afinal é através de uma gestão financeira excelente que a franqueadora saberá se está realmente lucrando com os valores de venda praticados, quais são os investimentos que renderam maior e menor retorno, quais são os períodos de alta e baixa nas vendas e muitas outras informações fundamentais para o sucesso do negócio.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como fazer uma gestão mais eficiente

Para fazer uma boa gestão financeira e obter esses insights é necessário descobrir quais desafios estão atrapalhando a administração e como solucioná-los, e é isso que vamos ver agora!

Centralizar informações

Uma das situações mais comuns nas empresas é ter informações descentralizadas. Muitas vezes a marca tem um contador terceirizado para realizar algumas tarefas mais burocráticas, responsabiliza um funcionário interno responsável pelas compras, outra pessoa organiza as contas a pagar e a receber e um quarto profissional gera as notas fiscais.

O grande problema nesse esquema de gestão acontece quando cada um utiliza um tipo de ferramenta para registrar informações e os profissionais não trocam “figurinhas” entre eles.

Dessa forma, para descobrir qual volume de gastos da empresa corresponde às compras internas é necessário consultar duas pessoas e dois documentos diferentes. Se o gestor precisar, também, das notas fiscais emitidas nas compras teria que cruzar três documentos e conversar com três funcionários.

Esse tipo de gestão, além de ser mais custosa para a empresa porque demanda a contratação de mais funcionários, ainda favorece erros, falhas de comunicação e torna a busca por informações simples muito mais complicada.

A solução é centralizar tudo em um único ambiente. Dessa forma, mesmo que você tenha mais de um profissional trabalhando na gestão das finanças, os dados estarão reunidos e organizados para facilitar a pesquisa e manter a coesão.

Manter dados atualizados

Existem informações financeiras que precisam ser atualizadas diariamente, semanalmente, mensalmente e anualmente. Porém como, geralmente, o profissional responsável por essa tarefa tem várias outras atividades para desempenhar, ele pode acabar deixando os dados defasados.

Essa situação é extremamente prejudicial para o negócio, uma vez que os dados desatualizados podem levar a interpretações erradas da situação da empresa e fazer com que os gestores tomem decisões inadequadas para o quadro real.

Criar rotinas e ter sistemas profissionais que automatizam e agilizam o processo de atualização é a melhor forma de resolver esse problema e garantir que as informações sempre correspondam à realidade.

Lidar com bancos

Fazer conciliações bancárias e negociações com instituições financeiras pode ser demorado, custoso e complicado e, por isso, muitas empresas acabam deixando esse processo de lado ou fazendo-o quando já não há outra alternativa.

Dependendo do volume de tarefas ligadas aos bancos, ter um profissional para atuar exclusivamente nessa frente pode ser uma boa opção, mas exige custos maiores. Outra alternativa mais simples e econômica é ter um serviço de terceirização que possa lidar com essas questões enquanto a sua equipe se foca em ações mais essenciais para o negócio.

Transformar números em conclusões

Esse provavelmente é um dos maiores desafios de uma gestão financeira, independente do tipo de negócio ou tamanho da franqueadora. Afinal, de nada adianta ter números bem organizados e atualizados se os gestores não souberem o que fazer com eles.

Nesse sentido, o segredo é ter excelentes profissionais com conhecimentos não só sobre finanças, mas sobre as ações da marca para saber como podem analisar os resultados e obter insights com eles.

Lidar com a inadimplência

A inadimplência é um dos grandes desafios das franquias atualmente e é preciso ter estratégias muito bem definidas para lidar com ela e reduzir sua incidência.

As empresas podem devem ter sistemas que automatizam as cobranças (para evitar que essa tarefa recaia sobre um funcionário e tire sua atenção de outras atividades) e criar políticas que valorizem o pagamento em dia.

Como forma de prevenção, também é fundamental acompanhar de perto o desempenho de cada unidade. Dessa forma será possível perceber que um franqueado está tendo dificuldades financeiras que podem levar a inadimplência e ajudá-lo.

Como profissionalizar sua gestão financeira com a Via?

Que tal resolver esses e outros desafios, economizar tempo e dinheiro e ainda focar nas atividades que vão fazer o seu negócio crescer? Isso é possível profissionalizando a sua gestão financeira com a Via!

Com uma equipe especializada e sistemas profissionais para cuidar da gestão financeira, você poderá focar sua administrar nos pontos que são fundamentais para o crescimento da empresa.

A Via ainda terceiriza atividades de RH, TI e facilities, permitindo que você ganhe tempo para se dedicar ao que realmente importa e economize recursos com contratações internas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui