3 dicas para turbinar a expansão de franquias

0
1619
turbinar expansao de franquia
turbinar expansao de franquia

Fazer uma rede de franquias crescer é sempre um desafio. Em tempos de crise, esse desafio é ainda maior. Mas, é possível se dar bem mesmo em cenários mais complexos – é o que o franchising brasileiro tem mostrado nos últimos anos.

Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias cresceu 8% em 2017, faturando 163,3 bilhões de reais. Para este ano a expectativa da Associação também é positiva: a ABF projeta um crescimento entre 7% e 8% para o setor.

➥ Quer ter uma franquia de sucesso? Confira nosso manual e saiba como acelerar a expansão da sua franquia

Por outro lado, não é todo mundo que consegue surfar no bom desempenho do setor. Ainda de acordo com dados da ABF, o número de redes de franquias caiu 6% em 2017 – de 3.039 redes atuantes em 2016, esse volume foi para 2.845 redes no ano passado. De olho nesse contexto, é preciso que as redes de franquias estejam preparadas para crescer, lançando mão de estratégias e ações que ajudem a potencializar a expansão.

Com essa visão, Erick Vils, diretor de tecnologia da Solutto, palestrou na seccional da ABF no Rio de Janeiro, na última terça-feira (24/07). A seguir você confere algumas dicas para turbinar a expansão de franquias que foram abordadas no evento.

Saiba qual é seu objetivo e que ações vão te levar até lá

O primeiro passo para te tirar do lugar é saber onde você quer chegar. Portanto, é fundamental estabelecer um objetivo claro e, em seguida, planejar estratégias para alcançar o resultado esperado.

Uma boa técnica para isso é a OKR (Objectives and Key Results), metodologia utilizada por grandes empresas, como a Google. O processo é simples: você define qual é o seu objetivo de forma concisa e elenca ações e metas práticas e mensuráveis que te ajudem a atingir esse objetivo.

Por exemplo: o objetivo (O) é turbinar a expansão nos próximos seis meses, você pode traçar metas-chave (KR) como aumentar a taxa de conversão de 1% para 3%, ou encurtar o ciclo de vendas de quatro para três meses.

Defina seu projeto de expansão

Ok, você quer turbinar a expansão da sua franquia. Mas, como será essa expansão? Para que o crescimento da rede seja realmente eficaz, é importante fazer um planejamento estratégico sério e definir como se dará esse processo.

A primeira coisa a ser definida é a região de interesse. Aqui, você deve se perguntar para quais localidades quer levar sua marca e como isso vai impactar no desenvolvimento da rede. Há duas formas de expandir, conforme os objetivos e características de cada rede: com um plano espiral (que busca franqueados nas áreas próximas da franqueadora, otimizando questões de logística e suporte) e com um plano disperso (que aproveita oportunidades em todas as regiões, independente da proximidade).

Outra decisão importante é o perfil do candidato ideal. Traçar características para seu franqueado perfeito vai te ajudar a criar uma ideia clara de como chegar até essas pessoas, facilitando o processo de seleção.

Aposte na automação de processos

Uma vez que você já tem um objetivo definido e sabe o que precisa fazer para alcançá-lo, é hora de colocar a mão na massa. E usar automação para fazer o processo de expansão funcionar pode deixar todo o trabalho muito mais produtivo.

É possível apostar em formas de automação em todo o processo de expansão, desde a entrada de novos candidatos, passando por todo o relacionamento com eles, até a implantação da unidade de franquia uma vez que o negócio é fechado.

Para isso, é imprescindível que você conte com uma boa plataforma, com recursos e ferramentas que permitam a integração de formulários para geração de leads, criação de ciclos de nutrição personalizáveis, qualificação de leads, lembretes automáticos e monitoramento de resultados.

Dicas anotadas? Agora é só começar a implementar essas ações na sua rotina e preparar sua marca para crescer!

➥ Confira mais detalhes e a apresentação completa utilizada no evento no blog da Solutto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui